Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara realiza Seminário Local de Iniciação Científica
Seminário Local

Câmpus Itumbiara realiza Seminário Local de Iniciação Científica

Publicado: Quinta, 27 de Abril de 2023, 15h38 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 10h10

Atividade foi organizada pela Gepex

A Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do IFG Câmpus Itumbiara realizou nessa quarta-feira, 26 de abril, o Seminário Local de Iniciação Científica (SLIC). A atividade foi dedicada à apresentação dos resultados parciais ou totais das pesquisas científicas de alunos e docentes, e exposição dos núcleos de pesquisas da Unidade.

Em relação às vantagens de participar de algum dos cinco núcleos de pesquisa, os membros desses grupos destacaram a familiarização de instrumentos e metodologias de pesquisa, aumento do conhecimento, desenvolvimento de habilidade necessárias ao trabalho em equipe, solução de problemas além, é claro, da preparação para cursos de mestrado e doutorado, experiência com a publicação de livros, capítulos de livros e artigos científicos em eventos acadêmicos e periódicos nacionais e internacionais.

Participar de projetos de iniciação científica é a “oportunidade de desenvolver habilidades técnicas e soft skills que possibilitam melhores oportunidades no mercado de trabalho”, afirmou o professor e líder do Nupse, Marcelo Escobar. Além disso, lembrou o docente, por meio desses projetos e programas a Instituição também é beneficiada com aportes financeiros que permitem aquisição de novos equipamentos de laboratórios ou até mesmo a aquisição de equipamentos a exemplo da usina fotovoltaica instalada na Unidade. Saiba mais aqui.

Todos aqueles que apresentaram pôsteres no SLIC participarão também do Simpósio de Pesquisa, Ensino e Extensão (Simpeex) do IFG, marcado para ocorrer em outubro.

Bolsas e programas

O IFG disponibiliza programas de bolsas de iniciação científica, tecnológica e inovação (PIBICTI) para estudantes dos cursos técnicos e superiores, em cinco categorias:

Bolsas de Iniciação Científica (Pibic): é destinado aos estudantes de cursos superiores.

Bolsas de Iniciação Científica nas Ações Afirmativas (Pibic-Af): é destinado aos estudantes de cursos superiores, que tenham ingressado na Instituição pelo sistema de cotas.

Bolsas de Iniciação Científica no Ensino Médio (Pibic-Em): é destinado aos estudantes de cursos técnicos de nível médio.

Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti): é destinado aos estudantes de cursos superiores.

Programa Voluntário de Iniciação Científica (Pivic): é destinado aos estudantes voluntários de cursos técnicos e superiores.

Para ingressar nos programas institucionais, o estudante precisa ficar atento à publicação dos editais pela Proppg, que devem ser disponibilizados agora no próximo mês de maio.

Núcleos de pesquisa do Câmpus

NuPEPE - Núcleo de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação e Processos Educacionais

NuPEMaker - Núcleo de Pesquisa e Extensão Tecnológica Baseado em Cultura Maker

NUPEQUI - Núcleo de Pesquisa e Estudos em Química de Goiás

NuPSE - Núcleo de Pesquisas em Sistemas de Energia

NuPSOL - Núcleo de Pesquisas e Inovação Tecnológica em Fontes Renováveis de Energia

Visite a página dos núcleos de pesquisa do Câmpus Itumbiara.

Confira o álbum de fotos do Seminário no Facebook

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara