Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Integrantes do projeto Violão no Câmpus se apresentam em Rio Verde
VIOLÃO NO CÂMPUS

Integrantes do projeto Violão no Câmpus se apresentam em Rio Verde

Publicado: Quinta, 17 de Maio de 2018, 13h52 | Última atualização em Terça, 05 de Junho de 2018, 08h55

Participação ocorreu no segundo dia da 70ª Reunião Regional da SBPC

Professora Daniela juntamente com os 16 integrantes do grupo

Profa. Daniela juntamente com os 16 integrantes que viajaram até Rio Verde

Os integrantes do projeto “Violão no Câmpus”, do IFG Câmpus Itumbiara, se apresentaram ontem, 17, no Câmpus Rio Verde, do Instituto Federal Goiano (IF Goiano); instituição que este ano sedia a 70ª Reunião Regional da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC).

O grupo de violão abriu as atividades do período da tarde, no Centro de Culturas e Eventos Jatobá. Os músicos tocaram as canções Für Elise e Ode à Alegria, de Ludwig van Beethoven; Blackbird dos Beatles e Tocando em Frente de Almir Sater. Particularmente para o estudante do 1º ano do Técnico em Agroindústria (EJA), Olívio Lima de Santana, a apresentação foi um desafio, pois ele ingressou no projeto de violão há cerca de um mês, justamente quando começaram os ensaios extras visando à participação na SBPC. Olívio comentou que apesar de já saber tocar guitarra, sentiu um pouco de dificuldade com o violão, mas que sua melhor execução foi justamente durante a música com o maior número de acordes, que é Tocando em Frente.

A aluna do 1º período de Licenciatura, Érica Roust, que integra o grupo desde o início de 2017, disse que participar do projeto de violão possibilita a ela desenvolver habilidades de respeito e colaboração entre os colegas e contribui com o anseio de querer aprender sempre mais sobre o violão e sobre partituras, por exemplo, principalmente para ela que sabe tocar outros instrumentos musicais.

Projeto Violão no Câmpus
Iniciado em 2013, o projeto Violão no Câmpus é coordenado pela professora de Artes, Daniela Oliveira, e já recebeu cerca de 100 participantes, tanto da comunidade interna quanto externa. Além dessa apresentação em Rio Verde, o grupo já tocou em Goiânia, cidade de Goiás, Recife e em outras ações artísticas na cidade de Itumbiara. Especificamente sobre a apresentação de ontem, a coordenadora ficou satisfeita com o desempenho de todos, afirmando que “eles foram muito bem” principalmente pelo pouco tempo de ensaio que tiveram.

SBPC Regional

70ª Reunião Regional da SBPC começou no último dia 15, e segue até o próximo dia 19 de maio, sábado, e o tema do evento este ano é “Cerrado: Ciência, Inovação, Crescimento Econômico, Desenvolvimento Sustentável e Sociedade”. A apresentação artística do grupo antecedeu a mesa-redonda: Ciência, Tecnologia e Inovação no Brasil: presente e futuro; que teve como palestrantes os representantes do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e da Empresa Brasileira de Inovação e Pesquisa (Finep). A diretora-geral em exercício do Câmpus Itumbiara, Blyeny Hatalita, também prestigiou o evento científico em Rio Verde.

Mais fotos da apresentação aqui.

Setor de Comunicação Social e Eventos – Câmpus Itumbiara.