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Artigo publicado analisa aumento do ingresso de cotistas nos cursos superiores do IFG de Itumbiara

Publicado: Segunda, 02 de Agosto de 2021, 14h04 | Última atualização em Quarta, 01 de Setembro de 2021, 19h36

O estudo foi realizado por duas servidoras e uma estudante do Câmpus

 

Recentemente foi publicado no volume 10 da revista eletrônica “Educação e Políticas em Debate” o artigo Sistema de cotas no ensino superior - uma análise sobre ingresso e evasão, de autoria das servidoras do IFG Câmpus Itumbiara, Lígia Viana Andrade, Regina Márcia Ferreira Silva e da estudante do ensino superior, Regianne Ferreira da Silva.

O estudo realizou um levantamento nos cursos de Engenharia Elétrica e Licenciatura em Química “referente ao ingresso de alunos nos vestibulares e, posteriormente, analisando a evasão dos cursos. Os resultados apontam para um aumento do ingresso pelas cotas sociais e raciais, nos cursos superiores, ao longo dos anos analisados, entre 2015 e 2018”.

“A Lei  de  Cotas  determinou  que  instituições  federais  brasileiras  de  ensino  superior  devem garantir  a  reserva  de  50%  das vagas,  por  curso,  para  estudantes  que  tenham  cursado integralmente o ensino médio em escolas públicas.”

 

De acordo com as autoras, as ações afirmativas (medidas políticas) como a do sistema de cotas para ingresso no ensino superior, são necessárias para “tentar reverter situações de desigualdade  e discriminação  a  que  estão  submetidos indivíduos  de  grupos  específicos”, visando à garantia de igualdades e oportunidades. Ainda segundo elas e os estudiosos citados no artigo, a população negra brasileira sofre com a desigualdade material, simbólica e escolar, e o  “acesso   à   educação   superior   envolve   uma problemática   histórica   de discriminação  e  exclusão  social  de  diferentes  grupos  na  sociedade”.

Diante desse cenário, elas analisaram se as cotas sociais e raciais “cumprem os ideais de inclusão social e democratização do acesso” ao ensino superior. E chegaram à conclusão de que a política de cotas do IFG “tem alcançado resultados positivos, pois incentiva o ingresso de alunos provenientes de escolas públicas, tanto com renda familiar  abaixo de  1,5  salário  mínimo (...) quanto  com  renda  superior  a  este patamar”.

 

Link para a edição da Revista:

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/issue/view/2176

 

Link para o artigo:

http://www.seer.ufu.br/index.php/revistaeducaopoliticas/article/view/58752

 

 

Perfil das autoras

A professora Ligia Viana é doutora em Química pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e coordenadora do curso de Especialização em Ensino de Ciências e Matemática. Regina Márcia é especialista em Administração Pública pela Universidade Cândido Mendes, estudante do Mestrado Profissional em Educação Profissional e Tecnológica; e ocupa o cargo de gerente administrativa do Câmpus Itumbiara. Já Regianne Ferreira é graduanda do curso de Licenciatura em Química e participante do programa de Iniciação Científica do CNPq.

 

Sobre a revista

A Revista Educação e Políticas em Debate (Repod) é vinculada à Linha de Pesquisa “Estado, Políticas e Gestão em Educação” do Programa de Pós-Graduação em Educação da UFU”. As abordagens temáticas são destinadas aos pesquisadores interessados a área de educação e humanidades em geral. A revista eletrônica “diponibiliza gratuitamente o acesso imediato, livre e aberto ao seu conteúdo aos seus usuários, os quais podem acessar, pesquisar, ler, baixar, divulgar, imprimir e utilizá-lo respeitando a legislação nacional dos direitos autorais”.

A Repod é Qualis Capes B1 em Ensino.

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

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