Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara reativa o projeto “Café Solidário”
Café Solidário

Câmpus Itumbiara reativa o projeto “Café Solidário”

Publicado: Quarta, 08 de Junho de 2022, 10h36 | Última atualização em Terça, 02 de Agosto de 2022, 12h38

Iniciativa visa minimizar a ausência e/ou complementar a alimentação diária dos estudantes no período da manhã

Neste primeiro dia foram servidores pães, café e leite

O IFG Câmpus Itumbiara retomou na manhã de hoje, dia 08, as atividades do Café Solidário, que tem o objetivo de fornecer diariamente café da manhã para as turmas dos cursos técnicos integrados e também para os colaboradores terceirizados. Ao todo, a iniciativa irá atender cerca de 170 pessoas. O horário do Café é de segunda a sexta-feira, das 08h30 às 08h45, no espaço da Área de Vivência, no Bloco Antigo. Será servida uma refeição simples, com café, leite, achocolatado e uma quitanda( bolo, rosca, pão com manteiga ou pão-de-queijo).

O projeto do Café Solidário foi idealizado inicialmente pelo professor Nelson Ney Dantas Cruz, com execução em 2016 e início de 2017, juntamente com o apoio de vários servidores do IFG de Itumbiara.

O envolvimento dos alunos na execução do Café Solidário também pretende desenvolver neles habilidades e conceitos de solidariedade, organização, responsabilidade, trabalho em equipe, respeito aos colegas e ao patrimônio público.

Agora em 2022, a iniciativa foi retomada enquanto o refeitório e a lanchonete da Unidade não estão em funcionamento. Outras motivações para reativação do Café, conforme explica o chefe de departamento de áreas acadêmicas, prof. Fernando dos Reis, são a de que os estudantes dos cursos Técnicos Integrados em Eletrotécnica e Química permanecem na Instituição das 07h às 18h; e muitos se enquadram em situação de vulnerabilidade social, conforme apurado pela Coordenação de Assistência Estudantil (CAE). Esses alunos em  vulnerabilidade recebem nos meses letivos o Auxílio Permanência de R$ 120,00, mas esse valor “é insuficiente para custear as despesas básicas de alimentação que, no atual momento socioeconômico, algumas famílias podem estar utilizando para complementar a renda e o necessário para as despesas domésticas do mês” salienta o chefe de departamento.

O prof. Fernando afirma ainda que o Café Solidário não irá “resolver o problema de alimentação dos nossos estudantes mais vulneráveis (...) mas é uma importante iniciativa para tornar o Câmpus mais acolhedor e amenizar um pouco a falta de uma primeira refeição pela manhã”.

Doação e custeio
Conforme ocorreu anteriormente, o Café Solidário será mantido com doações voluntárias dos estudantes (ressaltando-se que nenhum deles será obrigado a contribuir), dos servidores do Câmpus, comunidade externa ou empresas e estabelecimentos comerciais.

Os docentes e técnico-administrativos interessados em colaborar podem contribuir com R$ 50,00 mensalmente. Esse valor deverá ser repassado aos representantes de turma ou aos servidores envolvidos na organização, em especial, os professores Carlos Eduardo Silva, Dayana Figueiredo, Fernando dos Reis, Leonardo Magalhães, Moisés Rodrigues e Nelson Ney Dantas, e também os técnicos Danilo Oliveira (CAE) e Patrícia Arantes (CAPD).

Os que não puderem contribuir com R$ 50, podem doar outra quantia, uma vez que a intenção é ter um quantitativo mínimo de doadores para garantir a realização do Café. Os organizadores divulgarão semanalmente os valores arrecadados e o custeio do projeto.

Organização
A organização do café, o ato de servir os colegas, organizar os espaços e higienizar os utensílios será dos próprios estudantes e da equipe de alunos designada para atuar naquele dia.

Em cada dia um grupo de estudantes ficará responsável pela organização do Café
Em cada dia um grupo de estudantes ficará responsável por organizar e servir o Café

O projeto irá atender estudantes do ensino médio e colaboradores terceirizados que estejam na Instituição no período matutino

Docentes e técnicos também estão envolvidos na organização

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.