Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara realiza edição do Conhecendo o IFG em parceira com projetos IFGratidão e IFMaker
Extensão

Publicado: Sexta, 07 de Outubro de 2022, 13h29 | Última atualização em Quinta, 01 de Dezembro de 2022, 10h13

As ações atenderam 37 alunos da Escola Municipal de Tempo Integral Quim Machado

Outras escolas municipais de Itumbiara e Araporã também participarão desse novo formato do Conhecendo o IFG
Outras escolas municipais de Itumbiara e Araporã (MG) também participarão desse novo formato do Conhecendo o IFG

Em formato inédito, o IFG Câmpus Itumbiara realizou nos dias 05 e 06 desta semana mais uma edição do Conhecendo o IFG, mas dessa vez a ação foi realizada em parceria com mais dois outros projetos da Unidade: o IFGratidão e o Laboratório IFMaker. A coordenadora do IFGratidão, profa. Katiúscia Daiane Ferreira, explica que pelo fato do projeto ter o objetivo de “estreitar o vínculo dos egressos com a Instituição”, foi proposto que ex-alunos do IFG participassem da atividade para relatar aos estudantes visitantes como foi a trajetória acadêmica na Rede Federal e como o Instituto contribuiu para o sucesso profissional deles.

A primeira egressa a dialogar com os visitantes sobre como foi ser aluna do Câmpus Itumbiara foi Nathalia Augusta Urbano Caetano. Ela que é professora em outra escola da cidade, disse que por causa da experiência e habilidade adquiridas no IFG hoje é uma profissional de sucesso e, inclusive, é responsável pelo treinamento de estudantes que participam de competições internacionais de robótica. “O que eu vou levar do IFG para mim é a área da ciência, a área da pesquisa. (...) Bagagem, conteúdo, conhecimento nunca são de mais. A Educação compensa”, falou Nathalia com orgulho.

Rogério Pacheco recebeu o diploma de licenciado em Química, pelo Câmpus Itumbiara, em 2017, e teve uma grande atuação na Instituição. Além do curso superior, enquanto foi aluno do IFG ele se dedicou a programas de incentivo à docência (PIBID), produção de pesquisa, publicação de artigo científicos e participação em eventos acadêmicos e programa de tutoria (PET Química). Atualmente, Rogério é professor substituto de Libras no Instituto e, antes de retornar ao Câmpus, contou sobre como o IFG contribuiu para sua trajetória exitosa como professor em outras instituições de ensino da cidade. Grato pelo oportunidade de participar do Conhecendo o IFG, Rogério manifestou: “Que privilégio retornar à Instituição e participar desse projeto de extensão”.

Nahyara Santana de Paula também participou do bate-papo com os alunos. Ela se formou em Engenharia Elétrica no Câmpus em 2016, e atualmente é técnica de laboratório e professora da Unidade. Nahyara incentivou os alunos a permanecerem nos estudos e buscarem oportunidades de monitoria, estágio, iniciação científica entre outras, por acreditar na capacidade de transformação por meio da Educação e pelo fato de o conhecimento ser algo que “nunca poderá nos ser tirado”.

Sobre a parceira do IFGratidão com o Conhecendo o IFG, a coordenadora Katiúscia explicou: "Dentre as ações,  levar os relatos e depoimentos dos egressos para os estudantes de escola pública, a fim de estimular a permanência e continuação dos estudos, na perspectiva de que as histórias de vida dos egressos, muitas de muito sucesso, promovam um incentivo para isso. O que fortalece o vínculo dos egressos com o Câmpus e beneficia as comunidades escolares mais carentes”.

Após esse momento de diálogo entre alunos visitantes e egressos, a turma da Escola Quim Machado vivenciou atividades práticas nos laboratórios de Biologia, Física e Matemática. Em cada um desses, os professores/monitores demonstraram como alguns conceitos das mais diversas áreas da Ciência podem ser reconhecidos e/ou aplicados no dia a dia, e como o conhecimento pode ser surpreendente e aprendido de forma mais prática. Já na quinta-feira, segundo dia do Conhecendo o IFG, os visitantes retornaram ao Câmpus e tiveram a oportunidade de participar de mais duas ações: uma oficina de “Evidências de Reações Químicas” e outra de “Robótica Educacional” no Laboratório IFMaker.

Para a estudante Yasmim Priscila Oliveira, Silva, de 14 anos, visitar o IFG foi “muito bom, muito interessante”. Ela conta que nunca havia tido contato com nenhum equipamento de robótica ou laboratórios de ciências, e por isso a visita foi muito boa. O colega de escola dela, Gladson Martins, 15 anos, disse que ainda não tinha ouvido falar sobre o IFG e que gostou bastante do que viu e, principalmente, das atividades no Laboratório de Física. Já na opinião da aluna Suely Santana Momenté, de 15 anos também, a possibilidade de estar no IFG foi divertida e “muito diferente” do que ela estava acostumada aos padrões de escola do distrito onde mora. Suely falou ainda que conhece outros estudantes do IFG e que pensa em se mudar para Itumbiara para poder cursar o Ensino Médio.

Estudantes aprenderam sobre robótica no IFMakerEstudantes aprenderam sobre robótica no IFMaker

Reações químicas também foram experimentadas nos laboratórios

A participação no Conhecendo o IFG é aberta às instituições de ensino públicas e privadas, de Itumbiara e região

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.