Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Formosa > IFG > Câmpus > Inhumas > Notícias do Câmpus Inhumas > Câmara dos Deputados realiza sessão solene em comemoração aos 15 anos dos IFs
Início do conteúdo da página
15 anos

Câmara dos Deputados realiza sessão solene em comemoração aos 15 anos dos IFs

Publicado: Segunda, 11 de Dezembro de 2023, 14h36 | Última atualização em Quarta, 13 de Dezembro de 2023, 11h41

Reitora do IFG e vice-presidente de Relações Institucionais do Conif, professora Oneida Irigon, participou da solenidade em Brasília

 

vvvv
Sessão Solene em homenagem aos 15 anos dos Institutos Federais na Câmara dos Deputados

A Câmara dos Deputados realizou, nesta quinta-feira (7/12), uma Sessão Solene em homenagem aos 15 anos dos Institutos Federais. O encontro reuniu os dirigentes de toda a Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica no Plenário Ulysses Guimarães e foi transmitida ao vivo pelo YouTube.

 A solenidade foi proposta pelos deputados federais Maria do Rosário (PT-RS), Reginaldo Veras (PV-DF) e Reginaldo Lopes (PT-MG). "As escolas técnicas significam esperança e transformação. Significam aliar, no mesmo lugar e território, o saber e a ciência, as humanidades e as transformações possíveis do Brasil", destacou Maria do Rosário em seu discurso na tribuna do plenário. A parlamentar ainda chamou atenção para a defesa da lei que criou os IFs.

 Reginaldo Lopes, que preside a Frente Parlamentar Mista em Defesa dos Institutos Federais, destacou o modelo de ensino proposto pelos IFs e o classificou como o "mais ousado modelo educacional para dialogar com a juventude brasileira". Em sua fala, Veras ressaltou sua ligação com as instituições e falou da importância dos deputados destinarem recursos para fortalecer os Institutos Federais.

 Os parlamentares Paulão (PT/AL), Bohn Gass (PT/RS), Elton Welter (PT/PR), Erika Kokay (PT/DF), Pedro Uczai (PT/SC), Odair Cunha (PT/MG) e Dandara Tonantzin (PT/MG) também prestigiaram a solenidade. O presidente da Casa, Arthur Lira (PP/AL), enviou uma mensagem para a comunidade acadêmica da Rede Federal.

 "A formação da Rede e a criação dos Institutos Federais, em 2008, significou uma verdadeira revolução no sistema de ensino profissionalizante nacional. A sua capacidade de oferecer educação profissional e tecnológica gratuita e de excelência, do Ensino Médio Técnico Integrado à Graduação e Pós-graduação, supriu uma grave lacuna na nossa educação pública", destacou Lira em uma nota lida pela deputada Maria do Rosário. Lira está participando, nesta semana, da COP-28, em Dubai.

  

 

Além dos parlamentares que presidiram a sessão, também compuseram o dispositivo de homenagem representando o Conif a presidente, Leopoldina Veras; o vice-presidente de Relações Parlamentares, Flávio Luis Barbosa Nunes; o vice-presidente de Administração, Maurício Motta; a vice-presidente de Assuntos Acadêmicos, Nilra Filgueira; e a vice-presidente de Relações Institucionais e reitora do Instituto Federal de Goiás, Oneida Irigon. O Ministério da Educação foi representado pelo secretário de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/MEC), Getúlio Marques Ferreira.

 Exposição

Em parceria com o Conif, a Câmara promoveu, nesta semana, uma mostra na Chapelaria da Casa, destacando o impacto dessas instituições na vida de milhares de pessoas em todo o país. A proposta da exposição foi mostrar aos congressistas e visitantes fotos e textos que destacam os números, diferenciais e alcance dos Institutos em todo o território nacional.

"Esses momentos são para nós respostas de quanto os Institutos Federais são importantes para o nosso país. O parlamento enxerga o nosso trabalho no Ensino, a Pesquisa e a Extensão. A interiorização, a consolidação e a expansão. São sinalizações que estamos no caminho certo", pontuou a presidente do Conif ao falar da exposição e da sessão solene.

 Vozes da Internacionalização

Ainda nesta quinta, o Conif lançou o e-book "Vozes da Internacionalização", que narra a história de egressos, discentes e servidores que viveram a internacionalização por meio dos Institutos Federais ao longo dos últimos 15 anos. A publicação foi proposta pelos integrantes do Fórum de Assessores de Relações Internacionais do Conselho (Forinter). O Instituto Federal de Goiás participou do lançamento, sendo representado pela coordenadora de Relações Internacionais, professora Maria Carolina Terra Heberlein, que integrou a banca de organizadores do projeto.

 "O e-book da visibilidade da internacionalização e o impacto dele na vida dos nossos servidores e estudantes da Rede Federal. À medida que se navega com esse e-book, vários textos e várias vozes mostram como essa internacionalização impactou a vida dessas pessoas", pontuou Rodrigo Lemos, assessor internacional do Instituto Federal do Rio de Janeiro e proponente do projeto de criação do e-book.

Os textos para compor o “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” foram escolhidos a partir do Edital CONIF/AI 09. A proposta da publicação digital é apresentar uma coletânea de narrativas autênticas e inspiradoras sobre experiências de internacionalização da Rede Federal.

 

 

Assessoria de Comunicação do Conif.​

Foto: Moacir Evangelista/Conif

Fim do conteúdo da página