Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Polo EMBRAPII IFG é oficialmente lançado nessa quinta-feira, 4
INOVAÇÃO

Polo EMBRAPII IFG é oficialmente lançado nessa quinta-feira, 4

Publicado: Sexta, 05 de Março de 2021, 11h01 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 09h14

Formulário para credenciamento de estudantes e servidores já está disponível

O Polo de Inovação EMBRAPII IFG foi lançado oficialmente ontem, 4, em solenidade realizada online e com participação da comunidade acadêmica e administrativa da Instituição. O vídeo está disponível no canal oficial do IFG no YouTube (assista). O Polo também já disponibilizou sua página eletrônica, com informações gerais, área de competência, objetivos, credenciamento e eventos, no site: www.ifg.edu.br/embrapii . O lançamento foi aberto com as falas de gestores da Instituição e do Polo.

Para o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, o Polo EMBRAPII é um dos caminhos para “fazermos a diferença não só em Goiás, mas no Brasil. Acredito no potencial dos nossos pesquisadores, técnicos e discentes”, diz.

Presente também na solenidade, o pró-reitor de Pesquisa e Pós-graduação (Proppg), Paulo Francinete Silva Junior, afirma que “é preciso que cada servidor se aproprie desse projeto. Quero desejar que a gente tenha uma grande quantidade de professores e estudantes que busquem o credenciamento, que venham participar conosco da construção desse projeto”, pontua.

O diretor do Polo EMBRAPII, Ricardo Rabahi, fez um pequeno relato histórico de como surgiu o projeto da unidade, submetido para credenciamento à EMBRAPII nacional, ainda na gestão do professor e antigo pró-reitor Ruberley Rodrigues de Souza, há cinco anos. Ele afirma que a grande novidade do Polo é que a inovação seja verdadeiramente aplicada. “O projeto da unidade traz umas novidades para algumas linhas de pesquisa, que nos dá uma segurança na aplicação da inovação, para que ela seja levada ao mercado e devolva todo o investimento proposto, com retorno à sociedade”, destaca.

Para o diretor de Pesquisa e Inovação do IFG, Thiago Eduardo Pereira Alves, o Polo é uma conquista histórica e mais um passo para o cumprimento da função social do Instituto. Como parte de um plano maior da Proppg, “é trabalho em prol da articulação da pesquisa, da inovação e da pós-graduação”, completa.

Credenciamento

Estudantes e servidores da Instituição podem se credenciar no Polo EMBRAPII para participar dos projetos a serem desenvolvidos, principalmente na área de Tecnologias Energéticas Industriais, área de competência da unidade, como contou a professora Christiane Borges, coordenadora de Recursos Humanos do Polo. Ela mostrou o formulário de credenciamento a ser preenchido para compor o banco de talentos de pesquisadores credenciados- https://linktr.ee/embrapii .

Esses pesquisadores precisam ser credenciados para que possam participar dos projetos a serem desenvolvidos com as empresas parceiras no desenvolvimento de soluções inovadoras. Segundo o coordenador de Planejamento de Negócios do Polo Embrapii IFG, Eduardo Noronha, a missão é justamente tirar a distância entre pesquisadores e atender a uma necessidade que a empresa tenha. “A gente tenta como unidade credenciada em estruturação fazer essa junção e promover essa oportunidade aos pesquisadores do IFG, aqueles que querem trabalhar com pesquisa aplicada. Você tem uma empresa que tem um problema e aí você realiza a pesquisa para resolver os problemas”, comenta.

Sobre o fluxo do projeto, Eduardo explica que ele passa pela fase de prospecção de pesquisadores e empresas com interesse na área de atuação da unidade, seguida da proposta técnica assinada pela empresa, pela EMBRAPII nacional e pelo pesquisador coordenador do projeto (que deve ser um pesquisador do IFG credenciado no Polo). A partir disso, é realizada uma análise da proposta, que avalia os critérios relativos à área da pesquisa, se é um projeto inovador etc. Após essa aprovação, é elaborado o plano de trabalho, com descrição de orçamento a ser gasto, produto esperado, atividades a serem desenvolvidas, necessidade de bolsistas e outros. Após essa primeira etapa e aprovação da proposta, que leva até 60 dias, inicia-se efetivamente a execução do projeto.

A submissão de projeto opera em fluxo contínuo. É necessário ter a empresa, um coordenador técnico, que é um pesquisador do IFG credenciado no Polo EMBRAPII, e preenchimento de uma proposta técnica, que está disponível no site do Polo (ifg.edu.br/embrapii). Para mais informações sobre projetos, é possível enviar um e-mail para negocios.embrapii@ifg.edu.br.

Para acompanhar o lançamento do Polo, acesse o vídeo do evento: https://www.youtube.com/watch?v=CGB_I89KDjg

Acesse o formulário de credenciamento de estudantes e servidores no Polo de Inovação EMBRAPII IFG: https://linktr.ee/embrapii

Acesse o modelo de proposta técnica a ser submetida: http://www.ifg.edu.br/embrapii?showall=&start=4

Mais informações estão disponíveis no site: www.ifg.edu.br/embrapii

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.