Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Graduando e docente da Engenharia Elétrica participam de conferência na Espanha
Conferência

Graduando e docente da Engenharia Elétrica participam de conferência na Espanha

Publicado: Quarta, 19 de Abril de 2017, 17h37 | Última atualização em Quinta, 20 de Abril de 2017, 12h59

O evento internacional ocorreu na cidade espanhola de Málaga neste mês

No início do mês de abril, a Universidade de Vigo sediou a International Conference on Renewable Energies and Power Quality (ICREPQ'17), em Málaga, na Espanha. A conferência internacional tratou sobre energias renováveis e qualidade de energia, e reuniu pesquisadores de diversos países. Do IFG Câmpus Itumbiara, participaram o aluno Wandry Rodrigues Faria, do 8º período de Engenharia Elétrica e também o coordenador do respectivo curso, Marcelo Escobar de Oliveira.

Marcelo apresentou o artigo Voltage Behavior in the Switched Reluctance Generator Due to Different Speed Profiles Aimed at Use in Small Wind Turbines. Além de Escobar, a publicação acadêmica tem a coautoria do graduando do 10º período de Engenharia Elétrica, Luis Carlos Miranda, dos alunos egressos do curso, Fabrício Mendonça e Ricardo Tirone Fidelis, dos professores do Câmpus Itumbiara, Eric Nery Chaves e Ghunter Paulo Viajante, e de outros dois docentes da Universidade Federal de Uberlância (UFU).

O jovem Wandry Rodrigues Faria apresentou o artigo Voltage Control Areas in Transmission Systems with Distributed Generation. Artigo também elaborado com a colaboração do professor do Câmpus Itumbiara, Ghunter Paulo Viajante e de outro docente do Instituto Federal de São Paulo (IFSP).

Considerações

O prof. Marcelo Escobar manifestou a satisfação de ter ido ao ICREPQ'17 e de estar em contato com diversos pesquisadores da área de energias renováveis, principalmente nesse momento de transformações, segundo ele, onde “a energia passa a ser gerada na nossa própria casa e através de fontes renováveis que não poluem o meio ambiente”. Marcelo também demonstrou orgulho de ver seu orientando na conferência. “Acredito que o grande ganho para nossa Instituição é ter alunos desenvolvendo trabalhos de excelência, fruto de muito interesse e dedicação. A participação do Wandry, acredito eu, foi uma experiência inesquecível na formação deste estudante”, afirmou

Por sua vez, Wandry (que já participou do programa Ciência Sem Fronteiras) disse que “o evento foi um marco” por reconhecer o esforço dos pesquisadores e estudantes de graduação do Câmpus num evento onde a maioria dos trabalhos apresentados é de autoria de alunos e professores de mestrado. E disse ainda: “o segundo ponto importante são os incentivos e dicas para continuação da pesquisa; vários orientadores propuseram trabalhos para continuação do projeto que serão desenvolvidos e podem compor meu Trabalho de Conclusão de Curso”, concluiu.

Bolsas de Incentivo

Visite a página de projetos e programas de incentivo à pesquisa do IFG

Parte das despesas dos participantes na conferência foi custeada pelo Programa Institucional de Incentivo à Participação em Eventos Científicos E Tecnológicos Para Servidores do Instituto Federal de Goiás ((PIPECT/IFG) e Programa Institucional de Incentivo para Estudantes do IFG apresentarem trabalhos em eventos científicos e tecnológicos (PAECT).

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.