Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > IFG Conecta é aberto oficialmente com palestras, competição de robóticas e práticas em laboratórios
IFG Conecta

Publicado: Quarta, 31 de Maio de 2023, 18h07 | Última atualização em Terça, 29 de Agosto de 2023, 13h54

Durante os dois dias de evento, todas as áreas dos cursos ofertados na Unidade serão contempladas nas atividades

Estudantes de Araporã (MG) também participaram das ações do IFG Conecta

O Câmpus Itumbiara abriu oficialmente na tarde deste 31 de maio a 1ª edição do IFG Conecta - evento que “tem o compromisso de estreitar a articulação entre os setores produtivos e a sociedade local, fornecendo mecanismos que impulsionam uma educação continuada e de qualidade”, mencionou o coordenador geral do evento, prof. Ghunter Paulo Viajante.

O coordenador, ainda durante a fala dirigida na cerimônia de abertura, enfatizou o quanto estava grato pelas parcerias firmadas em prol do Conecta e enfatizou que o período de pós-pandemia tem sido muito desafiador pois  estudantes enfrentam quadros de ansiedade e depressão mas, apesar da situação adversa, o evento só foi possível porque os organizadores acreditaram no potencial da comunidade acadêmica em realizar o Conecta, com  muito carinho, qualidade e a melhor estrutura possível, e prezando pelo protagonismo dos alunos que são o público-alvo do evento.

Juntamente com o coordenador Ghunter Paulo, outros gestores da Unidade também deram às boas-vindas aos inscritos e convidados do Conecta, foram eles: o diretor-geral do Câmpus Itumbiara, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, o chefe de departamento de áreas acadêmicas, prof. Leonardo Magalhães de Castro e a técnica em assuntos educacionais, Adriana de Assis Damasceno, que na ocasião representou o gerente de pesquisa, pós-graduação e extensão (Gepex) da Unidade, prof. Luis Gustavo Wesz da Silva.

Palestras, oficinas e minicursos

Atividade de Microscopia Óptica no laboratório de Biologia

A primeira palestra a ser ministrada no IFG Conecta foi conduzida pelo pelo pós-doutor em engenharia elétrica e docente da Universidade Federal de Uberlândia (UFU), José Rubens Macedo Júnior, que teve como público-alvo os estudantes dos cursos de engenharia.  Além dessa palestra, durante o período da manhã os estudantes de escolas de Goiatuba, Araporã (MG) e do Sesi de Itumbiara prestigiaram práticas diversas como uma oficina experimental de química sobre indicadores e reações ácido-bases; no laboratório de Biologia vivenciaram uma oficina de Microscopia Óptica; no laboratório de Informática participaram de oficina de Arduíno e ainda de uma oficina de Origami no laboratório de Matemática.

Neste primeiro dia de evento também ocorreu a Competição de Robótica, ocasião em que os participantes mostraram habilidades por meio da aplicação de conhecimentos tecnológicos. E ainda uma Mostra Maker, na qual a criatividade e a inovação se destacaram, proporcionando uma experiência sensorial aos participantes.

Para o período da noite está previsto na programação do evento uma oficina de refrigerantes artesanais; um minicurso instrumentação em equipamentos de padrão industrial; cursos de PLC e Fluidsim; de construção de composteira e outra de fabricação caseira de geleias de frutas.

Nave da Equatorial

A Nave Equatorial fica aberta à visitação no período da manhã e tarde

Além desses momentos de muito conhecimento e ciência, alunos e servidores do IFG e convidados visitaram a Nave da Equatorial Energia Goiás que exibe um filme 3D sobre eficiência energética com ênfase no estado de Goiás e disponibiliza jogos acerca de proteção do meio ambiente (com foco nas queimadas), eficiência energética e descarte de resíduos.

E mais, os interessados ainda podem visitar gratuitamente a nave da Equatorial Energia nesta quinta-feira, no período da manhã e tarde. O acesso é livre para crianças também.

Sobre o IFG Conecta
Os organizadores afirmam que: “Neste momento de intensas transformações e avanços tecnológicos, é essencial que estejamos conectados e preparados para os desafios do presente e do futuro". E que o IFG Conecta surge como "um reflexo do nosso empenho em promover a conexão entre o conhecimento acadêmico e as demandas do mercado, buscando formar profissionais capacitados e aptos a enfrentar os desafios que se apresentam”.

Afora toda a estrutura física e do envolvimento da comunidade acadêmica, o evento está sendo realizado graças à parceria da Agrodefesa, Caramuru Alimentos, Equatorial Energia Goiás, Fundação de Apoio à Pesquisa (Funape), Oficinas 4.0, SJC Bioenergia, State Grid, Universidade Federal de Uberlândia (UFU), e o apoio financeiro da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC).

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.