Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Engenheiros Sem Fronteiras de Itumbiara entram para o catálogo da entidade nacional
Voluntariado

Publicado: Quarta, 22 de Abril de 2020, 09h03 | Última atualização em Quarta, 13 de Maio de 2020, 20h03

O Núcleo vinculado ao IFG de Itumbiara agora é reconhecido oficialmente como integrante da rede nacional de voluntários da engenharia

Print da página do catálogo que destacou a ação do ESF Núcleo de Itumbiara

O Grupo Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), vinculado ao IFG Câmpus Itumbiara, foi destaque no relatório anual de 2019 da Rede Engenheiros Sem Fronteiras Brasil. A confirmação saiu na semana passada, e isso significa que agora o Grupo de Itumbiara é reconhecido como um “núcleo efetivo da ONG”, afirma o diretor-geral, Danilo Oliveira Alvarenga.

O catálogo está publicado neste link e ele apresenta um relatório das principais ações de 2019 dos núcleos espalhados pelo Brasil. Para conferir o destaque do ESF Itumbiara, que está no eixo Sustentabilidade, basta procurar a página 44 ou acessar o perfil do grupo no Instagram
O Objetivo do Engenheiros Sem Fronteiras é “transformar o mundo por meio da engenharia”, a partir da força e união de cerca de 2000 voluntários, agrupados em mais de 70 núcleos no País. Assim, eles buscam “melhorar a qualidade de vida das comunidades e indivíduos em situação de necessidade”, e realizam isso por meio de ações de energia, educação, agricultura, infraestrutura, saneamento, construção civil e empoderamento econômico.

ESF Núcleo Itumbiara

Propor atividades lúdicas de matemática para crianças do Ensino Fundamental foi uma das atividades que mais motivou o grupo

Em Itumbiara o ESF realizou as seguintes ações no ano de 2019: visita ao asilo; arrecadação de brinquedos para instituições que acolhem crianças; organização de atividades lúdicas de matemática em escolas da cidade; em parceria com o Grupo PET Química, eles confeccionaram e montaram uma árvore de natal a partir de garrafas pet; apoiaram a realização do Conhecendo o IFG; instalaram pontos de coleta de tampas de plástico e lacres de latas de alumínio para, posteriormente, repassar esses materiais a entidades que vendem o itens arrecadados e com o dinheiro compram cadeiras de rodas e pagam castração de animais de rua.

Além de todas essas atividades, o ESF ainda desenvolveu um projeto de eficiência energética em edifício público, com a finalidade de observar as práticas de consumo de energia no local e dar orientações quanto ao consumo mais eficiente. Para saber detalhes de cada uma das ações, acesse o portfólio do Grupo aqui.

Na opinião do diretor-geral do ESF de Itumbiara, Danilo Oliveira, o Núcleo “tem se esforçado para fazer a diferença na região cumprindo o papel da engenharia de utilizar habilidades e conhecimento adquiridos ao longo do curso em prol da melhoria da sociedade”. Danilo ainda afirma que o Grupo é “bastante unido e comprometido com o nosso dever perante a Rede e à sociedade” e que eles estão em busca de parcerias para novos projetos, além da realização de uma seleção para ingresso de novos integrantes no grupo.

O professor Marcelo Escobar, que é orientador do ESF de Itumbiara, relembra que a vontade de criar o grupo começou a surgir em outubro de 2016, e desde então os voluntários agiram em caráter de experiência, mas o grupo não chegou a ser oficializado. Em 2018, eles se uniram para criar os “Engenheiros Voluntários” que tinha a finalidade de “buscar ser um núcleo do Engenheiros Sem Fronteiras”, e desde então, com o interesse e envolvimento dos novos voluntários, foi dada continuidade às atividades, até que em julho de 2019, eles decidiram solicitar novamente a ligação à Rede Engenheiros Sem Fronteiras Brasil.

O prof. Marcelo conta ainda que o Grupo se reuni semanalmente e que todos os voluntários são ativos, empenhados e atuantes, tentando sempre conciliar as ações com a rotina acadêmica da graduação em engenharia. O professor-orientador ainda revela que de setembro de 2019 a fevereiro de 2020 eles já se reuniram 18 vezes e que os participantes do Núcleo a partir de agora pretendem também partir para ações mais técnicas, a pedido da própria Rede ESF. Por fim o orientador elogia novamente os integrantes do ESF de Itumbiara e ressalta que ser voluntariado é um dom.

Quem são
A organização não governamental internacional Engineers Without Borders (Engenheiros Sem Fronteiras em inglês) surgiu na França na década de 1980. Atualmente EWB atua em mais de 65 países, e existe no Brasil desde 2010. Os voluntários atuam com o objetivo de “de parear o aprendizado e papel social com a atuação dos profissionais e estudantes de engenharia, elaborando projetos inspirados pela solidariedade e sustentabilidade”.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.