Solenidade de posse do diretor-geral é marcada pela participação da comunidade formosense
Diálogo, transparência e parcerias serão a base do trabalho da Diretoria-Geral na gestão 2021 - 2025
Um novo período de gestão do Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) foi iniciado com a cerimônia de posse do diretor-geral, professor Thiago Gonçalves Dias, realizada no Teatro Guaiá, na tarde dessa quarta-feira, 24 de novembro. A solenidade foi transmitida ao vivo pelo canal IFG-Câmpus Formosa, no YouTube, e contou com a presença da reitora do IFG, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon; a pró-reitora de Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Sandra Abadia Ferreira; a autoridade de Monitoramento ao Servidor do IFG, Amaury França; representantes do legislativo, do judiciário, de instituições públicas, organizações não governamentais, empresas locais, servidores e alunos.
Além da reitora e do diretor-geral, compuseram a mesa diretiva a secretária de Desenvolvimento Social de Formosa, Caroline Marques Cichetti Koehler, representando o prefeito Gustavo Marques; e o vice-prefeito Samir Sahori. Em sua fala, o diretor-geral, professor Thiago, ressaltou que o trabalho de gestão é feito com a participação de todos. “Nessa trajetória (...) tenho tido a oportunidade de compreender melhor como se faz e como podemos fazer uma gestão democrática, inclusiva, propositiva, ativa, receptiva e transparente”, disse.
O diretor falou de sua motivação para atuar frente à gestão do Câmpus: “Me motiva mais ainda ver o brilho nos olhos das pessoas, dos colegas, dos parceiros, dos futuros parceiros, um sorriso, lágrimas de alegria ou suor daqueles que se doam para que essa instituição continue existindo e atuando, seja do ponto de vista pedagógico, físico ou administrativo”.
“A gestão não pode ser feita por apenas uma pessoa, um gestor, mas sim, pela soma e multiplicação do trabalho coletivo, acumulando experiências diversas no território em que estamos assentados hoje”, declarou o diretor-geral, professor Thiago.
As palavras do professor foram enfáticas ao destacar a busca incessante por melhorias, apesar das dificuldades enfrentadas pelo IFG – dentre elas, redução de recursos financeiros, de recursos humanos e grave pandemia. “Não nos furtamos de fazer um gerenciamento, buscar novas fontes de recursos, novas parcerias, estabelecer relações fortes com outras instituições e parceiros, sem perder o nosso objetivo principal, que é oferecer uma educação pública, gratuita e de qualidade”, declarou.
Planos
O diretor reeleito citou, de forma geral, seus planos para as áreas de ensino, pesquisa, extensão, administração e infraestrutura do Câmpus Formosa. Avanços nos diálogos, consolidação dos atuais cursos ou proposição de novos cursos são pontos destacados para o ensino. Para a pesquisa e extensão, a busca de fomentos e ampliação de ações e projetos, estreitando laços com a comunidade.
No campo da administração, o plano é dar continuidade na transparência dos atos e participação da comunidade. Para a infraestrutura, a gestão buscará recursos junto à Reitoria e parceiros, com o objetivo de ampliar os espaços do Câmpus. Finalmente, na gestão de pessoas, será dada continuidade no trato respeitoso e imparcial e serão criadas oportunidades de atuação, crescimento pessoal e profissional aos servidores.
Para finalizar, o diretor convidou a comunidade a fazer uma gestão em conjunto. “Quero conclamar a comunidade a fazer comigo esta gestão e continuar contribuindo, desta forma, com a construção e edificação de uma educação que conduza todos nós, educadores e educandos, a uma sociedade melhor”, concluiu.
Após fazer sua autodescrição, a reitora do Instituto Federal de Goiás, professora Oneida Irigon, externou sua solidariedade aos que sofrem “os efeitos da atual crise sanitária, política e social por que passa o país e que tem como epicentro a pandemia da Covid-19”.
“É sempre bom a gente lembrar que o IFG é para todos nós e ele é de todos nós. Com a comunidade acadêmica, vamos continuar construindo essa instituição”, salientou a reitora do IFG, professora Oneida.
Em seguida, Oneida falou sobre os processos democráticos de escolha, legitimou a recondução do professor Thiago ao cargo de diretor-geral e explicou que um processo eleitoral deve ser conduzido com ética, como a eleição do próprio professor. “Qualquer processo eleitoral que seja, ele tem que ser formativo e ele tem que ser feito na discussão, no debate, mas de forma ética, sem fake news, sem utilizarmos de estratégias outras que não sejam de fato o debate das ideias, da proposta, dos projetos que temos para conduzir uma instituição”, explicou.
Sobre a forte participação da comunidade na solenidade de posse, Oneida reiterou sua satisfação pelo reconhecimento do IFG: “Estou hoje aqui muito emocionada, muito feliz por ver que tamanho o Câmpus Formosa está, com toda essa representação (...)”, e continuou, “Isso nos demonstra que, de fato, o IFG está reconhecido aqui, na cidade de Formosa, e nós ficamos muito felizes por isso, porque é por essa razão que aqui estamos, para contribuir para o desenvolvimento da região, para contribuir para essa formação de qualidade”.
“Os institutos federais são celeiros de ideias. Além de ensinar números, técnicas, fórmulas, ciência e tecnologia, arte e cultura, nós temos a obrigação de provocar o debate e a reflexão”, afirmou a reitora.
Função social
A importância social do trabalho realizado pelo Câmpus Formosa do IFG na comunidade pôde ser reconhecido nas palavras do vice-prefeito de Formosa, Samir Sahori, e pela secretária de Desenvolvimento Social, Caroline Marques. “Existe uma Formosa antes do IFG e uma Formosa pós IFG. Aqui, vocês têm feito a diferença na nossa cidade, vocês têm transformado sonhos em realidade. Com a chegada de vocês, hoje, um estudante não precisa mais fazer o que eu fiz, por exemplo: eu tive que estudar em Brasília. Hoje, pode-se formar em Engenharia Civil aqui e eu sou muito grato por este Instituto e por este trabalho que vem sendo realizado aqui na nossa cidade”, declarou Sahori. “A chegada do IFG a Formosa abriu portas para o desenvolvimento, tanto na área da educação, como no desenvolvimento econômico da nossa cidade”, enfatizou Caroline.
Histórico
Thiago Gonçalves Dias é professor de Matemática do Câmpus Formosa desde 2010 e já atuou em Tutoria na Rede E-Tec de Educação a Distância (EaD), Coordenação de Polo EaD, coordenações de cursos, Chefia de Departamento de Área Acadêmica e Diretoria-Geral. Também foi membro de diversos conselhos: Conselho Departamental, de Câmpus (Concâmpus) e Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Conepex).
Realizações
No primeiro mandato, o diretor-geral teve como foco o estabelecimento de parcerias com instituições públicas e privadas, a aproximação do IFG com segmentos da comunidade externa, o desenvolvimento dos trabalhos com a pesquisa, o ensino e a extensão, e a melhoria das condições de funcionamento da Instituição, como se vê no quadro a seguir.
· Tramitação e execução do Programa Nacional de Alimentação Escolar (Pnae); |
· Complementação de bolsas de pesquisa com recursos do Câmpus; |
· Retomada do Café Empresarial, restabelecendo aproximação do Câmpus Formosa com empresas, setores produtivos e órgãos públicos; |
· Criação do Comitê de Ética e Pesquisa; |
· Execução do Simpósio de Iniciação Científica Local; |
· Abertura do novo curso de pós-graduação Lato Sensu, Tecnologia e Educação no Cerrado; |
· Aproximação da Conab, gerando acordo de cooperação com o IFG; |
· Captação de doações para o projeto de produção de saneantes; |
· Introdução do laboratório IFMaker no Câmpus; |
· Articulação com o Banco do Brasil para escalonamento no pagamento de auxílios durante a pandemia; |
· Ações de solidariedade, como a Campanha Solidária, articuladas com servidores e Sindicato Nacional dos Servidores Federais da Educação Básica e Profissional (Sinasefe), como a arrecadação e doação de mais de mil cestas básicas a famílias de baixa renda; |
· Produção e distribuição de saneantes para a comunidade acadêmica e externa; |
· Produção e distribuição de aproximadamente 10 mil máscaras de proteção com parceiros e bolsistas; |
· Abertura do primeiro edital do Câmpus de licença para pós-graduação dos servidores técnico-administrativos; |
· Participação na cerimônia de criação da Federação de Pessoas com Deficiência de Goiás (Fedeg); |
· Atuação na coordenação geral do Grupo de Trabalho Central do IFG para a discussão da jornada de trabalho docente; |
· Prosseguimento dos trabalhos do Plano de Oferta de Vagas e Cursos (POVC); |
· Estabelecimento do IFG/Câmpus Formosa como ponto de vacinação contra a Covid-19; |
· Estreitamento das relações com o poder público local. |
· Aquisições de equipamentos para estrutura administrativa: aparelhos de ar condicionado, equipamentos de laboratório, bebedouros, container e outros. |
· Aquisição de material de sinalização visual ( placas, piso, quadros e outros); |
· Instalação de grades e estruturação da praça (triângulo na região sul do terreno do Câmpus); |
· Recuperação dos quadros de distribuição de eletricidade e das instalações da cabine de distribuição; |
· Construção de depósito; |
· Conclusão da instalação e funcionamento das placas fotovoltaicas; |
· Troca de luminárias, com instalação de refletores; |
· Reforço da iluminação externa aos prédios; |
· Instalação de câmeras de monitoramento patrimonial; |
· Instalação de catracas com software para os devidos registros; |
· Manutenção e recuperação do sistema de ar condicionado dutado do Teatro Guaiá; |
· Melhoria do conforto térmico de ambientes críticos: aparelho de ar condicionado em laboratórios que trabalham com reagentes, sala de professores e ambientes administrativos sem ventilação, ventiladores em todas as salas de aula e troca de persianas danificadas. |
· Construção de casa de máquinas; |
· Troca da bomba d’água e do sistema de abastecimento do poço artesiano; |
· Reforço da estrutura da Estufa; |
· Instalação de escadas do tipo marinheiro; |
· Reparo em instalações diversas (hidráulicas, elétricas, vidrarias e outros). |
Além das ações já realizadas no período anterior de gestão, o segundo mandato promete novos feitos, caso o orçamento federal e as emendas parlamentares sejam liberadas, conforme o previsto. Assim, de acordo com a Gerência de Administração, a nova gestão será direcionada a conclusões de obras importantes, como a quadra poliesportiva e o Restaurante Estudantil, cujo projeto foi concluído nessa segunda-feira, 22 de novembro. Além disso, estão nos planos a construção de passarelas cobertas interligando os blocos, a construção de um espaço de vivência para os alunos e a reforma do teatro, com instalações hoje ausentes na estrutura.
Assista aqui à transmissão da cerimônia de posse realizada no canal IFG-Câmpus Formosa, no YouTube.
Acesse aqui o álbum de fotos da cerimônia, no Facebook.
Setor de Comunicação Social/Câmpus Formosa
Redes Sociais