Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estudante da Eletrotécnica prepara publicação de livro de poesia
Livro

Estudante da Eletrotécnica prepara publicação de livro de poesia

Publicado: Terça, 01 de Dezembro de 2020, 15h21 | Última atualização em Terça, 15 de Dezembro de 2020, 08h35

O jovem de 17 anos já tem 99 textos reunidos para o lançamento e a ilustração da obra é de uma colega de turma

Duas das 99 poesias de Nicollas e que farão parte do livro Patética Poética
Duas das 99 poesias de Nicollas que farão parte do livro Patética Poética. A ilustração é da estudante Yasmin Laurentino

O estudante do 2º ano do curso Técnico em Eletrotécnica, Nicollas Borges Peixoto, de 17 anos, está preparando o lançamento do livro de poesias dele. O jovem, que começou a escrever há cerca de um ano, conta que a música é a principal inspiração para os versos e que os primeiros textos tiveram inspiração passional. “Eu sempre gostei muito de ler, tanto quanto de escrever aqui e ali, mas despretensiosamente e só para fins específicos e majoritariamente acadêmicos”, revela Nicollas que tem como base para as produções o sentimento e a crítica.

Além da habilidade de escrever poesia, o estudante diz ter outros projetos na área da música, habilidade com a oratória e conta que ainda escreve reflexões sobre filosofia, sociologia e política. “(...) sempre consumi fragmentos de vários poetas e pensadores, talvez daí venha esse meu multifoco temático”, principalmente a partir de canções de MPB e RAP “dois gêneros banhados em crítica, poesia e reflexão”, explica o estudante.

O talento e a versatilidade do poeta chamaram a atenção dos professores do Câmpus Itumbiara, entre eles Daniela Oliveira, que é professora de Arte na Unidade. Para ela, “Nicollas sempre apresentou muito interesse pela área das Linguagens, na qual estão incluídas as Artes. Durante as aulas, o discente faz apontamentos pertinentes acerca de obras artísticas e seus autores, o que demonstra o seu envolvimento ‘além’ sala de aula com o campo artístico”, pontua a professora. Daniela disse ainda que a maneira como o estudante se expressão confirma a “inserção no universo da leitura e sua desenvoltura”.

“(...) me vi na necessidade de colocar aquilo para fora, e daí veio a união do útil ao agradável, aquilo foi quase uma terapia para mim, diminuiu muito minha ansiedade, além de tirar a sobrecarga mental do pensar tanto”, declara o estudante sobre a arte e a habilidade de escrever.

Livro de poesia

“Patética Poética é o retrato do meu início como escritor, marcado por desabafos sobre o que eu observava ou sentia. É composto por 99 textos, dentre os quais alguns poucos que foram escritos em parceria com amigos, e será provavelmente lançado no primeiro semestre de 2021, em formato virtual”, explica o estudante Nicollas. Quanto à ilustração da obra, ela está sendo realizada pela colega de classe dele, Yasmin Laurentino Moraes, também de 17 anos.

O autor do “Patética Poética” conta que o desejo de publicar o livro surge com a intenção de reunir os inúmeros textos de sua autoria e que o título é “ uma brincadeira, um simples jogo de palavras que expressa o meu sentimento de miudeza como escritor iniciante e ainda despretensioso”.

Para conhecer mais o trabalho do estudante Nicollas, visite o perfil dele no Instagram: @poeteirometafisico . Já o da estudante Yasmin é o @nyaz.art

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.