Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante da Licenciatura do IFG de Itumbiara fica em primeiro lugar na seleção de mestrado da UFG
Pós-Graduação

Publicado: Quarta, 19 de Fevereiro de 2020, 11h43 | Última atualização em Segunda, 16 de Março de 2020, 21h12

Na seleção o currículo dela recebeu a nota máxima, 10

O contato com o equipamento de cromatografia no Câmpus Itumbiara influenciou a escolha da linha de pesquisa no mestrado
O contato com o equipamento de cromatografia, no Câmpus Itumbiara, influenciou a escolha da linha de pesquisa no mestrado

A estudante do curso de Licenciatura em Química, Alessandra Timóteo Cardoso, do Câmpus Itumbiara, foi aprovada em primeiro lugar na seleção de mestrado do Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Goiás (UFG), em Goiânia. O resultado da seleção foi divulgado na última sexta-feira, dia 14 de fevereiro, e está disponível neste link. A linha de pesquisa do mestrado escolhida por Alessandra foi Instrumentação em Química, “com foco para a cromatografia, pois na graduação trabalhei com cromatografia líquida, e gostei bastante do equipamento”, revela a estudante.

De todas as notas obtidas, Alessandra recebeu nota máxima (dez) na avaliação do currículo. Na opinião dela, “o que teve mais peso para esta pontuação foi o número de publicações (capítulos de livros, artigos e resumos de congressos) desenvolvidas na graduação em parceria com colegas e professores”. De fato, ao longo de toda a graduação a jovem foi bastante dedicada e participativa em diferentes atividades acadêmicas. Ela atuou no Programa de Educação Tutorial (PET Química) “que foi de extrema importância para meu desenvolvimento enquanto pesquisadora durante a graduação”, e também fez parte do Núcleo de Pesquisas em Química (NuPEQUI), e do Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais (NUPEPE).

Ela ainda desenvolveu dois projetos de iniciação científica (IC), sendo um dedicado à área do ensino com o título Jogos lúdicos: uma ferramenta versátil para o ensino de química. E o outro foi uma pesquisa sobre cromatografia líquida intitulada Aplicabilidade da extração sólido-líquido com partição à baixa temperatura para análise de carbaril em banana.

Alessandra conta que participou do grupo PET por três anos (ingressando no Programa ainda no primeiro período da graduação), e foi nessa época que ela desenvolveu projetos de pesquisa e participou de congressos, conheceu programas de pós-graduação e “despertou o desejo de continuar na pesquisa”, lembra a estudante. “Os professores também me ajudaram bastante na escolha do programa de mestrado, incentivando, tirando dúvidas e até participando conosco de congressos nas universidades federais”, diz Alessandra ao citar o apoio e incentivo dos docentes do Câmpus.

Incentivo

Como forma de incentivo aos demais colegas de Instituição que também desejam ingressar em cursos de pós-graduação, Alessandra afirma que é preciso aproveitar ao máximo a Instituição, “participando de programas como o PET, o PIBID, PRP, IC e até os núcleos de pesquisa, pois assim, dá para se familiarizar com o tema que mais gostam e olhar adiante para as linhas de pesquisa de mestrado”.

A jovem estudante também destaca que participar de programas “ajuda muito no desenvolvimento de publicações” e que isso aumenta a pontuação nas seleções e a chance de ser contemplado com bolsas de fomento à pesquisa. Ela ainda ressalta a necessidade de dialogar com professores do IFG e suas linhas de pesquisas, pois eles “têm uma excelente bagagem de publicações e projetos (...)”.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.