Servidores do Câmpus Itumbiara dialogam com Grupo Técnico do PGD
Atividade faz parte dos ciclos de formações que estão sendo realizados em todas as unidades do IFG

Uma equipe do Grupo Técnico de Implantação do Sistema para a Execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), no âmbito do IFG, esteve nesta segunda-feira, 17, no Câmpus Itumbiara para dialogar com servidores técnico-administrativos sobre a implantação e execução do Programa na localidade. A equipe visitante foi composta por André Luiz Gonçalves, Fabrícia Umeno e Frederico Rodrigues.
O objetivo desse encontro é formar servidores e gestores para a adoção efetiva do PGD na Instituição e contribuir para uma compreensão estruturada e eficiente do novo modelo de gestão. No Câmpus Itumbiara, os servidores que também apoiarão a Instituição em relação à execução do Programa de Gestão e Desempenho serão André Costa e Telma Silveira, ambos da Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor (CRHAS).
Para mais informações sobre o PGD e as formações previstas, acesse: https://www.ifg.edu.br/suap-pgd .
De acordo com o Grupo Técnico de Implantação, em novembro e dezembro de 2024 a Instituição deu início à implementação do PGD por meio de um projeto-piloto realizado na Pró-Reitoria de Administração (Proad) e nas diretorias e gerências de administração nos câmpus. O projeto teve como objetivo testar e aprimorar o modelo antes de sua expansão para toda a Instituição. Ele contou com a participação de 45 servidores “que, no geral, não tiveram grandes dificuldades nos procedimentos e avaliaram a experiência como positiva”, esclarece o Grupo Técnico (GT).
Um dos integrantes do Grupo Técnico, André Luiz, comentou que o trabalho da equipe tem sido desafiador desde o primeiro momento, mas que eles têm buscado realizar um diálogo com muita naturalidade e com a convicção de que podem receber muitas contribuições dos câmpus do IFG. André Luiz também chamou a atenção para o fato de que é necessário que os técnicos estejam atentos às especificidades do trabalho que desempenham, uma vez que algumas decisões serão tomadas localmente, a partir de diálogo com os colegas de setor e com a chefia imediata. O que poderá provocar uma mudança de cultura e de rotina organizacional.
Ainda de acordo com o GT, o edital com informações sobre o PGD está previsto para ser publicado em março de 2025. E aqueles servidores que desejarem aderir voluntariamente ao Programa deverão ter realizado os seguintes cursos de capacitação:
- Noções Básicas de Trabalho Remoto (Enap) - Curso para servidores
- Gestão de Equipes em Trabalho Remoto (Enap) - Curso para servidor ocupante de cargo de gestão
- Fundamentos do Programa de Gestão e Desempenho (PGD) - Curso para gestores e servidores
Conheça o projeto piloto do PGD: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/40104/Relat%C3%B3rio%20Projeto%20Piloto%20PGD%20IFG.pdf
__________________________
Saiba mais:
O PGD visa aprimorar o desempenho das instituições públicas federais, com ênfase na gestão orientada para resultados. Por meio do PGD, são alinhadas às estratégias organizacionais, as metas das unidades e os planos de ação dos servidores, promovendo, dessa forma, a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados à população.
A principal inovação trazida pelo PGD é a substituição do controle de frequência e assiduidade (o tradicional controle de ponto) pelo acompanhamento focado nos resultados. Adicionalmente, a modalidade de teletrabalho oferece aos participantes a possibilidade de desempenharem suas funções, total ou parcialmente, de qualquer local escolhido por eles, sem a necessidade de estar fisicamente presente nas dependências do órgão ou entidade. Dessa forma, o PGD transforma a gestão das contribuições dos participantes, proporcionando maior autonomia, melhor qualidade de vida e ampliando a capacidade de gestão das instituições públicas.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Redes Sociais