Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Programação do Seminário Local de Iniciação Científica foi contemplada com quatro palestras
Início do conteúdo da página
Seminário Local

Programação do Seminário Local de Iniciação Científica foi contemplada com quatro palestras

Publicado: Sexta, 23 de Março de 2018, 10h00 | Última atualização em Quinta, 12 de Abril de 2018, 12h44

Os temas abordados foram variados, abordando desde a equidade de gênero até a propriedade intelectual

Professor Fernando dos Reis alerta sobre a necessidade de mudança em relação aos hábitos de consumo dos recursos hídricos

O Seminário Local de Iniciação Científica (SLIC) do IFG Câmpus Itumbiara foi encerrado ontem, 22, e além da apresentação dos trabalhos acadêmicos, em sua maioria relacionados às áreas da Engenharia e Química, os participantes do evento puderam prestigiar quatro palestras. Os temas foram abrangentes e trataram sobre equidade de gênero, empreendedorismo juvenil, propriedade intelectual e Dia Mundial da Água. 

A palestra inicial ocorreu na noite de abertura do evento, 21, e foi proferida pela psicóloga e ativista, Raiene Sara. A palestrante abordou o tema “Equidade de Gêneros – Conquistas e Desafios”, e falou da satisfação e alegria em poder tratar do assunto no Câmpus Itumbiara, instituição onde cursou o Ensino Médio e teve primeiro contato e interesse pela temática. A jovem relatou as diversas experiências obtidas em trabalhos realizados ao longo da graduação e também no exterior.

A ativista contou que durante a graduação ouviu muitos relatos sobre casos de abuso sexual e moral e de violência contra a mulher, e começou a refletir sobre como poderia usar suas habilidades acadêmicas e conhecimento “prol de um mundo melhor” e mais justo. Raiene então passou a integrar grupos representativos onde pudesse atuar a favor de “uma mudança cultural universitária”. Além de expor os números alarmantes acerca da violência de gênero e contra a mulher, a palestrante explicou como o dialogo, o esclarecimento, projetos sociais e o treinamento de pais e professores podem contribuir positivamente para a equidade e igualdade entre homens e mulheres.

 

Embaixador Choice
Quem também palestrou no SLIC foi o estudante de Engenharia Elétrica do Câmpus Itumbiara, Reuler Cardoso. Ele abordou principalmente a questão do empreendedorismo nos jovens, e falou de sua experiência como Embaixador Choice – programa voltado para desenvolver habilidades de liderança e engajamento social visando mudanças positivas na sociedade brasileira e no mundo. Conheça mais sobre o Programa aqui.

 

Dia Mundial da Água
No segundo dia do Seminário o professor e coordenador acadêmico do Câmpus, Fernando dos Reis de Carvalho, tratou sobre o Dia Mundial da Água (comemorado ontem). O professor mostrou que grande parte da reserva de água doce do mundo está no Brasil. Mas que por outro lado a concentração da população brasileira está em áreas com poucos recursos hídricos. Afora isso, o País enfrenta outros problemas relacionados à água com a má gestão dos recursos, contaminação e desperdício, influências naturais no regime de distribuição da água e uso excessivo dos recursos hídricos. De acordo com o palestrante, toda a sociedade precisa repensar e refletir acerca do tema “que não se esgota e está a cada dia mais urgente” e preocupante.

 

Propriedade Intelectual
Fechando o ciclo de palestra do SLIC, a professora e integrante do Centro de Inovação Tecnológica (Cite) do Instituto Federal de Goiás, Brunna Souza, palestrou sobre propriedade intelectual. A professora ainda mencionou a atuação do Centro na gestão da política de inovação do IFG e deu exemplo de marcas, patentes e softwares que fazem parte do portfólio do Cite. Brunna também incentivou os participantes do Seminário a ter paciência e persistência em relação ao desenvolvimento e resultado dos projetos. E destacou que a capacitação acadêmica deve estar aliada ao empreendedorismo social.

Veja o álbum de fotos do evento


Representante do Centro de Inovação Tecnológica do IFG, Brunna Souza

 

 

 

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.

Fim do conteúdo da página