Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Câmpus promove Cerimônia Simbólica dos cursos técnicos integrados integrais
Cerimônia Simbólica

Câmpus promove Cerimônia Simbólica dos cursos técnicos integrados integrais

Publicado: Sexta, 08 de Dezembro de 2023, 14h57 | Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2024, 12h08

O evento foi prestigiado por muitos familiares e amigos dos concluintes

Turma da Química
Turma da Eletrotécnica

O Câmpus Itumbiara realizou ontem, 07 de dezembro, a Cerimônia Simbólica das turmas de 3º ano dos cursos Técnico em Eletrotécnica e Técnico em Química. O evento lotou o auditório do Instituto Federal com muitos familiares e amigos dos estudantes, além de servidores da Unidade.  Quem prestigiou o evento pode perceber a alegria dos alunos em poder celebrar esse importante momento que é motivo de muito orgulho e fruto da dedicação dos concluintes.

A mesa diretiva da cerimônia foi presidida pelo diretor-geral do IFG Câmpus Itumbiara, prof. Marcos Antônio Arantes de Freitas, pela coordenadora acadêmica, profa. Thaíssa de Cesar, que representou o chefe de departamento de áreas acadêmicas, prof. Leonardo Magalhães de Castro. E ainda pelo coord. da  Eletrotécnica, Diogo Soares Resende e pelo coord. da Química, Moisés Rodrigues da Silva.

Durante os discursos dos professores homenageados foi enfatizado o conhecimento teórico adquirido pelas turmas, mas também o desenvolvimento de habilidades práticas e o estímulo à criatividade. Os docentes ainda exaltaram o quanto a cerimônia representa não apenas a conclusão do Ensino Médio, mas também o início de uma nova fase dos alunos, repleta de possibilidades e oportunidades.

Já durante a fala dos estudantes, eles lembraram e agradeceram o quanto os docentes foram fundamentais no processo de ensino, guiando e apoiando-os ao longo da jornada acadêmica; e enalteceram o esforço dos colegas de classe. A oradora da turma da Eletrotécnica, Thaíssa Expedita Ribeiro afirmou: "Ademais, obrigada a todos que participaram dessa longa jornada comigo, merecemos parabéns, não foi algo fácil. Continuem lutando pelo que vocês amam e prezam que tenho certeza que vocês terão uma vida maravilhosa. Continuem lutando e fazendo seu melhor, pois a luta é nossa e sei que já vencemos ela".

A leitora do discurso da Química, Ana Vitória Nunes disse: “(...) hoje nos despedimos desta Instituição que deu a nós alunos, asas para que pudéssemos voar como profissionais e seres humanos. Nós levaremos uma boa recordação e saudade no peito. E quem sabe no futuro as portas ainda estejam abertas e então retornaremos, novamente como alunos ou, talvez, como professores, para transmitir aquilo que nos foi dado um dia, o gosto pela busca do conhecimento”.

Premiação

Ao final da cerimônia, ainda houve a entrega da premiação da 3ª edição do projeto “O caderno em obra - Prêmio Nobelescrita (nome em referência ao famoso ‘Prêmio Nobel’ em junção com a palavra ‘escrita’), e idealizado pela Profa. Selma Zago da Silva Borges.

O projeto foi desenvolvido na disciplina de Leitura e Produção de Textos, na turma do 3º ano do Técnico em Química, com o objetivo de “propor aos alunos o estímulo ao desenvolvimento das habilidades de leitura, de escrita e de reescrita, de modo que todo esse processo resulte em um caderno das produções escritas, de autoria de cada um dos discente”. Foram premiados:

1º lugar - Natany Moreira Sales

2º lugar - Ana Laura Araujo Paz

3º lugar - Ana Clara Aires Ferreira Arantes

4º lugar - Naiana Alcântara Lucas

5º lugar - Ana Vitória Nunes Dias

6º lugar - Luís Otavio Silva

7º lugar - Rodrigo Maynarte de Araújo

8º lugar -  Raíssa Ferreira de Souza

Turma da Química

Alunos premiados no Nobelescrita

Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.