Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Artigo de professores e estudantes do IFG é selecionado para publicação em revista
Publicação

Publicado: Segunda, 06 de Setembro de 2021, 10h40 | Última atualização em Segunda, 20 de Setembro de 2021, 11h52

A pesquisa ficou classificada entre as 24 melhores apresentadas no evento nacional mais importante da área de qualidade da energia elétrica – a CBQEE

De 29 de agosto a 1º de setembro foi realizada a XIV Conferência Brasileira sobre Qualidade da Energia Elétrica (CBQEE) 2021, considerado o maior e mais importante evento na área da Qualidade da Energia Elétrica. Na ocasião foram apresentados 170 artigos, sendo que os 24 melhores foram selecionados para publicação na revista de projeção nacional Setor Elétrico.

Dentre esses 24 selecionados está o artigo “Impactos da geração distribuída fotovoltaica na tensão elétrica de uma rede de distribuição em baixa tensão”, de autoria de professores e estudantes da Rede Federal, são eles:

Getúlio Santiago dos Santos Júnior – graduando da Engenharia Elétrica (IFG Itumbiara);

Leonardo Machado de Brito – egresso do curso de especialização em Fontes Renováveis de Energia (IFG Itumbiara);

Olívio Carlos Nascimento Souto – docente do IFG Itumbiara;

Sergio Batista da Silva - docente do IF do Triângulo Mineiro e

Fernando Nunes Belchior – docente da Universidade Federal de Goiás (UFG).

Sobre o trabalho publicado

O prof. Olívio explica que “esse artigo apresenta os estudos realizados em uma rede de distribuição de baixa tensão do município de Itumbiara com objetivo de avaliar o impacto nos indicadores de qualidade da energia elétrica devido a operação de geradores fotovoltaicos”. Ainda de acordo com o professor, Itumbiara é a terceira cidade do estado de Goiás em “em número de sistemas fotovoltaicos instalados em unidades consumidoras para geração de energia elétrica”, ficando atrás apenas de Goiânia e Anápolis.

Utilizando um ramal de distribuição real, várias simulações computacionais foram realizadas e os resultados mostraram que com o aumento exponencial de consumidores com sistemas fotovoltaicos, os níveis de tensão poderão extrapolar os valores mínimos estabelecidos pelas normas oficiais, explicou o docente Olívio. Segundo ele, a relevância da pesquisa é o de demonstrar às concessionárias de energia elétrica a necessidade de se conduzir estudos de impacto na rede durante o processo de autorização de novas instalações fotovoltaicas.

Olívio também ressaltou que a participação dos estudantes na construção do artigo “os coloca em posição de destaque no cenário nacional” diante da expansão de instalações fotovoltaicas no Brasil e demanda de mão-de-obra especializada.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.