Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > “É a pior dor que o ser humano pode sentir”, diz psicólogo sobre a depressão

“É a pior dor que o ser humano pode sentir”, diz psicólogo sobre a depressão

Publicado: Quinta, 06 de Abril de 2017, 12h23 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h59

Afirmação foi feita durante palestra em comemoração ao Dia Mundial da Saúde

Com o intuito de alertar sobre o aumento no número de pessoas diagnosticadas com depressão e sobre as causas que provocam esse transtorno mental, o psicólogo Leonardo Abrahão afirmou durante palestra que a sociedade precisa urgentemente discutir sobre o tema. Segundo o profissional, muitos acidentes automobilísticos e domésticos vistos como fatalidade, foram na verdade suicídio e “não acidente”.

Abrahão foi categórico em dizer que a depressão é a pior dor que um ser humano pode sentir; e que é frequente nos consultórios relatos de pacientes que não querem mais viver. Estimativas da Organização Mundial da Saúde (OMS) mostram que a depressão acomete cerca de 350 milhões de pessoas, principalmente os jovens entre 15 e 29 anos, por isso o transtorno foi escolhido como tema da campanha internacional da OMS para este ano.

Movido por essa preocupação em relação à quantidade de depressivos, Abrahão justificou a necessidade de tratar do tema nos mais diversos espaços públicos e privados, e criticou a falta de diálogo sobre a saúde emocional e sentimental nos ambientes educacionais, coorporativos, religiosos e familiares.

O psicólogo ainda provocou reflexões sobre o verdadeiro sentido da vida e significado da felicidade, e sobre como algumas práticas culturais podem ser desencadeadoras da depressão. Entre os exemplos de situações opressoras, o profissional citou: violência e abandono na infância, ditadura do consumismo, produtividade e beleza, situações de estresse, pensamentos e comportamentos negativos, desemprego, trânsito caótico e uso abusivo de álcool e drogas.

O psicólogo Leonardo Abrahão é o idealizador da campanha “Janeiro Branco” que trata da saúde mental e emocional. Conheça o site do projeto.

Outras atividades
A palestra “A Depressão Como Consequência” foi ministrada ontem, 05/04, no IFG Câmpus Itumbiara e fez parte das ações programadas para celebrar o Dia Mundial da Saúde (7 de abril). Antes da palestra, alunos do técnico integrado em química encenaram um teatro e realizaram apresentação musical ligada à temática da depressão.

Já no período noturno, a diretora-geral Aline Barroso e o professor Fernando dos Reis fizeram considerações sobre a importância da saúde mental e emocional. Após as falas iniciais, os presentes participaram de uma animada aula de zumba, conduzida por dançarinos de Itumbiara. Também colaboraram com o evento, estudantes do curso de enfermagem da Universidade Estadual de Goiás (UEG) que aferiram a pressão dos participantes.

Veja as fotos do evento no Facebook.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.