Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Comunicados do Câmpus Formosa > IFG > Câmpus > Jataí > Notícias do Câmpus Jataí > Semana da Computação é aberta com conferência sobre Inteligência Artifical
Início do conteúdo da página
SECOMP

Semana da Computação é aberta com conferência sobre Inteligência Artifical

Publicado: Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h58 | Última atualização em Terça, 19 de Setembro de 2023, 11h58
imagem sem descrição.

A Semana de Computação (Secomp) 2023 do Câmpus Jataí do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi aberta na noite desta segunda-feira, 18 de setembro, no auditório do Sesc. O evento organizado pela Coordenação de Informática do Câmpus debate aspectos relacionados à Tecnologia da Informação e Comunicação há 18 anos. Neste ano, a Secomp oocorre em formato híbrido, com atividades presenciais e online e conta com palestras, minicursos, competições e mostra de pesquisa (TCCs). O música Bruno Cabral fez a apresentação artística que abriu a Secomp 2023. Ele embalou o auditório com covers e uma música autoral. Já conferência de abertura foi proferida pelo professor Daniel Xavier de Souza, do Câmpus Anápolis do IFG, que falou sobre "IA e recuperação da informação". 

A mesa solene foi composta pelos professores Ruberley Rodrigues de Souza, diretor-geral do câmpus Jataí; Aladir Ferreira da Silva Júnior, coordenador da especialização em Informática na Educação; Leizer Fernandes Moraes, coordenador do curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; pela professora Eliane Raimann, representando a coordenação do curso técnico integrado em Manutenção e Suporte em Informática; e pelo professor Flavio de Assis Vilela, presidente da comissão organizadora da Secomp 2023.

O diretor-geral do Câmpus Jataí, professor Ruberley Rodrigues Souza destacou a importância do Eixo de Informação e Comunicação na constituição da Identidade do Câmpus. "Precisamos relembrar que o curso de Informática foi o primeiro dos cursos superiores que ofertamos em Jataí, quando ainda éramos Cefet," explicou. Ruberley também destacou a verticalização da área no Câmpus. "Temos um exemplo evidente de verticalização, a oferta do curso técnico integrado, do curso de graduação e da especialização em Informática na Educação", celebrou. Ele finalizou sua fala 

Já o presidente da Comissão Organizadora da Secomp, professor Flavio de Assis Vilela, falou sobre a temática da Secomp. "Não temos um temário específico, mas o debate sobre Inteligência Artificial está extremamente acalorado e discutirmos sobre essa tecnologia é fundamental na formação dos nossos estudantes e futuros profissionais da área", finalizou. Por fim, o coordenador da Especialização em Informática na Educação, professor Aladir Ferreira da Silva Júnior, agradeceu o engajamento de toda a comunidade do IFG na realização da Secomp e, também a participação de instituições e entidades parceiras tanto do setor educacional, quanto do setor produtivo.

 

IA e recuperação da Informação

O professor Daniel Xavier de Souza, do Câmpus Anápolis do IFG, foi o conferencista da noite. Ele abriu sua fala fazendo um destaque da atuação em rede do IFG. Em seguida,  Ele tratou da inteligência artificial em uma perspectiva de recuperação da Informação, explicando o novo paradigma que o desenvolvimento de softwares leva a partir da constituição deste novo campo. Para o palestrante, há um novo paradigma em que as máquinas acessam dados e conseguem interpreta-los.

 

 

A SECOMP 2023 apresentará palestras e painéis com renomados palestrantes que abordam temas relacionados com inteligência artificial, explorando desde os fundamentos até as aplicações mais avançadas. Minicursos Práticos: Os participantes terão a chance de mergulhar profundamente em tecnologias específicas por meio de minicursos práticos conduzidos por especialistas. Essas sessões interativas permitirão aos participantes desenvolver habilidades e conhecimentos específicos em Programação, Desenvolvimento de Jogos, Redes de Computadores e outros temas.
Competições Desafiadoras: A SECOMP 2023 não seria completa sem as competições que colocarão à prova as habilidades dos participantes em diversos domínios da computação, como a Secomp Games e A maratona de programação. Mostra de Pesquisa (TCC): Além disso será possível conhecer os projetos de pesquisa na área de tecnologia que estão sendo desenvolvidos por estudantes do IFG/Câmpus jataí, em especial estudantes do curso de Tecnologia em análise e desenvolvimento de sistemas.

 

Leia o que já foi publicado sobre a Secomp aqui, e aqui

 Acesse o site da Secomp

 Acesse a programação da Secomp

 

 Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Jataí

 

 

 

  1.  
Fim do conteúdo da página