Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Diretor-Geral Marcos Antônio é empossado em cerimônia com a presença da reitora do IFG e prefeitos
Gestão

Publicado: Quinta, 21 de Outubro de 2021, 11h08 | Última atualização em Quarta, 10 de Novembro de 2021, 08h10

O evento foi realizado presencialmente no Câmpus Itumbiara e também transmitido via YouTube

Reitora Oneida cumprimenta o Diretor Marcos após a assinatura do termo de posse. Imagem: Assessoria de Comunicação da Prefeitura de Itumbiara

Em cerimônia realizada na tarde de ontem, 20 de outubro, no auditório do IFG Câmpus Itumbiara, o Diretor-Geral, Marcos Antônio Arantes de Freitas, foi empossado pela reitora do Instituto Federal de Goiás, profa. Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon. Durante toda a cerimônia, restrita a servidores, gestores municipais, representantes dos estudantes e do Conselho de Câmpus, foram adotadas as medidas de distanciamento, uso de máscaras e higienização. A atividade também contou com a participação da intérprete de Libras, Jaliane Soares Borges dos Santos, que fez a tradução simultânea da transmissão.

Assista aqui à gravação da cerimônia: https://www.youtube.com/watch?v=4Z1k-oytxlo&t=759s

Em seu discurso o diretor Marcos Antônio relembrou sua trajetória acadêmica, profissional e deu detalhes de sua história familiar. Muito emocionado, o gestor agradeceu imensamente aos familiares e amigos dele que estavam presentes e fez questão de agradecer ao apoio de todos os estudantes, servidores, colaboradores terceirizados, gestores, autoridades e parceiros da comunidade externa.

Marcos Antônio, que é doutor e mestre em Engenharia, é professor no Câmpus Itumbiara desde 2008, ministra aula há 19 anos, e pela primeira vez assumirá o cargo máximo da Unidade. Em sua fala, o Diretor-Geral contou que sempre estudou em escola pública e que via na educação “o caminho para vencer na vida (...) e que somente através da educação seria possível garantir um futuro melhor para as pessoas (...)”. Marcos Antônio também afirmou ser aberto aos desafios e por isso decidiu aceitar a responsabilidade de assumir o cargo. “Por trás de uma grande instituição, sempre existem grandes nomes”, afirmou o gestor ao elogiar toda a equipe de servidores do IFG e ser referir a eles como amigos e guerreiros da educação.

A mesa diretiva da cerimônia de posse foi presidida pela reitora Oneida Cristina Irigon, que afirmou em seu discurso estar muito feliz pela oportunidade de gerir a Instituição. Ela, que também foi recentemente empossada ao cargo, e é natural do município de Itumbiara, mencionou sua alegria e carinho pela localidade. E referindo-se ao momento da posse, convidou a todos a comemorar, mesmo que virtualmente, o “processo democrático que mais uma vez se efetiva no IFG”, solicitou o apoio dos gestores municipais nas atividades do Instituto Federal de Goiás e desejou muito sucesso à nova Direção-Geral.

A ex-diretora do Câmpus Itumbiara, Aline Silva Barroso, que ocupou o cargo por dois mandatos, relembrou parte das conquistas da Instituição, fez agradecimentos por todo apoio recebido enquanto exerceu a função e parabenizou o novo diretor pela conquista. Nas palavras dela foi um período de muita luta, trabalho, mas também de muitas alegrias, ganhos e momentos felizes. A administradora também se emocionou bastante ao relembrar os desafios impostos no período da pandemia, principalmente por todas as perdas de pessoas conhecidas e trabalhadores do IFG.

Quem também esteve presente na mesa diretiva foi o prefeito da cidade de Itumbiara, Dione José de Araújo. O administrador se colocou à disposição para apoiar as atividades da Rede Federal no município e comentou que o crescimento da cidade está diretamente ligado à valorização da Educação. Dione lembrou que o IFG tem contribuído com o desenvolvimento da localidade desde o ano de sua fundação, em 2008, formando inúmeros alunos em cursos técnicos e superiores desde então.

Além do prefeito de Itumbiara, o vice-prefeito, Daniel Borges, e o prefeito do município mineiro de Centralina, Oscar Luís Feldner, prestigiaram a posse do diretor Marcos Antônio.

Prefeitos e gestores do IFG ao final da cerimônia de posse
Prefeitos e gestores do IFG ao final da cerimônia de posse.

Encontro com servidores

Destaque para a pró-reitora Sandra Abadia durante reunião com os servidores

Ainda na quarta-feira, no período da manhã, a reitoria Oneida participou de uma reunião virtual com os servidores do Câmpus Itumbiara. Quem também participou do encontrou foi a pró-reitoria de desenvolvimento institucional, Sandra Abadia. Oneida Cristina apresentou a nova equipe de gestores do IFG, mencionou que buscou valorizar a representatividade nos cargos e fez o convite para que servidores docentes e técnicos ocupassem as pastas, tanto aqueles da Região Metropolitana, quanto aqueles lotados em câmpus do interior. A reitora ressaltou que estará sempre próxima à comunidade acadêmica e acessível a todos, e se colocou à disposição do Câmpus Itumbiara para dar continuidade aos resultados positivos que a Unidade já alcançou.

Oneida Cristina também teceu muitos elogios à ex-diretora Aline Barroso, a quem chamou de “muito parceira, propositiva”, e externou a admiração e respeito pela servidora e por toda a equipe do Câmpus Itumbiara. Ao final da atividade a reitora também respondeu aos questionamentos dos servidores sobre gestão, orçamento, ensino, extensão, entre outros.

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.