Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egressos da Engenharia e Licenciatura se destacam em seleções de programas de mestrado

Publicado: Segunda, 08 de Março de 2021, 12h08 | Última atualização em Quarta, 07 de Abril de 2021, 12h13

Os dois estudantes foram classificados em 1º lugar nas respectivas seleções

Charles Ivo, da Licenciatura em Química, aprovado em 04 seleções de mestrado

Dois alunos egressos do IFG Câmpus Itumbiara recentemente se destacaram em processos seletivos de programas de mestrado. O primeiro é o estudante Charles Ivo de Oliveira Júnior, egresso do curso Licenciatura em Química. Ele foi aprovado em quatro seleções de mestrados, sendo elas:

- 1º colocado no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Catalão (GO);

- 2º colocado no Programa de Pós-Graduação em Ciência dos Materiais da Universidade Federal de São Carlos (SP);

- 2º colocado no Programa de Pós-Graduação em Química da Universidade Federal de Jataí (GO) e

- 10º colocado no Programa de Pós-Graduação em Qualidade Ambiental da Universidade Federal de Uberlândia (MG).

Durante o período em que cursou graduação no IFG de Itumbiara, Charles foi aluno bolsista do Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica, residente do Programa de Residência Pedagógica e participou como voluntário no Programa de Iniciação Científica e Tecnologia.

Ele ainda atua como pesquisador no Núcleo de Pesquisa e Estudos em Química de Goiás (NUPEQUI) e no Núcleo de Pesquisa e Extensão em Processos Educacionais (NuPEPE), ambos do Câmpus Itumbiara. O jovem também é autor de artigos completos publicados em periódicos, capítulos de livros e resumos publicados em anais de eventos.

Segundo Charles, o objetivo profissional dele, a partir do mestrado, é “estabelecer o alicerce para alcançar os níveis mais altos da academia científica, tornando-me um pesquisador e, consequentemente, um professor/pesquisador em alguma instituição de ensino superior que promova formação e fomente a pesquisa em Química”.

Engenharia Elétrica

Outra trajetória de destaque é a do estudante Paulo Henrique Alves da Silva e Silva. Ele veio da cidade do Barra do Corda (MA) e ingressou no IFG Câmpus Itumbiara para cursar Engenharia Elétrica. Já no 2º período da graduação ele foi monitor da Disciplina de Algoritmos e Linguagem de Programação, realizou três trabalhos de iniciação científica como bolsista do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e também contribuiu com atividades do programa Conhecendo o IFG.

Paulo Henrique concluiu o curso de Engenharia Elétrica sem nenhuma reprovação e com o coeficiente de rendimento muito alto, e ainda terminou dentro do prazo as atividades do Estágio e trabalho de conclusão de curso (TCC). Quanto ao TCC, o título do trabalho foi "Análise de Projeto, Acionamento e Desempenho Dinâmico do Motor Síncrono de Relutância Através de Simulação Computacional", sob a orientação do professor Josemar Alves dos Santos Junior.

Recém aprovado em 1º lugar no programa de mestrado do Laboratório de Ensaios do Grupo de Eletrônica de Potência e Controle (LabEnsaios GEPOC), da Universidade Federal de Santa Maria (RS); Paulo Henrique comenta que o objetivo dele é “agregar valores e contribuir para o avanço de tecnologias no mercado com sistemas inteligentes aplicados em sistemas de potência e/ou veículos elétricos”.

Paulo Henrique, da Engenharia Elétrica, aprovado em 1º lugar no programa de mestrado

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.