Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Equipe de servidores da Biblioteca publica 1º artigo científico
Artigo científico

Equipe de servidores da Biblioteca publica 1º artigo científico

Publicado: Quarta, 09 de Junho de 2021, 09h59 | Última atualização em Quarta, 16 de Junho de 2021, 09h46

Além deles, mais um servidor do Câmpus também colaborou com a elaboração do artigo

Alguns dos servidores autores do artigo e alunos participantes das atividades na época

A equipe dos servidores do Setor de Biblioteca, com a colaboração de um auxiliar em administração do Câmpus Itumbiara (veja os nomes ao final da matéria), teve o seu primeiro artigo publicado em uma revista científica. O trabalho foi elaborado a partir do projeto Lixo por Livro desenvolvido na Biblioteca em 2019. Já a escrita do artigo foi elaborada durante a pandemia da Covid-19 ano passado e agora em maio de 2021 foi aceito pela Revista de Estudos Ambientais (on-line) da Universidade Regional de Blumenau (FURB). A referida revista possui indicador de periódico B4 da Qualis* em Ciências Ambientais.

Para ter acesso ao artigo na íntegra acesse este link.

Os detalhes do artigo são apresentados a seguir:

“Resumo: Os resíduos sólidos que são descartados de maneira inadequada pela população, têm interferido significativamente na qualidade ambiental. Em consequência, estudos têm sido desenvolvidos para reduzir os efeitos deletérios causados por esses materiais. Nesse viés, o objetivo deste trabalho foi promover a sensibilização ambiental nos usuários e comunidade da Biblioteca Maria Gabriela Pacheco Pardey em relação aos benefícios oriundos do reaproveitamento de resíduos sólidos descartados através de um Desafio Ambiental, integrando meio ambiente e biblioteconomia. O projeto Desafio Ambiental foi realizado na Semana Nacional do Livro e da Biblioteca do IFG – Câmpus Itumbiara e contou com a participação de 124 alunos, 12 servidores e 1 funcionária terceirizada. As atividades desenvolvidas e fundamentadas na pesquisa-ação participante foram: “Lixo por Livro”; “Caça ao tesouro: Explorando o Acervo da Biblioteca” e “Oficina de Artes”. Ao final do Desafio, foram coletadas 8.631 latinhas de alumínio e 150 livros foram doados. Os resultados dessa experiência diferenciada proporcionaram uma reflexão acerca do papel educacional de uma biblioteca, da importância de ações de educação ambiental integradas ao tema resíduos sólidos e, principalmente, da troca de saberes entre os envolvidos no projeto.”

Abaixo o nome dos servidores do Câmpus Itumbiara e autores do artigo:

Adilson Correia Goulart, auxiliar em administração;

Éder Cairo Guimarães, auxiliar em administração na Biblioteca;

Eduardo Pereira Resende, bibliotecário-documentalista;

Maraína Souza Medeiros, auxiliar de biblioteca;

Pedro Henrique Pereira e Moreira, auxiliar de biblioteca e

Rosiane Gonçalves de Lima,  bibliotecária-documentalista.

* Qualis é o conjunto de procedimentos utilizados pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior) que avalia a produção científica dos programas de pós-graduação.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.