Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Artigo de autoria de aluno e professores do Câmpus Itumbiara é aceito para publicação em revista internacional
Publicação

Publicado: Terça, 27 de Outubro de 2020, 11h07 | Última atualização em Terça, 10 de Novembro de 2020, 09h30

O periódico “IEEE Transactions on Industry Applications Society” é considerado uma das publicações mais importantes do mundo na área da Engenharia Elétrica

Nesta semana o professor do Câmpus Itumbiara, Ghunter Paulo Viajante, foi comunicado sobre a aceitação de um artigo para ser publicado na IEEE Transactions on Industry Applications Society. Essa revista científica é considerada uma das mais importantes do mundo na área de Engenharia Elétrica e possui qualificação A1 pela Capes*. O artigo em questão foi escrito pelo prof. Ghunter Paulo e tem como co-autores  os professores Erik Nery Chaves, Marcos Antônio Arantes de Freitas e também o aluno egresso Luís Carlos Miranda.

O professor Ghunter também destacou que esta notícia é excelente para o ramo da pesquisa no IFG de Itumbiara e afirmou que: “Isto evidencia a maturidade que os trabalhos de pesquisa têm atingido no Câmpus Itumbiara e a importância do Edital de PIPECT, da PROPPG/IFG, que fomenta a participação de pesquisadores em congressos nacionais e internacionais. Além disso, esta publicação traz uma nova motivação para professores e alunos, comentou o docente.

O edital do PIPECT, ao qual o professor se refere, trata-se do programa de Incentivo à Participação em Eventos Científicos e Tecnológicos para Servidores do Instituto Federal de Goiás, que é publicado anualmente pela Pró-Reitora de Pesquisa e Pós-Graduação (Proppg) do IFG.

Artigo

O título do trabalho aceito pela revista da IEEE é: Design and Implementation of a Fuzzy Control System Applied to a 6x4 Switched Reluctance Generator. Esse artigo é sobre a implementação de controle nebuloso na máquina a relutância variável para um melhor aproveitamento da energia eólica; e é parte do trabalho de conclusão de curso (TCC) do egresso Luís Carlos. À época da elaboração do TCC, o acadêmico foi orientado pelo professor Ghunter e co-orientado pelos docentes Eric Nery e Marcos Antônio.

Ghunter explica que esse artigo foi inicialmente apresentado por ele na conferência do IEEE 19th International Conference on Environment and Electrical Engineering, em junho de 2019, na cidade de Gênova na Itália. Na oportunidade, o artigo foi um dos pré-selecionados da conferência para possível publicação na revista. Posteriormente a essa apresentação “foram acrescentados novos resultados no artigo e o mesmo foi submetido para a renomada revista em fevereiro de 2020” e após a submissão à revista da IEEE, o artigo foi revisado pelo corpo editorial e aceito para publicação neste mês de outubro.

Acesse o site da IEEE Transactions on Industry Applications Society.

* Qualificação A1 da Capes: esta classificação denominada de Qualis-Periódicos é realizada pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e classifica os períodos em estratos indicativos da qualidade, sendo o A1 o mais elevado; seguido por A2; B1; B2; B3; B4; B5 e C que tem peso zero.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.