Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aluno da EJA é aprovado em dois vestibulares

Aluno da EJA é aprovado em dois vestibulares

Publicado: Quinta, 05 de Março de 2020, 10h05 | Última atualização em Terça, 24 de Março de 2020, 07h34

Apesar de iniciar um curso de nível superior, Pedro afirma que faz questão de concluir o curso técnico profissionalizante no IFG

A dedicação de Pedro aos estudos, depois de ficar 19 anos fora da sala de aula, é motivo de orgulho e serve de inspiração para os colegas

Recentemente o estudante do 5º período do curso Técnico em Agroindústria, Pedro Afonso da Silva Neto, garantiu uma vaga via Sisu para o curso de Tecnologia em Agronegócios na Universidade Estadual de Minas Gerais (UEMG) – Câmpus Ituiutaba, e outra no curso de Engenharia Mecânica na Unopar de Itumbiara. Além da decisão do estudante de ir para o ensino superior, o fato é relevante porque Pedro ingressou no IFG Câmpus Itumbiara justamente em um curso quem tem por finalidade oportunizar àqueles com mais de 18 anos a chance de retornar ao ambiente acadêmico, concluir o Ensino Médio e ainda obter uma qualificação técnica.

Então Pedro, que tem 39 anos e ficou outros 19 longe da sala de aula, foi além, e decidiu que não iria esperar terminar o curso técnico para só depois fazer faculdade. Ainda durante o Técnico em Agroindústria, que é ofertado na modalidade EJA (Educação de Jovens e Adultos), ele fez o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) e ainda participou do Exame Nacional do Ensino Médio também em 2019. E a com a nota que obteve na prova de redação do Enem, ele ganhou uma bolsa integral do Prouni para cursar Engenharia Mecânica na Unopar. Inclusive, ele já está frequentando as aulas na universidade.

Como o curso de Engenharia Mecânica é semipresencial, Pedro conta que irá conciliá-lo com as aulas da EJA e que faz questão de concluir o curso no IFG por achar que o ensino é muito bom e também porque as matérias o auxiliam bastante. “Já fiquei muito tempo sem estudar eu pretendo concluir esse curso”, diz o estudante.

O exemplo de Pedro é motivo de orgulho para os docentes que acompanham sua trajetória, e nas considerações da profa. Dalva Ramos, o estudante “é muito dedicado, muito esforçado” e mesmo com as dificuldades características de quem ficou muito tempo distante da sala de aula, “ele é muito interessado e muito participativo”, tanto que durante o ano passado o Pedro frequentou os plantões de atendimento da professora em busca de orientações para redigir a redação das provas do Enem e Encceja. Dalva reforça que a aprovação do Pedro em dois vestibulares foi “uma grande conquista” e prova de que o ensino da EJA é um “processo de transformação social” servindo de exemplo para outros alunos. Em retribuição, Pedro diz que a professora Dalva é excelente e que o ajudou muito.

Considerações
Para o coordenador do curso Técnico em Agroindústria, prof. Leonardo Magalhães, é comum os alunos da EJA vislumbrarem a graduação enquanto ainda estão no técnico por causa da “qualidade do curso oferecido pelo IFG” que possibilita a eles a chance de sonhar com uma vaga no nível superior. “Tivemos egressos que fizeram Enem, com bom desempenho e conseguiram aprovação em cursos como Engenharia Elétrica, Educação Física”, por exemplo, conta o coordenador.

Em relação à formação proporcionada pela EJA, o prof. Leonardo ressalta que “a formação técnica do IFG tem contribuído em muito para a melhoria de quem já está no mercado de trabalho e para quem vai iniciar a vida profissional”. E destaca ainda que o curso “tem contribuído com a mudança de atitude dos alunos, melhorando habilidades e competências pessoais”.

Sobre o estudante Pedro, o coordenador comenta que ele “é um exemplo de dedicação e esforço”, e que já ouviu do próprio estudante que a infraestrutura e a competência dos professores do IFG foram “um diferencial na vida” dele. Além disso, o coordenador acredita que as práticas acadêmicas, os projetos integradores e as ações de apoio ao aluno servem de estimulo para os atuais e futuros estudantes da Instituição.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.