Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Aula Inaugural do 2º semestre letivo será realizada amanhã, 10
palestra

Aula Inaugural do 2º semestre letivo será realizada amanhã, 10

Publicado: Quinta, 09 de Setembro de 2021, 14h15 | Última atualização em Quinta, 23 de Setembro de 2021, 08h38

Atividade contará com a presença da escritora e professora Bárbara Carine, da UFBA

A Comissão Local de Políticas de Promoção da Igualdade Étnico-Racial (CPPIR), do Câmpus Itumbiara, está organizando a Aula Inaugural do 2º semestre letivo. A atividade será realizada nesta sexta-feira, dia 10 de setembro, às 19h, com transmissão via Google Meet. Para a Aula foi convidada a escritora, mestre e doutora em Ensino de Química, Bárbara Carine Soares Pinheiro. Atualmente Bárbara é professora adjunta e vice-diretora do Instituto de Química da Universidade Federal da Bahia (UFBA). O tema da Aula Inaugural será Ciência Africana e Afrodiaspórica.

Os interessados em participar da atividade deverão realizar cadastro no Sugep

Sobre a palestrante:

Bárbara Carine possui graduação em Licenciatura em Química pela UFBA e mestrado e doutorado em Ensino de Química pelo programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências da UFBA/UEFS. Foi coordenadora de área do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) de 2015 a 2018, e hoje é membro do corpo permanente de docentes do Programa de Pós-Graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências; e atua como coordenadora do Grupo de Pesquisa em Diversidade e Criticidade nas Ciências Naturais (DICCINA), desenvolvendo pesquisas nas linhas de: Formação de professoras e professores na perspectiva crítico-decolonial; Diversidade no Ensino de Ciências.

Ela também é vice-diretora do Instituto de Química da UFBA e realiza estágio de pós-doutorado na Cátedra de Educação Básica da USP. É autora dos livros @descolonizando_saberes: mulheres negras na ciência e História Preta Das Coisas: 50 invenções científico-tecnológicas de pessoas negras. É idealizadora, sócia e consultora pedagógica da escola Afro-brasileira Maria Felipa e também influenciadora digital.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.