Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus Itumbiara participa de ações de conscientização ambiental e coleta de resíduos no córrego Trindade, no Centro da cidade
Projeto Cascudo

Publicado: Quinta, 25 de Maio de 2023, 15h18 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Ação faz parte do projeto Cascudo, da Agência Municipal de Meio Ambiente

O diretor-geral Marcos Antônio Arantes, a profa. Tatiana Aparecida e integrantes do Grupo PET Química participaram das ações de conscientização na manhã de hoje, 25

O Câmpus Itumbiara participou na manhã de hoje, 25,  do pit stop do projeto Cascudo, no Centro da cidade. Esse Projeto é coordenado pela Agência Municipal de Meio Ambiente (AMMAI) e os dados relativos à essa ação serão apresentados no dia 06 de junho, no auditório do IFG.

O Projeto Cascudo conta com o apoio de diversos parceiros, e está realizando a limpeza e análise do córrego Trindade, que atravessa a cidade de Itumbiara. O objetivo da ação é promover a sustentabilidade e preservação ambiental, além de remover resíduos, identificar de focos de mosquitos transmissores da dengue, localizar pontos de esgoto clandestino, analisar a qualidade da água e conscientizar a população sobre a poluição do córrego e também sobre a importância da reciclagem e o uso sustentável do meio ambiente. A apresentação dos dados relativos a esse Projeto é parte da programação geral da Semana de Meio Ambiente da AMMAI.

Especificamente nesta quinta-feira, integrantes do Grupo PET Química estiveram presentes na atividade colaborando com as ações orientação sobre a não poluição de córregos e rios, descarte correto de lixo e auxílio na coleta de amostras de água, que posteriormente serão analisadas pela Saneago.

Além disso, os servidores Eduardo Mizael, Gesmar Júnior e Leonardo Garcia estão apoiando o Projeto por meio de um sistema de informação geográfica desenvolvido por eles. Esse software irá consolidar todas as informações coletadas e apresentar um mapa com uma análise dos dados obtidos.

Além do Instituto Federal de Goiás, estudantes de Engenharia da UNA serão responsáveis pela avaliação e identificação das manifestações patológicas nas margens do córrego, tais como pontos de infiltração, riscos de desabamento e danos em gabionas. Já os alunos das áreas de saúde abordarão os problemas de saúde pública decorrentes da poluição nos rios e afluentes.

O servidor Gesmar Júnior, representantes da Estação Reciclar e da AMMAI desceram o córrego Trindade de caiaque coletando resíduos