Publicado edital de fomento à pesquisa científica e ao desenvolvimento tecnológico
Projetos nas áreas de engenharia, informática, ciências e outras que utilizem métodos computacionais ou numéricos podem participar
O Instituto Federal de Goiás, por meio de sua Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação, publicou edital que busca selecionar projetos de pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação. As inscrições para o processo de seleção estão abertas até o dia 15 de agosto. O edital publicado visa à concessão de oportunidades para a realização de pesquisa colaborativa no âmbito do acordo de cooperação internacional do IFG com o Centro Internacional de Métodos Numéricos em Engenharia (CIMNE) da Universidade Politécnica da Catalunha - Espanha (UPC).
De acordo com o Edital, serão selecionados projetos de pesquisa de desenvolvimento tecnológico e inovação que apresentem viabilidade em termos de infraestrutura e pessoal qualificado para o desenvolvimento internacional. Esses projetos podem estar ou não em andamento. Além disso, os projetos precisam ter como objetivo a formação científica e tecnológica, por meio da aprendizagem de técnicas e métodos de pesquisas que envolvam algum tipo de método numérico ou computacional, bem como estimular a criatividade e a inovação a partir do confronto direto das temáticas atuais nas seguintes áreas do conhecimento: engenharias; informática; ensino de ciências. Segundo o documento que rege o processo seletivo, também pode participar da seleção projeto de qualquer área do conhecimento, desde que sejam utilizados métodos computacionais ou numéricos em sua metodologia.
Inscrições
A inscrição deve ser feita pelo orientador do projeto diretamente através do endereço eletrônico: https://sugep.ifg.edu.br/eventos/#/publico/chamadaspublicas/inscricao/4051 , até o dia 15 de agosto. Cada orientador poderá inscrever até dois projetos de pesquisa. Os estudantes poderão participar de um único projeto neste edital. Podem participar alunos de cursos técnicos, de graduação e pós-graduação. Os projetos podem ser orientados por servidores docentes e técnico-administrativos.
Outras informações sobre requisitos para participar do processo seletivo e sobre a inscrição podem ser obtidas no Edital n. 12/2019-PROPPG.
Acordo de Cooperação CIMNE
O Acordo de Cooperação estabelecido entre o IFG e a Universidade Politécnica da Catalunha (UPC) tem como objetivo fomentar a realização de atividades acadêmicas e científicas e o desenvolvimento de projetos colaborativos de ensino e pesquisa, estimulando a formação de equipes mistas de trabalho. Possibilitar a mobilidade acadêmica de servidores e alunos para fins de ensino, pesquisa e assessoria, bem como intercambiar informações, documentações e publicações também são alguns dos objetivos do Acordo.
Segundo a PROPPG do IFG, o protocolo firmado entre as duas instituições prevê também atividades como assessoria acadêmica de investigação de projetos que possam extrapolar as fronteiras do conhecimento e dos países envolvidos; intercâmbio internacional de professores, especialistas e estudantes; coedição de textos impressos ou digitais para a docência e pesquisas; além de participação em cursos de formação para alunos de graduação e pós-graduação, pesquisadores e profissionais, bem como em eventos científicos resultantes das atividades sistemáticas de ambas as instituições.
Acesse o edital: http://www.ifg.edu.br/editais-pesquisa-e-pos-graduacao/em-andamento/13645-edital-n012-2019
Para mais informações, clique aqui.
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais