Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Ética, oferta de curso, jornada docente e permanência e êxito são temas do 2º dia da Semana de Planejamento
GESTÃO

Publicado: Terça, 30 de Março de 2021, 16h35 | Última atualização em Quinta, 15 de Abril de 2021, 08h51

Durante as apresentações foi demonstrado a importância do trabalho conjunto das comissões

Durante a manhã desta terça-feira, 30 de março, servidores do IFG Câmpus Itumbiara estiverem reunidos para discutir temas diversos, entre eles o funcionamento da Comissão de Ética do Instituto, a metodologia e cronograma dos trabalhos da Comissão Local de elaboração de Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), metodologia e cronograma de trabalho que regulamenta a Jornada de Trabalho Docente e atualização dos dados da comissão de Permanência e Êxito.

Coube ao presidente da Comissão de Ética do IFG, Ewerton Rodrigo Grassi, explicar aos servidores o funcionamento, legislação e competências da referida instância. O presidente explicou nomeou os documentos norteadores da Comissão, que tem como atribuição “zelar pela aplicação Código de Ética Profissional do Servidor Público, devendo apurar, mediante denúncia ou de ofício, condutas em desacordo com as normas éticas estabelecidas, além de recomendar, acompanhar e avaliar, no âmbito da Instituição, o desenvolvimento de ações objetivando a disseminação, capacitação e treinamento sobre as normas e comportamento ético”.

No Câmpus Itumbiara, o representante local da Comissão é o servidor Oniel Arantes de Araújo; e aqueles servidores interessados em saber mais sobre o funcionamento ou mesmo realizar uma denúncia pode recorrer às orientações listadas aqui: https://www.ifg.edu.br/comissoes/comissao-de-etica?showall=&start=2

POCV

Sobre os trabalhos do grupo que elabora o Plano de Oferta de Cursos e Vagas (POCV), ficou sob a responsabilidade do prof. Nelson Ney Dantas Cruz a demonstração dos dados levantados até o momento e a projeção da condução das atividades. Entre os dados que estão sendo levantados, há números relacionados aos aspectos econômicos, demográficos e sociais dos munícipios da área de influência de Itumbiara, painel do mercado de trabalho, perfil de alunos e servidores, situação dos cursos, abrangência dos câmpus entre outros. Todos esses dados servirão para sugestões de novos cursos e/ou extinção de alguns e ainda o aumento ou diminuição do número de vagas quando for o caso.

Todo o trabalho relacionado ao POCV é pautado em documentos institucionais, a exemplo do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI).

As legislações que envolvem a Jornada Docente também foi tema da reunião, assim como o trabalho da Comissão que acompanha o quantitativo de alunos que ingressam, evadem ou concluem os cursos ofertados no Câmpus Itumbiara. Particularmente, as atividades da Comissão de Permanência e Êxito, envolve a aplicação de questionários, coleta de dados por ciclo e identificação de aspectos que motivam a retenção, reprovação ou evasão do estudante. Por exemplo: localização e existência ou não de transporte público para a região em que o Câmpus Itumbiara está localizado, oferta ou não de auxílio estudantis, funcionamento de lanchonetes e restaurantes estudantis etc. Todo esse levantamento tem como um dos objetivos traçar estratégias que contribuam com a permanência do estudante na Instituição.