Estudantes do curso de Licenciatura em Letras participam da VII Epígrafe
Evento é idealizado e organizado por alunos veteranos como uma forma de mostrar o curso aos ingressantes
Alunos ingressantes e veteranos do curso de Licenciatura em Letras/Português lotaram o auditório Demartin Bizerra para abertura da sétima edição da Epígrafe. O evento, que já é tradição no Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, é uma iniciativa de estudantes veteranos do curso e tem o objetivo de apresentar a licenciatura aos calouros, abordando temas atuais que desafiam os futuros profissionais na área de Letras. O evento segue até sexta-feira, dia 6, com programação diversificada.
Neste ano, a Epígrafe traz discussões sobre inclusão no ensino, estratégias para o ensino da língua portuguesa a alunos intercambistas, além de questões relacionadas a pesquisa e extensão na área de Letras/Português. As atividades iniciaram com a apresentação da mesa diretiva do evento, que contou com a participação da coordenadora da Licenciatura em Letras, professora Luciene Araújo de Almeida; da diretora-geral, professora Maria de Lourdes Magalhães; da chefe do departamento de áreas acadêmicas I, professora Fabiane Oliveira, e da coordenadora de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias do Câmpus Goiânia, professora Cleiliane Sisi Peixoto.
Em seguida, o professor Antônio César Caldas Pinheiro, do Instituto de Pesquisas e Estudos Históricos do Brasil da Pontifícia Universidade Católica de Goiás, ministrou palestra sobre Paleografia. Logo após, a professora Edna Misseno Pires (PUC Goiás/UFG), a especialistas Lidiane Dias Lira e a professora Soraya Bianca Reis, do IFG Câmpus Goiânia, participaram da mesa-redonda Ações inclusivas das Instituições para com pessoas deficientes: estratégias e desafios enfrentados por educadores e alunos.
A programação da VII Epígrafe conta também com comunicações orais e apresentação de pôsteres. Para conferir todos os detalhes, basta acessar a página do evento.
De aluno para aluno
Para a coordenadora da Licenciatura em Letras, o grande diferencial da Epígrafe é justamente a participação ativa dos estudantes na organização do evento. “Tem essa aproximação com eles. Eles vão atrás dos convidados, dos assuntos”, comenta. Para ela, como o evento é uma forma de mostrar o curso aos alunos ingressantes, os discentes sentem-se contemplados o que culmina numa maior adesão dos participantes.
Segundo a professora, esse ano alunos recém-chegados à instituição, que ainda estão nos 2º e 3º períodos do curso de Letras, manifestaram interesse em participar da organização do evento. Matheus Romano, do 2º período, é um deles. O estudante afirma que gostou bastante da última edição do evento, quando estava ingressando na Instituição. Além de retribuir as boas-vindas, entregando uma nova edição da Epígrafe aos calouros do primeiro semestre de 2020, ele diz que o contato com os demais estudantes de outros períodos durante a organização e desenvolvimento do evento é valioso.
Maria Cláudia da Silva Lima, do 3º período de Licenciatura em Letras, afirma que sempre quis se envolver com a organização da Epígrafe. “São temas esclarecedores, que fazem parte da nossa vida enquanto futuro profissional, mas que vai bem além disso. Agrega em todas as áreas”, explica a aluna referindo-se às temáticas abordadas pelo evento, que são selecionadas pelos próprios estudantes organizadores.
A Epígrafe é realizada todo início de semestre letivo no Câmpus Goiânia. Confira mais imagens e informações sobre as edições anteriores.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia.
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