Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara inicia distribuição de cestas de alimentos aos estudantes do nível médio
SEGURANÇA ALIMENTAR

Publicado: Quinta, 10 de Dezembro de 2020, 11h26 | Última atualização em Quarta, 13 de Janeiro de 2021, 09h08

Até abril do ano que vem serão entregues 421 cestas do programa PNAE

Alguns dos servidores envolvidos na entrega das cestas que está sendo coordenada pela Gepex

O IFG Câmpus Itumbiara, do Instituto Federal de Goiás, começou a entregar na manhã de hoje, 10 de dezembro, as cestas de alimentos aos alunos dos cursos da EJA, técnico subsequente e técnico integrado. Essas cestas com gêneros alimentícios foram adquiridas com recursos do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE), do Ministério da Educação, e é a primeira de duas etapas de aquisição e distribuição de alimentos pelo Instituto Federal de Goiás. A entrega teve início às 10 horas e seguirá até às 20 horas de hoje no Câmpus.

Nessa primeira etapa serão entregues 118  cestas, sendo que os interessados em receber os alimentos responderam um questionário on-line aplicado em novembro. À época, do total de respondentes, 21 manifestaram que a cesta poderia ser doada a outro estudante. A distribuição de cestas será realizada até o mês de abril, e a previsão é de que 421 unidades sejam entregues. Aqueles alunos que não receberam nesta primeira fase podem procurar a CAE para receber os alimentos nas etapas seguintes.

Quanto aos gêneros alimentícios, os produtos vegetais presentes nas cestas foram adquiridos de produtores familiares por meio do projeto “PNAE na Cozinha”, uma ação de extensão que também busca levar informações e criar meios de promover a educação alimentar e nutricional.

Os alimentos, naturais, não processados, saudáveis e frescos, foram escolhidos com o intuito de promover uma alimentação balanceada aos estudantes da educação básica e pública. Sendo assim, na cesta contém abacaxi, abóbora cabotiá, abobrinha, banana prata, batata doce, beterraba, biscoito de polvilho, cebola, cenoura, chuchu, laranja, mamão, mandioca, milho verde, repolho e tomate.

Sobre a retirada das cestas

• O peso estimado da cesta é de 24 kg, assim, pode ser difícil para uma só pessoa carregar. Então os estudantes que serão beneficiados devem verificar a necessidade de comparecerem com até duas pessoas para retirar a cesta.
  • Cada estudante poderá entrar no Câmpus acompanhado por no máximo de até duas pessoas. Ressaltando-se que as cestas destinadas aos alunos dos cursos técnicos em Eletrotécnica e Química deverão ser retiradas pelos pais ou responsáveis.
  • Todos devem estar de máscara.
  • É necessário trazer caneta e documento de identificação com foto.

Regras de Segurança no Local de Entrega

Ressaltamos que todas as regras de segurança indicadas pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para o combate à transmissão da Covid-19 estão sendo seguidas, como a manutenção do distanciamento entre as pessoas presentes, a obrigatoriedade do uso de máscara e a higienização das mãos e utensílios com álcool 70%. Além dos alimentos, os estudantes também receberão kits de máscaras de proteção produzidas pelo IFG, disponibilizadas por outro projeto de extensão, chamado Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19*.

Em caso de dúvidas sobre a entrega das cestas, o estudante deve entrar em contato com a Coordenação de Assistência Estudantil (CAE)pelo e-mail: cae.itumbiara@ifg.edu.br

* O Câmpus Itumbiara é uma das unidades do IFG participantes do projeto “Construção de EPIs – Máscaras de Tecido contra Propagação do Covid-19”, que é uma ação coordenada pelo Câmpus Aparecida de Goiânia em parceira com a secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC) e visa à “proteção individual de uso não hospitalar na prevenção à transmissão e contágio pelo novo coronavírus”.

Os estudantes também estão recebendo kit com máscaras de proteção

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara, com informações da Coordenação de Comunicação Social e Eventos e Câmpus Aparecida de Goiânia.