Com o objetivo de pensar soluções práticas para problemas reais, começa a etapa de desenvolvimento do Lapassion
Solenidade de abertura da etapa de desenvolvimento foi realizada na manhã desta segunda-feira, no Câmpus Goiânia
Internacionalização. Indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão. Resolução de desafios. Intercâmbio. Esses são alguns dos elementos que serão trabalhados na etapa de desenvolvimento do Lapassion@Goiânia, que começou nesta segunda-feira, 9 de março, no Instituto Federal de Goiás. Com o objetivo de trazer boas práticas desenvolvidas na Europa para instituições da América Latina, estudantes selecionados irão nas próximas 10 semanas elaborar projetos multidisciplinares com o tema “Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável”.
A solenidade de abertura dessa etapa de desenvolvimento do projeto internacional que tem o IFG como uma das sedes no país foi realizada na manhã desta segunda-feira, 9 de março, no Câmpus Goiânia e contou com a presença de vários gestores do IFG, além de convidados de outras esferas governamentais.
Participaram da mesa diretiva da solenidade, o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva; o pró-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Paulo Francinete; a diretora-geral do Câmpus Goiânia, Maria de Lourdes Magalhães; a líder da bancada goiana no Congresso Nacional, a deputada federal do PDT, Flávia Morais; e o coordenador do Lapassion no âmbito do IFG, Ruberley Rodrigues de Souza.
Estiveram presentes também no evento os pró-reitores do IFG de Ensino, Oneida Irigon; Desenvolvimento Institucional e Recursos Humanos, Amaury França; Extensão, Daniel Barbosa; Administração, José Carlos Barros. Além dos pró-reitores, prestigiaram a solenidade diretores de alguns câmpus do IFG, como do Câmpus Inhumas, Luciano dos Santos; e do Câmpus Itumbiara, Aline Barroso, além de outros gestores de câmpus. Prestigiaram também a solenidade representantes do governo estadual e municipal, de Goiânia e Senador Canedo, representantes do Sistema S, da Fapeg e da UFG.
Oportunidade e internacionalização
Para o coordenador do Lapassion na Instituição, Ruberley Rodrigues de Souza, ter o IFG como uma das sedes da etapa de desenvolvimento dos projetos multidisciplinares do Projeto é muito especial: “hoje estamos dando início à etapa Lapassion @Goiânia, e isso é muito importante para nossa Instituição, pois esse projeto é mais do que uma ação de mobilidade estudantil: é uma oportunidade de internacionalização, pesquisa, ensino e extensão que tem o poder de englobar toda a Instituição. ”
Chamando atenção para a importância da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, que é um princípio da esfera do ensino superior no Brasil, o pró-reitor Paulo Francinete destacou: “os estudantes terão a oportunidade com o projeto de viver na prática essa indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão; isso porque o Lapassion traz uma oportunidade muito importante de colocar esse princípio em prática”.
Para a professora Maria de Lourdes Magalhães, diretora-geral do Câmpus Goiânia, local em que os estudantes irão desenvolver os projetos, “os discentes envolvidos no Lapassion terão a oportunidade de viver 10 semanas de vários desafios e muito aprendizado, e isso é muito importante para o IFG”. Segundo a diretora, após meses de planejamento, o Câmpus Goiânia “ratifica o compromisso de acolher de forma cuidadosa e respeitosa todos os alunos que irão participar do projeto”, destacou a docente.
Prestigiando a solenidade de abertura, a líder da bancada goiana no Congresso Nacional, deputada Flavia Morais, aproveitou para destacar a importância do IFG para o Estado. Em seu discurso, a parlamentar ressaltou o direcionamento da emenda de bancada que foi destinada aos Institutos Federais e chamou atenção para a importância dos IFs, especialmente o IFG, que, segundo a deputada “é uma instituição que tem muita credibilidade diante dos parlamentares goianos”. Além disso, a líder da bancada goiana chamou atenção para a importância das atividades que o IFG promove, como esse intercâmbio e a articulação que está sendo realizada com o Projeto Lapassion, uma ação que envolve vários países com o objetivo de estabelecer a troca de experiências e de conhecimento, apresentando, assim, uma oportunidade de pensar soluções práticas para problemas reais.
O reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, além de agradecer a emenda destinada aos Institutos Federais mencionada pela deputada, destacou a importância da indissociabilidade da pesquisa, do ensino e da extensão, que pode ser percebida em um projeto como esse. Além disso, o reitor ressaltou a importância da realização do projeto no IFG, dizendo que “o Lapassion é um projeto que define novos caminhos para nossa instituição, sobretudo no âmbito da inovação”. Agradecendo a presença de todos os presentes, o reitor aproveitou para desejar um bom evento para todos os envolvidos nessa etapa de desenvolvimento do projeto durante as próximas 10 semanas.
LAPASSION
Além dessa etapa no IFG, simultaneamente serão realizadas outras três no Instituto Federal do Amazonas (IFAM), no Instituto Federal Sul-Rio-Grandense (IFSul) e nas instituições chilenas Fundação do Instituto Profissional (DUOC) e Pontifícia Universidade Católica do Chile (PUC-Chile), no período de março a junho de 2020.
Equipe envolvida no Projeto Lapassion, após a solenidade de abertura
Nas próximas semanas, os estudantes selecionados do IFG e de outras cinco instituições parceiras (IFTM, IPP; TAMK; PUC-Chile e DUOC) e também dos Institutos Federais do Espírito Santo (IFES), Instituto Federal do Rio de Janeiro (IFRJ) e Instituto Federal de Minas Gerais (IFMG), sob a supervisão de tutores, desenvolverão ideias a respeito do tema Como contribuir para uma sociedade inclusiva e sustentável.
Divididos em grupos multidisciplinares e multi-institucional, os estudantes se dedicarão a resolver os desafios apresentados por empresas e órgãos governamentais parceiros do IFG. Dentre esses parceiros estão, a Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Trabalho, Ciência e Tecnologia de Goiânia; a Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Políticas Afirmativas de Goiânia; a Secretaria Municipal de Educação e Cultura de Senador Canedo; a Superintendência Municipal de Trânsito e Transportes de Senador Canedo; e as empresas Ecológica e Laticínios Bela Vista.
Elaborado por um consórcio de 13 instituições de ensino superior, o Projeto Lapassion conta com cinco instituições brasileiras: IFG; Instituto Federal do Amazonas (IFAM); Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFTM); Instituto Federal do Maranhão (IFMA); e Instituto Federal Sul-rio-grandense (IFSul); duas chilenas (Fundação do Instituto Profissional – DUOC; Pontifícia Universidade Católica do Chile – PUC); duas uruguaias (Universidade Tecnológica do Uruguai – UTEC; Universidade da República do Uruguai – UDELAR); uma portuguesa (Instituto Politécnico do Porto – IPP); duas espanholas (Universidade de Vigo – UVIGO; e Universidade de Salamanca – USal); e uma finlandesa (Universidade de Ciências Aplicadas de Tampere – TAMK). Participam também do consórcio duas associações: Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) e Associação de Empresas de Portugal (AEP).
Confira as fotos da solenidade de abertura em nosso Facebook
Diretoria de Comunicação Social/Reitoria.
Notícias (Servidor)
“Caravana cultural” leva 52 fazedores de cultura do Centro-Oeste para Encontro Nacional dos Comitês de Cultura, em Brasília
17/11/2025 09h49
Novo ciclo da autoavaliação institucional começará em dezembro
17/11/2025 08h00
Diversidade, pluralidade, diversão e reflexão prometem marcar a XVIII edição do Festival de Artes de Goiás
14/11/2025 16h53
Seminário de Gestores começa no IFG
06/11/2025 09h02
Comunicados (Servidor)
NOTA: Cumprimento Integral do Termo de Acordo nº 11/2024
11/12/2025 10h56
Nota de Pesar e Solidariedade (Cefet/RJ)
29/11/2025 10h36
Seleção de Formação de Bancas – Processos Seletivos 2026-2 a 2027-2
20/10/2025 12h09
Instabilidade no site e serviços digitais do IFG
05/09/2025 11h36
Fecin - Inscrições prorrogadas
20/08/2025 10h31
NOTA DE PESAR: Acidente com estudantes da UFPA
16/07/2025 10h30
Levantamento das necessidades de desenvolvimento que irão compor o Plano de Desenvolvimento de Pessoas do IFG 2026
14/07/2025 16h15
Anais do 17º Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG
14/07/2025 10h00
Questionário do projeto "Caminhos para Aposentadoria: Preparação e Cidadania": suspensão temporária
22/05/2025 12h33
COMUNICADO DA REITORIA DO IFG
16/05/2025 19h19
Comunicado de Instabilidade nos Serviços de TI
15/04/2025 19h26
Tira-dúvidas | PGD -- Horários
01/04/2025 16h04
Para servidores: formação em mediação de conflitos
17/03/2025 14h30
Resultado Preliminar - Afastamento Pós-Graduação Reitoria
14/02/2025 17h43
Editais abertos: Pesquisa MCTI-FINEP | Apoio financeiro
26/12/2024 14h14
Comunicado - Resultado Preliminar | Técnico Integrado
17/12/2024 18h36
Eleições CPA (Comissão Própria de Avaliação)
21/11/2024 14h47
Termo de Uso dos Serviços do Google Workspace For Education no IFG
18/11/2024 15h48


Redes Sociais