Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Formosa > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > Cursos de extensão em andamento na área de Libras têm avaliação positiva dos organizadores
Início do conteúdo da página
Extensão

Cursos de extensão em andamento na área de Libras têm avaliação positiva dos organizadores

Publicado: Segunda, 30 de Setembro de 2024, 14h52 | Última atualização em Quinta, 10 de Outubro de 2024, 17h59

Os cursos “Sabores em Libras: Pizza” e “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” estão sendo realizados aos sábados no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG

Aula inaugural do curso "Formação m Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“
Aula inaugural do curso "Formação m Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“

Os dois cursos de extensão na área de Libras que estão sendo realizados no Instituto Federal de Goiás (IFG) - Câmpus Aparecida de Goiânia já começaram a concluir parte das disciplinas ofertadas. Os cursos “Sabores em Libras: Pizza” e “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” estão sendo realizados aos sábados no Câmpus Aparecida de Goiânia do IFG e um dos organizadores dos dois programas formativos, o professor Thiago Cardoso Aguiar, faz uma avaliação positiva do andamento dos trabalhos. “O feedback dos alunos até então está sendo muito bom”, afirmou.

Os dois cursos têm objetivos e públicos-alvos bastante diferentes, mas ambos estão oferecendo incentivos aos estudantes, como monitores do curso de Licenciatura em Pedagogia Bilíngue do IFG para desenvolver atividades com os filhos de cursistas que necessitem trazê-los nos dias de aula. No caso do curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos”, há também tutores para as disciplinas a distância, transporte e o fornecimento de almoço e lanche. Já o curso “Sabores em Pizza: Libras”, que tem 50% da turma composta de estudantes surdos, há intérpretes trabalhando via parceria com a Associação dos Surdos de Goiânia (ASG).

 

Formação em Educação Bilíngue de Surdos

O curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“ está sendo ministrado a profissionais de escolas da rede pública (municipal, estadual e federal) e da rede privada conveniada da Região Metropolitana de Goiânia, com o objetivo de aprimorar as competências dos docentes e profissionais da rede pública e privada conveniada, visando à melhoria da qualidade do atendimento educacional oferecido aos alunos surdos da região de Aparecida de Goiânia e adjacências. A maior parte das aulas são realizadas presencialmente aos sábados durante todo o dia e 20% do curso é desenvolvido em ambiente virtual.

O curso foi iniciado no dia 14 de setembro e teve três encontros até o momento. A equipe gestora do curso é composta pelos professore Thiago Cardoso Aguiar, Waléria Batista da Silva Vaz Mendes e Ruskaia Fernandes Mendonça. O professor Thiago conta que o retorno dos estudantes tem sido bastante positivo, com elogios aos professores, à organização e a toda a equipe, incluindo os tutores de ambiente virtual e os monitores do curso de Pedagogia Bilíngue.

O curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“ tem cinco disciplinas, que abordam componentes como a cultura surda, o uso de materiais didáticos adequados e o ensino de Português como segunda língua. O professor Thiago destaca que o curso preenche a importante lacuna de ofertar uma formação específica sobre a educação de surdos para professores que atendem alunos surdos. Segundo ele, a oferta de capacitação nessa área é muito pequena diante da demanda existente. As aulas do curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“ seguem até novembro, mas uma das disciplinas já foi concluída.

A realização do curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas” tem parceria com a Diretoria de Políticas de Educação Bilíngue de Surdos da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (DIPEBS/SECADI/MEC).

 

Sabores em Libras: Pizza

O curso “Sabores em Libras: Pizza” está sendo ministrado tanto para pessoas que têm gosto pela arte culinária como para os que desejam empreender no ramo. As aulas estão sendo ministradas pelo professor Jonathas Mateus, sócio da DiSarda Pizzaria. As 20 vagas ofertadas foram preenchidas e metade da turma é composta por pessoas surdas. A tradução está sendo viabilizada via parceria de intérpretes dos cursos “Tradução e Interpretação de Libras” e “Capacitação de Tradutores-Intérpretes de Libras”, que são ofertados aos sábados pela Associação dos Surdos de Goiânia.

As aulas do “Sabores em Libras: Pizza” foram iniciadas no dia 21 de setembro e são totalmente presenciais, a serem concluídas em três tardes de sábado, totalizando 15 horas. A primeira aula foi teórica e abordou pontos como a preparação da massa, empreendedorismo, precificação e outros assuntos. A segunda aula tratou de recheios e a parte prática da preparação da massa. O curso será encerrado no próximo sábado, dia 5 de outubro, quando os alunos vão montar e assar pizzas e confraternizar saboreando os seus produtos. “O pessoal vai aproveitar pra comer muita pizza”, comemora o professor Thiago Aguiar.

 

Profissionais mais preparados e sensíveis

Para a gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do IFG Aparecida, professora Gláucia Rosalina Vieira Machado, os cursos de extensão que estão em andamento desempenham um papel fundamental na promoção da inclusão e na valorização da educação bilíngue para surdos. “Ao unir teoria e prática, como demonstrado nos cursos ‘Sabores em Libras: Pizza’ e ‘Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas’, o IFG não apenas capacita educadores, mas também cria um ambiente de aprendizado colaborativo que envolve a comunidade externa surda. Dessa forma, os cursos contribuem significativamente para a formação de profissionais mais preparados e sensíveis às realidades dos alunos surdos, ampliando as oportunidades de aprendizado e inclusão social”, afirmou.

 

Álbuns de fotos:

Curso “Formação em Educação Bilíngue de Surdos: sujeitos e práticas pedagógicas“

Curso "“Sabores em Libras: Pizza”

 

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página