Conheça os dois candidatos à direção-geral do Câmpus Anápolis
Confira as trajetórias de Cassiomar Rodrigues Lopes e Kátia Cilene Costa Fernandes
No próximo dia 14 de junho, servidores e estudantes do Instituto Federal de Goiás (IFG) – Câmpus Anápolis escolherão a pessoa que ocupará o cargo de diretor-geral. São candidatos para o mandato de quatro anos à frente do câmpus o professor Cassiomar Rodrigues Lopes e a professora Kátia Cilene Costa Fernandes. Conheça a seguir um pouco mais sobre a história e trajetória acadêmica dos dois candidatos.
Cassiomar Rodrigues Lopes é graduado em Administração (Faculdade Santa Rita de Cássia - Bolsista Prouni), MBA em Engenharia e Gestão da Produção Industrial (IPOG) e mestre em Agronegócios (UFG). Possui 10 anos de experiência como professor nos diferentes níveis de ensino (Ensino Médio, EJA, EAD, Superior e em Pós-Graduação Lato sensu), em instituições pública e privada. Está no IFG Anápolis desde abril de 2012. Além do IFG, atuou na UniEvangélica e no SENAC-GO. No âmbito do ensino no IFG, além de professor, atuou no NDE (Núcleo Docente Estruturante) do Curso de Logística, Supervisão de estágio, Orientação de TCC (Graduação e Pós-Graduação), e foi coordenador do Curso de Logística entre 2018 e 2020. Foi Coordenador de Integração Empresa/Escola - COSIEE em 2017 e Coordenador do Polo de EAD no Câmpus Anápolis entre 2014 e 2017. Na pesquisa, coordenou projetos de PIBITI / PIBIC / PIBIC-EM que resultaram em publicações em revistas, congressos nacionais e internacionais além de capítulos de livros. Participa atualmente de dois grupos de pesquisa, sendo eles: Núcleo de Pesquisas e Estudos na Formação Docente e Educação Ambiental (NUPEDEA) e Grupo de Estudos e Pesquisas em Logística e suas Tecnologias (GELOT). Em 2018, foi um dos orientadores da equipe Inocência, do desafio Células Empreendedoras, sendo a campeã na fase estadual e regional e ficando em segundo lugar na fase nacional. Na extensão, como coordenador do projeto, aprovou recursos e contou com o envolvimento de 23 bolsistas no projeto para elaboração de software livre para gestão de micro e pequenas empresas. Atua desde 2018 como Avaliador Institucional Externo do INEP/MEC, avaliando e credenciando dezenas de faculdades pelo Brasil. Em 2020, foi eleito como representante docente do CONEPEX – Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão, participando também da câmara de ensino. Iniciou sua carreira profissional aos 15 anos de idade, sendo estes dedicados à área de gestão, atuando em empresas como Maeda S/A, Caramuru Alimentos S/A, Plantar S/A, e Novo Mundo S/A, nas áreas de Gestão de estoques, Compras e Produção, no papel de Analista de Compras, Gerente de Depósito dentre outros. Foi eleito em 2014 como Conselheiro do Conselho Regional de Administração do Estado de Goiás (CRA-GO), onde ocupou as funções de Presidente da Comissão de Compras e Licitação (2015/2016), Presidente da Comissão de Sindicâncias (2015/2016) e Presidente da Comissão Eleitoral (2016). No período de 2014 a 2015, foi presidente do CRA-Jovem. Em 2017, foi eleito Diretor de Registro e Fiscalização do CRA-GO, para o Biênio 2017/2018 e 2019/2020, onde realizou um trabalho para a valorização do Administrador no Estado de Goiás. Em 2018 foi reeleito como conselheiro para o mandato 2019/2022.
Kátia Cilene Costa Fernandes é graduada em Matemática (UFU), especialista em Metodologia do Ensino da Matemática (UNICLAR/SP), mestra em Matemática (UFG) e doutora em Ciência da Computação (UFG). Possui experiência como docente de matemática no ensino fundamental e médio, tanto na rede pública quanto na privada, e também ministrou aulas de matemática para EJA, na rede pública. Atuou como professora convidada na UEG (2000-2004) e em instituições privadas do interior do estado de Goiás. Após o término do mestrado, trabalhou em várias instituições de ensino em Goiânia como professora convidada na PUC/GO (2004 – 2006; 2007; 2009 – 06/2010), professora substituta na UFG (2005 e 2006), professora convidada no curso de Licenciatura em Matemática na UEG (10/2006-3/2007) e professora na área de matemática e estatística, coordenadora da Especialização em Matemática e coordenadora da Comissão Própria de Avaliação (CPA) da Faculdade Araguaia (2005 – 06/2010). Está no IFG Anápolis desde a implantação do câmpus, em 2010. Foi membra do Conselho Departamental, do Núcleo Docente Estruturante (NDE) de vários cursos (Licenciatura em Química, Tecnologia em Logística e Ciência da Computação), participou da criação/reformulação das ementas dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) (Tecnologia em Logística, Engenharia Civil da Mobilidade, Ciência da Computação, Licenciatura em Química) e também foi coordenadora do curso da Ciência da Computação. Esteve na comissão local da construção do PDI, participou da criação/atualização dos relatórios da CPA do IFG (2007/2008, 2009/2010 e 2011/2012), do reconhecimento de vários cursos superiores. Já ministrou aula na área de matemática e estatística em todos os níveis e modalidades dessa instituição (técnico integrado, técnico integrado EJA, subsequente, Formação Inicial e Continuada (FIC) - Programa Mulheres Mil e superior) e já orientou discentes em Trabalhos de Conclusão de Cursos (TCC’s) na Licenciatura em Química, Ciência da Computação e Tecnologia em Logística. Em 2020, foi coordenadora/professora do projeto de ensino de Matemática: conteúdos essenciais, oferecido para estudantes dos cursos superiores, na forma remota. Participou, também, da comissão local Frente Pedagógica para debate/construção da Instrução Normativa 07/2020 do Ensino Remoto Emergencial. Atualmente faz parte do Núcleo de Assistência às Pessoas com Necessidades Específicas (NAPNE), da Comissão de Permanência e Êxito - como colaboradora do Núcleo Docente Estruturante (NDE) do curso da Ciência da Computação, está na Coordenação da Engenharia Civil da Mobilidade, ministra aulas e orienta estudantes em TCC’s. Integra os grupos de pesquisa Grupo de Estudos e Pesquisas em Logística e suas Tecnologias (GELOT) e Grupo de Pesquisa e Estudo em Ciência da Computação (GECOMP) e o corpo docente da pós-graduação de Inteligência Artificial Aplicada.
POR QUE DESEJA SER DIRETOR (A) DO IFG ANÁPOLIS?
Para o Portal do IFG Anápolis, os candidatos responderam a uma pergunta: "Por que deseja ser diretor (a) do IFG Anápolis?" Confira abaixo a resposta do professor Cassiomar e da professora Kátia:
Resposta de Cassiomar Rodrigues Lopes:
Prezados servidores e alunos, meu nome é Cassiomar Lopes e venho lhes apresentar o porquê desejo ser diretor do IFG-Anápolis. De início porque acredito no potencial emancipatório das pessoas pela educação. Também, porque sou professor e gestor com experiência e em constante formação acadêmica, profissional e humana. Desejo ser diretor porque acredito que “dialogar e incluir” são princípios importantes, porém são básicos de qualquer gestão. Acredito que podemos construir um Câmpus onde o diálogo e a inclusão serão permanentes, mas precisamos estar voltados principalmente para a “Renovação, integração e Inovação”. Precisamos de uma Renovação através de um outro cenário de gestão. Uma gestão participativa e com oportunidades iguais para todos, na qual as pessoas não sintam medo de expressar suas ideias, não sejam perseguidas e não precisem compactuar com aquilo que não concordam. Desejo ser diretor para uma Gestão Integradora, pois consideramos que não é possível exercer uma “gestão participativa e com oportunidades iguais para todos” com a existência de grupos com privilégios. Desejo ser diretor para realmente Inovar por meio de novas conexões, ações, valoração de ideias e pessoas. Por fim, porque acredito na democracia. Acredito que a “democracia é a alternância de poder” e por isso eu peço seu voto e sua confiança para encontrarmos novos e melhores caminhos.
Resposta de Kátia Cilene Costa Fernandes:
Desde 2010 estou no IFG - Câmpus Anápolis. Em todos esses anos estive envolvida em várias comissões, construções de PPC’s, coordenações de curso, debates/discussões para melhorias do ensino-aprendizagem, NAPNE, já ministrei aula na área de matemática e estatística em todos os níveis e modalidades dessa instituição, dentre outras atividades. Sempre em defesa de uma educação pública, gratuita, de qualidade, laica, autônoma, inclusiva e democrática. Além disso, participando de orientações de tcc’s e de grupos de pesquisas, com foco no princípio da indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão, e a integração com a sociedade. O Plano de Trabalho que apresento para esta eleição à direção-geral é um trabalho de muitas mãos: professores, técnicos administrativos e alunos. Nele defendemos uma gestão participativa e democrática, em um processo reflexivo, dinâmico e colaborativo. Assim, quero ser diretora-geral do Câmpus Anápolis porque acredito que através desse plano será possível colocar em prática tudo que eu sempre defendi e acreditei para essa instituição, em prol de uma educação de qualidade, emancipatória, omnilateral, e que promova a inclusão, a inserção no mundo do trabalho, o desenvolvimento social, cultural e o respeito à diversidade, ou seja, uma instituição para todos(as).
Conheça o plano de trabalho do candidato Cassiomar Rodrigues Lopes
Conheça o plano de trabalho da candidata Kátia Cilene Costa Fernandes
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Anápolis
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