Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Formosa > IFG > Câmpus > Aparecida de Goiânia > Notícias do Câmpus Aparecida de Goiânia > IFG Aparecida marca presença com apresentações artísticas e homenagem no Festival de Artes
Início do conteúdo da página
Festival de Artes de Goiás

IFG Aparecida marca presença com apresentações artísticas e homenagem no Festival de Artes

Publicado: Domingo, 29 de Novembro de -0001, 21h00 | Última atualização em Sexta, 29 de Novembro de 2024, 15h57

Estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia participaram com Cantata Musical e apresentações de dança no XVII Festival de Artes de Goiás, que também homenageou o professor Alexandre Guimarães por sua contribuição à educação e às artes

Kamila Dantas, acadêmica de Licenciatura em Dança, na apresentação de carimbó intitulada “Histórias e danças de quintal”
Kamila Dantas, acadêmica de Licenciatura em Dança, na apresentação de carimbó intitulada “Histórias e danças de quintal”

 

Além dos estudantes visitantes que viajaram à Cidade de Goiás em caravana, a participação do Câmpus Aparecida de Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG) no XVII Festival de Artes está se dando em apresentações culturais e artísticas que estão abrilhantando o evento. O Câmpus também foi destaque em homenagem feita ao professor de Artes Visuais, Alexandre José Guimarães. O Festival de Artes foi iniciado na quarta-feira, 27 de novembro, e segue até este sábado, dia 30.

O diretor-geral do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor Eduardo de Carvalho Rezende, participou da abertura do evento, presidida pela reitora do IFG, professora Oneida Barcelos Irigon. O diretor Eduardo disse ser motivo de orgulho ter a inserção ativa dos estudantes do Câmpus Aparecida de Goiânia no Festival de Artes, que é um importante evento institucional do IFG. “Nosso câmpus, conforme determinam as próprias diretrizes dos Institutos Federais no que tange à formação integral do ser humano, concebe a arte como forma de conhecimento necessário para a formação de sujeitos completos, inseridos na cultura, no trabalho manual e intelectual e capazes de pensar criticamente sobre o mundo”, afirmou Eduardo.

 

Apresentações

A primeira apresentação do IFG Aparecida na programação do Festival de Artes de Goiás foi na quinta-feira, 28, com a Camerata Vocal, composta por estudantes dos cursos técnicos integrados ao ensino médio, sob coordenação e regência do professor Germano Lopes. Os jovens cantores se apresentaram na Igreja do Rosário. Quem também fez bonito no Festival de Artes foi a estudante Kamila Dantas, acadêmica de Licenciatura em Dança. Ela protagonizou a apresentação de carimbó intitulada “Histórias e danças de quintal”, no Mercado Municipal também na quinta-feira.

No mesmo dia, a acadêmica Eduarda Richelly, também do curso de Licenciatura em Dança, fez duas apresentações de dança com o tema "Rainha da Inclusão",  iniciadas com um cordel: a primeira, no período vespertino, no Câmpus Goiás do IFG; e à noite, no Mercado Municipal, antes do show do Grupo Lamparina, de Belo Horizonte, que encerrou as atrações do dia. Eduarda Richelly tem deficiência visual, questão que motiva a temática de suas apresentações.

 

Homenagem

Momento de importância muito significativa para o Câmpus Aparecida de Goiânia foi a homenagem feita ao professor Dr. Alexandre Guimarães, durante a solenidade de abertura do XVII Festival de Artes, na noite de quarta-feira, 26. Representando o coletivo de professores de Artes do IFG e a Comissão Executiva do evento na edição de 2024, a professora Luciana Gomes Ribeiro fez um emocionado pronunciamento destacando sua “contribuição essencial à educação e às artes”.

“Assim, prestamos essa singela homenagem a você que atua com tamanho cuidado, dedicação e desenhações nos campos do ensino, da pesquisa e atuação em arte, como professor, artista e designer gráfico nessa instituição, o IFG. Reconhecemos seus anos de participação nesse evento tão significativo e emblemático “ o Festival de artes da cidade de Goiás”, particularmente as obras criadas por você de maneira tão única para cada evento”, afirmou a professora Luciana. Ela destacou também o trabalho de Alexandre Guimarães ao presidir a comissão de criação do curso de Licenciatura em Dança do IFG - Câmpus Aparecida de Goiânia e também na liderança de candidatura na condução do Mestrado Profissional em Artes/rede ProfArtes.

Para celebrar o momento, as professoras Luciana Ribeiro e Giselle Alves presentearam o professor homenageado com uma peça artesanal em cerâmica, simbolizando a conexão entre arte e design e o reconhecimento pelas identidades visuais criadas por Alexandre Guimarães nas edições anteriores do Festival de Artes de Goiás.

 

 

Fotos

 

Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia

Fim do conteúdo da página