Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara realizará no mês de maio “IFG Conecta”
IFG Conecta

Câmpus Itumbiara realizará no mês de maio “IFG Conecta”

Publicado: Sexta, 28 de Abril de 2023, 11h42 | Última atualização em Terça, 01 de Agosto de 2023, 10h10

O slogan do evento é “Conectando ideias e aproximando pessoas”

Será realizado no período de 31 de maio a 1º de junho o IFG Conecta - evento que promoverá atividades das áreas das engenharias, da indústria, cultura maker e ainda encontro de egressos. Para a programação geral do Conecta está confirmada a participação de empresas da área de energia e representantes de indústrias locais; e ainda  realização de palestras, oficinas, encontros empresariais, Mostra Maker, I Encontro de Egressos, Desafio de Robótica e ainda a finalização da 2ª edição do Brampssol. O evento será gratuito e aberto à participação de alunos do IFG e de escolas de Itumbiara e região.

Brampssol

Dentro da programação do Conecta, mais precisamente na data do encerramento, ocorrerá o demoday do Brampssol quando as equipes apresentarão os soluções encontradas para os desafios propostos. Para isso, a coordenação local do Projeto Lapassion em Rede - Metodologia Brampssol abriu em março uma seleção simplificada para  estudantes do nível superior do Câmpus Itumbiara atuarem como tutores de projetos e ações multidisciplinares da 2ª edição do Brampssol, com a finalidade de orientar os participantes para a inovação e iniciativas de fortalecimento e capacitação, e também parceria com empresas e diversas instituições internacionais e brasileiras. Diuly Pereira, que é coordenadora dessa edição do Brampssol e graduanda da Licenciatura, comenta que a experiência de ter participado de outras edições do Lapassion mostrou a ela que o projeto era muito relevante, não só pela parceria com empresas renomadas, como também por possibilitar que os participantes pudesse alcançar mais oportunidades no mercado de trabalho e também melhorar suas habilidades sociais. Por conta disso ela decidiu se inscrever para uma das vagas de tutoria.

Após a seleção dos tutores, veio a fase da formação das quatro equipes com alunos dos cursos do ensino médio que estão sendo tutorados por esses graduandos do Brampssol. Cada uma dessas equipes recebeu o desafio de um dos parceiros desta 2ª edição que são: SJC Bioenergia, Caramuru, Agrodefesa, Oficina 4.0 (equipe interna) e um time do Laboratório IFMaker.

Visita técnica da equipe do Brampssol que está trabalhando na solução do problema apresentado pela SJC Bioenergia

Maria Eduarda Silva Cardoso, que é participante do Brampssol e estudante do técnico em química, comenta que tem gostado muito de participar do projeto e que isso ampliou e/ou melhorou seu relacionamento com colegas de curso por conta do envolvimento dela no desafio. A jovem relata que ela e os demais membros da equipes têm que cumprir tarefas diárias do projeto e que, apesar de não ser fácil, estão conseguindo conciliar essas demandas com a rotina acadêmica. Para ela, uma característica marcante da sua equipe até o momento tem sido a dedicação aos trabalhos do grupo.

Edson Antônio Candido Junior, tutor do Brampssol e que também já participou de outras edições do Lapassion, relata que tutorar as equipes está sendo muito difícil e que envolve bastante trabalho, mas ele não vê isso como algo ruim, pelo contrário, ele elogia a metodologia e demonstra sua gratidão por poder atuar num projeto que o capacite, desenvolva ainda mais suas habilidades e promova tantas oportunidades com empresas, instituições e excelentes vagas no mercado de trabalho.

Acesse o edital da 2ª edição do Brampssol

Acompanhe o perfil do Brampssol no Instagram

Saiba mais sobre a recente conquista alcançada pelo projeto Lapassion - Metodologia Brampssol que recebeu medalha de ouro no Congresso da World Federation of Colleges and Polytechnics, no Canadá.

Desafio de Robótica

Também dentro da programação do Conecta haverá o Desafio de Robótica onde os competidores receberão um  kit de Lego - modelo Spike Prime Set, que inclui motores e sensores altamente precisos que, juntamente com uma grande variedade de elementos permitem diversas construções de robôs. Para a disputa serão montadas oito equipes, formadas por alunos de todos os cursos do Câmpus Itumbiara.

Leia o edital do Desafio de Robótica.

Siga o perfil do Laboratório IFMaker.

I Encontro de Egressos

E tem mais! Ainda na programação do Conecta haverá o I Encontro de Egressos do IFG Câmpus Itumbiara. De acordo com os organizadores, o Encontro “será uma oportunidade imperdível de rever os colegas, professores e servidores, além de compartilhar experiências e se atualizar com uma palestra superinteressante sobre ‘Soft skills - competências comportamentais para o mercado de trabalho’”.

Siga o perfil do IFGratidão para ficar por dentro das novidades do Encontro de Egressos.

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.