Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara realiza Aula Inaugural da 2ª turma do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico
Eletricista Instalador

Publicado: Terça, 30 de Agosto de 2022, 12h34 | Última atualização em Segunda, 21 de Novembro de 2022, 09h43

Neste semestre foram mais de 370 inscritos, para 80 vagas ofertadas

O curso de Eletricista Instalador terá duração de cerca de dois meses

Ontem, dia 29 de agosto, o IFG Câmpus Itumbiara realizou a Aula Inaugural da 2ª turma do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico. Nessa segunda oferta do curso, foram 374 candidatos inscritos, para 80 vagas sorteadas no último dia 18 deste mês.

Durante as palavras de cumprimentos aos novos estudantes do Instituto Federal de Goiás, o diretor-geral da Unidade, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, relembrou um pouco o histórico do Câmpus, que no próximo dia 1º de setembro completará 14 anos de implantação. O gestor destacou alguns números positivos da Instituição na cidade também, como as primeiras posições no ranking do  Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), conceito 4 (numa escala que vai de 1 a 5) no Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes (Enade) e qualidade dos cursos de nível médio e superior.

Marcos Antônio ainda ressaltou que somando os candidatos das duas edições do curso de Eletricista Instalador (no 1º e neste 2º semestre), foram cerca de 1000 inscrições para apenas 160 vagas; e afirmou ter a certeza que o curso trará um “leque a mais de possibilidades para vocês [candidatos]”. E que se trata de uma oferta muito importante considerando o investimento em fontes renováveis no cenário nacional; o que amplia também a oportunidade dos estudantes se tornarem empreendedores na área de energia solar. Por fim, o gestor elogiou o nível de formação e qualificação dos profissionais envolvidos na oferta do curso.

Após a fala do diretor, o professor e supervisor do curso, Marcelo Escobar de Oliveira, incentivou os presentes a não desistirem do curso caso surjam dificuldades e dúvidas, pois é uma formação de excelente qualidade e que proporcionará várias oportunidades no mercado de trabalho. Marcelo disse ainda que mantém o contato com os egressos da primeira turma, e que já recebeu relatos de ex-alunos que conseguiram uma vaga de emprego na área pouco tempo depois de formados.

Durante o diálogo com os estudantes, o coordenador do curso, prof. Ghunter Paulo Viajante, lembrou os ciclos que a área da Engenharia já passou como o da computação, telecomunicação, automação industrial, energia renovável e que, atualmente, "estamos vivenciado a era das energias". O coordenador informou também que o Câmpus já desenvolveu ou desenvolve projetos de pesquisa na área de fontes renováveis, especificamente na área de energia solar, o que possibilitou equipar a Unidade com usinas no solo, teto, laboratórios específicos, cursos de capacitação e atualização profissional, entre outros. O gestor também fez questão de ressaltar que atualmente, por conta dessas implantações, o Câmpus já conseguiu reduzir o gasto com o pagamento de conta de energia elétrica em cerca de R$ 1 milhão por ano.

Sobre o curso

O curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico será ofertado por meio da Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão e da Coordenação do Programa Qualifica Mais EnergIF/Itumbiara. O Qualifica é uma linha de fomento para a oferta de vagas no curso de qualificação profissional de Eletricista de Sistemas de Energias Renováveis, estruturado no âmbito da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC), do Ministério da Educação (MEC), que foca em medidas de melhoria no desempenho energético da Rede Federal, bem como a ampliação da oferta de cursos por suas unidades. O Instituto Federal de Goiás (IFG) participa do Programa por meio do Câmpus Itumbiara. No curso, os alunos aprenderão a instalar, operar e manter sistemas fotovoltaicos on e off grid de acordo com as normas e procedimentos técnicos, garantindo assim qualidade e segurança da instalação.

Outras informações na página de Editais da Extensão no site: https://www.ifg.edu.br/itumbiara/campus/extensao/editais?showall=&start=1

Ghunter Paulo é o coordenador do curso de Eletricista Instalador de Sistema Solar Fotovoltaico

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.