Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estagiários prõpoem produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado
estágio

Estagiários prõpoem produção de biodiesel a partir de óleo de cozinha usado

Publicado: Quinta, 04 de Maio de 2017, 13h54 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2017, 09h37

A proposta pedagógica está sendo desenvolvida como projeto de ensino durante a disciplina de estágio

Nesta primeira semana de maio, um grupo de estagiários do curso de Licenciatura em Química do IFG Câmpus Itumbiara está desenvolvendo um projeto de ensino que consiste na produção de biodiesel a partir de óleo de fritura usado.  O referido projeto de ensino faz parte das atividades da disciplina de Estágio Supervisionado em Química - Etapa II, ministrada pela professora Karla Amâncio P. Fields.

De acordo com a professora, essa trabalho dos alunos envolve três fases. A primeira é a problematização inicial: onde os estagiários levam os alunos a refletir sobre o que é um biocombustível e suas principais matérias-primas, qual a diferença entre biocombustível e combustível fóssil e como é a produção do biodiesel. Na segunda etapa, ocorre a chamada “organização do conhecimento”: onde os participantes aprendem as técnicas de produção de biodiesel e de identificação de materiais no laboratório. Por último, acontece a aplicação do conhecimento: um momento no qual os alunos escrevem sobre o que aprenderam com as atividades.

Quem quiser colaborar com a campanha de arrecadação de óleo usado pode deixar o material no ponto de coleta montado ao lado do auditório do Câmpus. A campanha encerra amanhã, 5.

Uma vez que o projeto envolve o reaproveitamento do óleo de fritura usado, evitando que o material seja descartado de forma errada e acabe contaminando o meio ambiente, Karla Amâncio contou que os estagiários tiveram a iniciativa de buscar parceria com a indústria Granol, especializada na produção de biodiesel a partir do óleo usado. Com a parceria, a empresa concordou em trocar óleo velho por novo e colaborar com o projeto de ensino dos estagiários. Assim, a cada 2 litros de óleo de fritura usado que os estudantes conseguirem arrecadar, a indústria doará para o Câmpus Itumbiara 900ml de óleo Granol.

Os estagiários participantes são: Danilo Alves Silva, Hugo Sueyosi Hamamura, Jussara Siqueira Nascimento e Nayara Martins Vieira.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.