Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Estagiários da Licenciatura trabalham tema da reciclagem com alunos da rede pública
estágio

Publicado: Sexta, 12 de Maio de 2017, 12h08 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2017, 17h00

Uma das atividades propostas foi a visitação à estação de reciclagem da cidade

Nesta semana, um grupo de estagiários do curso de Licenciatura em Química, do IFG Câmpus Itumbiara, levou os estudantes do Colégio Est. Dom Veloso para conhecer a Estação Reciclar – Associação de Catadores de Materiais Recicláveis e Amigos do Meio Ambiente. O motivo da visitação foi apresentar aos alunos as vantagens e benefícios da reciclagem para sociedade e meio ambiente, e suas possibilidades de geração de renda.

Essa atividade promovida pelos estagiários faz parte de um minicurso sobre reciclagem que eles estão realizando com os alunos do Dom Veloso. Os encontros do minicurso ocorrem semanalmente, no horário da disciplina eletiva, que é ministrada pela professora Valéria de Cássia H. S. Oliveira. Inclusive, a sugestão do tema foi apresentada pelo próprio colégio, pois segundo a professora Valéria “é um assunto que está muito na moda” e para ela, é muito válido “plantar a sementinha” da reciclagem na cabeça dos estudantes que serão responsáveis pelo futuro do planeta.

Compõem o grupo de estagiários Alexandrina Pereira, Denise Faria, Lucas Narece e Loriana Ribeiro. A jovem Alexandrina comentou que ao longo dos encontros no Dom Veloso, o grupo já discutiu sobre lixo eletrônico, diferença entre reciclagem e reutilização, ensinou a produzir sabão a partir de óleo de cozinha, e que agora eles irão finalizar o minicurso avaliando o conhecimento adquirido pelos participantes. Alexandrina também comentou que a oportunidade de estagiar em sala de aula tem sido importante para ela e os colegas colocarem em prática o que eles já estudaram sobre a prática docente nas disciplinas de Licenciatura.

Veja fotos da visitação.

Outros grupos de estágio
A docente Karla Amâncio P. Fields está ministrando a disciplina de Estágio Supervisionado em Química - Etapa II para os graduandos da Licenciatura em Química neste semestre. Karla explicou que foram formados três grupos de estagiários, e que cada um deles está trabalhando um tema específico em alguma instituição da rede pública de Itumbiara.

O tema do projeto de ensino é escolhido pelas escolas onde os estagiários irão atuar, cabendo a eles a responsabilidade de montarem um minicurso sobre o tema sugerido. Assim, além desse grupo que está trabalhando a questão da reciclagem, há outro que apresentou a proposta pedagógica de produção de biodiesel a partir do óleo de fritura usado, e um terceiro grupo que irá falar sobre “Polímeros” que é um tipo de plástico mais maleável.

A professora Karla também salientou que além da oportunidade de desenvolver habilidades da docência e apresentar conceitos básicos da química para os estudantes de nível fundamental e médio, os estagiários também estão tendo a oportunidade de dialogar acerca de temas amplos como economia, sociedade e meio ambiente.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.