Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Próximos Eventos (Câmpus Luziânia) > IFG > Últimas notícias > Gestores participam da III Conferência Regional de Ensino Superior (CRES 2018) na Argentina
Início do conteúdo da página
Educação

Gestores participam da III Conferência Regional de Ensino Superior (CRES 2018) na Argentina

Evento é o mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe.

  • Publicado: Segunda, 18 de Junho de 2018, 09h20
  • Última atualização em Quinta, 28 de Junho de 2018, 14h56

Três gestores do Instituto Federal de Goiás (IFG) participaram entre os dias 11 e 16 de junho de Conferência internacional, realizada na Cidade de Córdoba – Argentina. A diretora Executiva, Adriana dos Reis, e os diretores-gerais do Câmpus Aparecida, Ana Lucia Siqueira de Oliveira, e do Câmpus Cidade de Goiás, Sandro Ramos de Lima, estiveram presentes.

Cerca de 10 mil pessoas participaram do evento, entre reitores, gestores de educação, professores e estudantes, representantes de movimentos sociais e sindicatos, representantes da sociedade civil. Eles discutiram durante os seis dias a atual conjuntura da educação superiore e delinearam um plano de ação e compromissos para nessa área para a América Latina e Caribe, ações a serem realizadas nos próximos 10 anos.

Foram discutidos os eixos temáticos: A educação Superior como parte do Sistema Educativo da América Latina e Caribe, Educação Superior, diversidade cultural e interculturalidade na América Latina, A Educação superior internacionalização e integração regional na América Latina e Caribe, o Papel da educação superior de cara com os desafios sociais na América Latina e Caribe, A pesquisa científica e tecnológica e a inovação como motores do desenvolvimento humano, social e econômico para América Latina e Caribe, O papel estratégico da educação superior no desenvolvimento sustentável na América Latina e Caribe e Os cem anos da Reforma Universitária de Córdoba.

“Consideramos que a nossa participação foi importante para dialogarmos conjuntamente com outras instituições de ensino e demais participantes durante as mesas de discussões, bem como de ter participado dos grupos temáticos para a discussão e proposições do plano de ação que será o documento base para a próxima década”, afirma Adriana.

Ela complementa ainda dizendo que “A tônica das discussões foi de que a universidade é um bem comum capaz de fazer e trazer a revolução social e, por isso, deve ser uma responsabilidade pública e que a sociedade  tem que combater a ideia neoliberal de que a universidade tem que se sustentar por si mesma ou se mercantilizar. A  universidade tem que democratizar o acesso de todos e de todas, defender a sua autonomia, reafirmando o que outrora já fora afirmado no manifesto  da Reforma de Córdoba que completou 100 anos em 2018”, conclui.

Mais informações sobre o evento acesse: http://www.cres2018.org/

 

A Conferência

A Conferência Regional de Educação Superior da América Latina e do Caribe 2018 (CRES 2018) é uma reunião de dimensão regional organizada em conjunto com o Instituto Internacional para a Educação Superior na América Latina e no Caribe (IESALC) da UNESCO, a Universidade Nacional de Córdoba, o Conselho Interuniversitário Nacional da Argentina (CIN) e a Secretaria de Políticas Universitárias do Ministério de Educação e Esportes da República Argentina (SPU).

É o evento mais importante do Sistema de Educação Superior da América Latina e do Caribe. Reitores e reitoras, diretores e diretoras, acadêmicos, docentes, estudantes e representantes de numerosas organizações governamentais e não governamentais reúnem-se para analisar e discutir sobre a situação do sistema educativo na região e delinear um plano de ação para a próxima década, orientado à necessidade de reafirmar o sentido da educação como bem social, direito humano e responsabilidade do Estado.

 

Diretoria de Comunicação Social/Reitoria. Com informações dos organizadores da CRES 2018.

Fim do conteúdo da página