Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Escolas de nível fundamental e médio visitam laboratórios do IFG

Escolas de nível fundamental e médio visitam laboratórios do IFG

Publicado: Sexta, 31 de Março de 2023, 14h26 | Última atualização em Sexta, 19 de Maio de 2023, 09h58

Turma do CEPI Dr. Menezes Jr. no laboratório de Química

Recentemente o IFG Câmpus Itumbiara recebeu a visita de duas instituições de ensino da cidade. Uma delas foi a Escola Manoel Theodoro Ribeiro, que atende crianças do 1° ao 5° ano do Ensino Fundamental. Eles estavam acompanhados pela professora Kétone Silva Martins, e participaram de atividades em laboratório. Na ocasião, os pequenos estudantes puderam observar nos microscópios diversos microrganismos, e essa experiência prática foi acompanhada pelos docentes do IFG, da área de Biologia, Dayana Abdala e Fernando dos Reis, além de alguns alunos monitores e técnicos.

Também nesta semana estiveram no Câmpus estudantes do 3º ano do curso Técnico em Química do CEPI Dr. Menezes Júnior. Eles foram recebidos pelas professoras do IFG, Blyeny Hatalita Pereira Alves e Tatiana Aparecida Rosa da Silva, e na ocasião realizaram o curso de Introdução à Análise Instrumental. Os alunos convidados receberam informações sobre equipamentos de laboratório diversos (medidores de PH, ultra-purificador de água, refratômetro, espectrofotômetro e cromatógrafo líquido) e também acerca da importância das análises para controles de qualidade.

Os professores do CEPI Dr. Menezes Júnior, Graziela Dias Ferreira Sant'ana e Renato Gomes Santos, comentaram sobre a visita  a Instituição: "A parceria com o IFG Itumbiara tem sido bastante produtiva, tanto para a escola [CEPI], quanto para os alunos do curso Técnico em Química especialmente pelo fato de que podemos desenvolver atividades teóricas e práticas que nossa unidade não teria condições de realizar por conta própria, já que necessitaríamos de materiais, reagentes e equipamentos específicos, que podem ser disponibilizados/encontrados no IFG, o que certamente agrega um conhecimento muito mais significativo para os alunos”."

Sobre visitação ao Instituto Federal

As instituições de ensino de Itumbiara e região, que queiram participar do Conhecendo o IFG, podem entrar em contato e agendar uma visita ao longo de todo o ano. Para isso basta enviar um e-mail para a Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex): gepex.itumbiara@ifg.edu.br . Quanto à infraestrutura, os visitantes poderão conhecer  os seguintes ambientes:

Salas de Pesquisa

Laboratórios de Informática

Laboratórios de Indústria

Laboratórios de Química

Laboratórios de Física

Laboratório de Biologia

Laboratório de Fontes

Laboratório IFMaker

Aluno da Escola Manoel Theodoro observando microrganismos no lab. de Biologia

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.