Discussões sobre a pesquisa, do ensino médio à pós-graduação, marcam abertura do V SICT
O V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica do IFG Aparecida de Goiânia foi iniciado nesta terça-feira, 11 de setembro, e prossegue até o dia seguinte
A mesa-redonda “Ensino e Pesquisa: caminhos indissociáveis de formação acadêmica e profissional” marcou a abertura do V Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica (SICT) no IFG – Câmpus Aparecida de Goiânia, na manhã desta terça-feira, 11 de setembro. O evento, organizado pela Gerência de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão (Gepex) do Câmpus, prossegue até o dia seguinte e tem, por tema geral, a identificação "Ciência para a redução das desigualdades”, seguindo a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia.
O gerente de Pesquisa, Pós-Graduação e Extensão, professor José Renato Masson, destacou, em seu pronunciamento, que o tripé ensino-pesquisa-extensão, que constitui os eixos fundamentais para construção do conhecimento, tem no Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica uma ênfase na Pesquisa. José Renato apontou as discussões da mesa de abertura e as apresentações orais a serem feitas por estudantes nos dois dias do evento, como sendo os dois momentos altos de valorização da pesquisa dentro da programação do Seminário.
Maturidade e habilidade
Integrada pelos professores Joana Cristina Neves de Menezes Faria, Marlei de Fátima Pereira e Renato Costa Araújo, a mesa foi mediada pela professora Marisa Alves Vento. Os docentes discorreram sobre modalidades de pesquisas realizadas em diferentes áreas e graus de formação, como Ensino Médio, graduação e pós-graduações. Todos destacaram a especificidade dos estudantes que cursam o Ensino Médio nas instituições da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica, que costumam demonstrar maior maturidade e habilidade com a pesquisa quando ingressam em estágios educacionais superiores.
Os professores debatedores apresentaram experiências exitosas realizadas com estudantes de ensino médio, de nível superior e de pós-graduação envolvendo a prática da pesquisa. A professora Joana falou do método de ensino que ela utiliza com seus alunos de cursos técnicos de nível médio e também do curso de Pedagogia Bilíngue, valendo-se de uma perspectiva lúdica, que ela considera muito positiva para despertar interesse dos alunos e possibilitar maior compreensão sobre as disciplinas da Biologia. O professor Renato Araújo falou de projeto de ensino que desenvolve com estudantes do curso de Engenharia Civil utilizando resíduos de construção e que tem possibilitado aos alunos a publicação de suas pesquisas em revistas conceituadas na área da construção civil.
A professora Marlei Pereira discorreu sobre características de cursos de pós-graduação e relatou produto educacional desenvolvido por estudante do Mestrado Profissional em Educação para Ciências e Matemática, do IFG – Câmpus Jataí, para orientação sobre o aproveitamento de água da chuva. “Esta discussão se torna ainda mais rica com a presença de professores da casa, que conhecem a realidade de nossos alunos e da nossa Instituição”, comentou a mediadora Marisa Alves Vento.
Cultura e programação geral
O grupo musical que fez a abertura cultural do Seminário de Iniciação Científica e Tecnológica, “Magic Society”, executou um repertório alternando rock alternativo e rap para o momento. Os integrantes Hudson Arruda Ribeiro, Isaías Manoel, Rhyan Victor, David Augusto e Higor Carvalho são estudantes dos cursos técnicos integrados em Química e em Edificações. Os adolescentes organizaram o grupo e escolheram o nome para se apresentarem na abertura do V SICT. A aprovação do público mostrou que deverão se reunir mais vezes em eventos do câmpus.
A programação do Seminário prossegue por todo o dia, inclusive no período noturno, e permanece até o início da tarde de quarta-feira, com oficinas, minicursos e apresentações orais. Na noite do primeiro dia do Seminário, acontece também a atividade denominada Espaço de Diálogo. O gerente de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão do Câmpus Aparecida de Goiânia, professor José Renato Masson, informa que nesta ação, professores e alunos de cada curso se reunirão para debater questões próprias de suas respectivas áreas.
Imagens de minicursos e oficinas
Programação de oficnas e minicursos:
Minicursos
Dia 11/09
- 13h30 – Sala 34B
A dança como ferramenta para conhecimento de si mesmo
- 14 horas – Sala 2B
Como construir personagens para jogadores em Dungeons and Dragons 5ª edição
- 14 horas – Sala 17B
Ensinando Engenharia Civil às Máquinas: Conceitos e Aplicações de Ciências de Dados e Machine Learning
- 14h30 – Sala 35C
Aperfeiçoamento de habilidades em laboratório: pesagem, pipetagem e titulação
Dia 12/09
- 8 horas – Sala 12C
Utilização da biomassa de banana verde na alimentação
- 8 horas - Sala 2B
Como construir personagens para jogadores em Dungeons and Dragons 5ª edição
- 8h30 – Sala 35C
Aperfeiçoamento de habilidades em laboratório: pesagem pipetagem e titulação
- 10 horas - Sala 12C
Utilização da biomassa de banana verde na alimentação
Oficinas
Dia 11/09
- 14 horas – Miniauditório B
Pense Grande
- 14 horas – Laboratório de Informática – Sala 13B
Exames Internacionais: preparação para o TOEIC
Dia 12/09
- 8 horas - Laboratório de Informática – Sala 13B
Exames Internacionais: preparação para o TOEIC
- 8 horas - Miniauditório B
Pense Grande
- 10 horas - Miniauditório B
Pense Grande
Coordenação de Comunicação Social e Eventos / Câmpus Aparecida de Goiânia
Redes Sociais