Ir direto para menu de acessibilidade.
 
O conteúdo desse portal pode ser acessível em Libras usando o VLibras

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Servidores do Câmpus Itumbiara dialogam com Grupo Técnico do PGD 
Início do conteúdo da página
Programa de Gestão e Desempenho

Servidores do Câmpus Itumbiara dialogam com Grupo Técnico do PGD 

Publicado: Segunda, 17 de Fevereiro de 2025, 14h12 | Última atualização em Terça, 01 de Abril de 2025, 08h22

Atividade faz parte dos ciclos de formações que estão sendo realizados em todas as unidades do IFG

André Luiz é um dos integrantes da equipe de servidores da Reitoria do IFG que está presente nos ciclos de formações
André Luiz é um dos integrantes da equipe de servidores da Reitoria do IFG que está presente nos ciclos de formações

 

Uma equipe do Grupo Técnico de Implantação do Sistema para a Execução do Programa de Gestão e Desempenho (PGD), no âmbito do IFG, esteve nesta segunda-feira, 17, no Câmpus Itumbiara para dialogar com servidores técnico-administrativos sobre a implantação e execução do Programa na localidade. A equipe visitante foi composta por André Luiz Gonçalves, Fabrícia Umeno e Frederico Rodrigues.

O objetivo desse encontro é formar servidores e gestores para a adoção efetiva do PGD na Instituição e contribuir para uma compreensão estruturada e eficiente do novo modelo de gestão. No Câmpus Itumbiara, os servidores que também apoiarão a Instituição em relação à execução do Programa de Gestão e Desempenho serão André Costa e Telma Silveira, ambos da Coordenação de Recursos Humanos e Assistência ao Servidor (CRHAS). 

Para mais informações sobre o PGD e as formações previstas, acesse:  https://www.ifg.edu.br/suap-pgd .

 

De acordo com o Grupo Técnico de Implantação, em novembro e dezembro de 2024 a Instituição deu início à implementação do PGD por meio de um projeto-piloto realizado na Pró-Reitoria de Administração (Proad) e nas diretorias e gerências de administração nos câmpus. O projeto teve como objetivo testar e aprimorar o modelo antes de sua expansão para toda a Instituição. Ele contou com a participação de 45 servidores “que, no geral, não tiveram grandes dificuldades nos procedimentos e avaliaram a experiência como positiva”, esclarece o Grupo Técnico (GT). 

Um dos integrantes do Grupo Técnico, André Luiz, comentou que o trabalho da equipe tem sido desafiador desde o primeiro momento, mas que eles têm buscado realizar um diálogo com muita naturalidade e com a convicção de que podem receber muitas contribuições dos câmpus do IFG. André Luiz também chamou a atenção para o fato de que é necessário que os técnicos estejam atentos às especificidades do trabalho que desempenham, uma vez que algumas decisões serão tomadas localmente, a partir de diálogo com os colegas de setor e com a chefia imediata. O que poderá provocar uma mudança de cultura e de rotina organizacional. 

Ainda de acordo com o GT, o edital com informações sobre o PGD está previsto para ser publicado em março de 2025. E aqueles servidores que desejarem aderir voluntariamente ao Programa deverão ter realizado os seguintes cursos de capacitação:

 

Conheça o projeto piloto do PGD: https://www.ifg.edu.br/attachments/article/40104/Relat%C3%B3rio%20Projeto%20Piloto%20PGD%20IFG.pdf


__________________________

Saiba mais: 

O PGD visa aprimorar o desempenho das instituições públicas federais, com ênfase na gestão orientada para resultados. Por meio do PGD, são alinhadas às estratégias organizacionais, as metas das unidades e os planos de ação dos servidores, promovendo, dessa forma, a melhoria contínua na qualidade dos serviços prestados à população.

A principal inovação trazida pelo PGD é a substituição do controle de frequência e assiduidade (o tradicional controle de ponto) pelo acompanhamento focado nos resultados. Adicionalmente, a modalidade de teletrabalho oferece aos participantes a possibilidade de desempenharem suas funções, total ou parcialmente, de qualquer local escolhido por eles, sem a necessidade de estar fisicamente presente nas dependências do órgão ou entidade. Dessa forma, o PGD transforma a gestão das contribuições dos participantes, proporcionando maior autonomia, melhor qualidade de vida e ampliando a capacidade de gestão das instituições públicas.

 

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria/Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara



Fim do conteúdo da página
Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga. Conteúdo acessível em Libras usando o VLibras Widget com opções dos Avatares Ícaro, Hosana ou Guga.