Estudante da República do Congo se muda para Itumbiara para cursar engenharia no IFG
Franck tem 25 anos e faz parte de um programa de internacionalização do Ministério das Relações Exteriores
Os vários sorrisos e gestos de felicidade demonstraram o quanto Franck Christ Juste Mesach-Tsika está alegre por finalmente conhecer o IFG Câmpus Itumbiara, instituição que pelos próximos quatro anos será a referência dele em terras goianas. O jovem veio da República do Congo para o Brasil há 11 meses, e nesse período estudou na Universidade Federal do Rio de Janeiro, onde fez um curso preparatório de Língua Portuguesa.
Concluída essa fase do aperfeiçoamento no nosso idioma, o jovem congolês veio para Goiás há cerca de 02 semanas e ontem, dia 22 de janeiro, chegou em Itumbiara onde foi recepcionado na rodoviária pela servidora Andrea Gomes (da Coordenação de Assistência Estudantil) e por Leonardo Garcia (servidor da área de Tecnologia da Informação e atual diretor-substituto do Câmpus Itumbiara).
Franck é natural da República do Congo, e nasceu em Brazzaville, capital política do país. O estudante indicou a cultura (culinária, música, dança, artes etc) de seu país como um destaque, e indicou o prato chamado “3 piece”, feito com carne vermelha e amendoim, como sendo sua comida congolesa predileta.
O idioma oficial do país dele é o francês.
Franck tem 25 anos, faz parte do Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G) desenvolvido pelo Ministério das Relações Exteriores em conjunto com o Ministério da Educação, e é o primeiro estudante estrangeiro a ingressar no Câmpus Itumbiara via projeto de internacionalização. Enquanto as aulas no IFG não começam, as servidoras da Coordenação de Assistência Estudantil do IFG de Itumbiara estão empenhadas em direcionar o Franck para programas sociais do município e também do IFG que possam garantir a ele condições adequadas de moradia, transporte e estudo enquanto residir em Itumbiara.
Nível superior
No IFG Franck irá cursar Engenharia de Controle e Automação no período vespertino. Ele contou que será a primeira pessoa da sua família a fazer uma graduação, e quando perguntado sobre a razão de ter escolhido o Brasil, Franck disse que já gostava do idioma português, e que apreciava assistir a noticiários brasileiros por causa do sotaque e que também gostava de ver entrevistas do jogador de futebol Neymar Júnior por causa do jeito de conversar do atleta.
Sobre sua adaptação em solo brasileiro, o estudante comenta que não foi difícil porque o clima e a culinária são parecidos com os da República do Congo, e que as amizades que fez no Rio de Janeiro também contribuíram para a sua adaptação.
Em relação ao processo seletivo de internacionalização, Franck explica que ele tinha duas opções de curso para escolher, e que após saber que foi selecionado para Engenharia de Controle e Automação no IFG passou a acompanhar o perfil do Câmpus no Instagram. O jovem ainda revelou que a alegria demonstrada pela comunidade acadêmica nas postagens, em especial nas fotos do aniversário de 15 anos da Unidade, o fizeram perceber que seria uma boa escolha estudar no Instituto Federal de Goiás. Quanto ao futuro, após terminar a graduação, Franck conta que seu objetivo é trabalhar na área de robótica.
Programa de Estudantes – Convênio de Graduação (PEC-G)
O objetivo do PEC-G é oferecer oportunidade de formação superior a cidadãos de países em desenvolvimento com os quais o Brasil mantém acordos educacionais e culturais. As vagas oferecidas são para cursos de graduação presenciais em período diurno ou integral.
Para participar é preciso apresentar diploma de ensino médio ou equivalente; ter entre 18 e 25 anos de idade; possuir Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) e média aritmética global de todas as disciplinas cursadas no ensino médio/secundário igual ou superior a 60%. A inscrição no Programa é feita via embaixada ou consulado do Brasil.
Ainda é exigido que o candidato tenha um ou mais responsáveis financeiros que comprovem condições de enviar recursos para o estudante durante todo o período de estudos. Ressalta-se que o PEC-G não é um programa de bolsas; e que o participante deve comprometer-se a regressar ao país de origem após a graduação.
Outras informações: https://www.ifg.edu.br/component/content/article/244-ifg/diretoria-executiva/cri/422-internacional?showall=&start=3
Setor de Comunicação Social e Eventos - Câmpus Itumbiara.
Notícias (Aluno)
Eleições
Publicado resultado final das eleições para a escolha dos integrantes da Comissão Própria de Avaliação Central
Encontro de Culturas Negras
6° Encontro de Culturas Negras é marcado pela diversidade da programação
Encontro de Culturas Negras
Importância da resistência e da ancestralidade marca a abertura do 6° Encontro de Culturas Negras
Comunicados (Aluno)
Seleção Técnico Subsequente 2025/1: Resultado preliminar
17/12/2024 11h04
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48
Nota à Comunidade
11/11/2024 17h08
Mobilidade Acadêmica Internacional no Instituto Politécnico de Bragança, em Portugal
16/10/2024 11h29
Novos calendários acadêmicos (2024)
23/09/2024 15h41
Resultado Final: editais PIBICTI
16/09/2024 08h11
Redes Sociais