Conversa com Roberto Lima, da diretoria da ANCINE, reúne estudantes de audiovisual
Programas de fomento à produção cinematográfica foi o assunto principal da palestra
Os estudantes do Bacharelado em Cinema e do Técnico Integrado em Produção de Áudio e Vídeo estiveram reunidos hoje, dia 02 de junho, no auditório da Unidade Santana da UFG, para uma conversa com um dos diretores da Agência Nacional de Cinema (ANCINE), Roberto Lima, sobre os programas de fomento que visam o desenvolvimento de ações fora do eixo Rio-São Paulo.
“É interessante perceber o esforço de vocês de abrir um curso de cinema fora da região concentrada, o que vem ao encontro de algumas ações da agência que visam a desconcentração e o maior acesso à produção cinematográfica, como o Fundo Setorial do Audiovisual que é um esforço de regionalização dos recursos para a realização de produções locais”, destacou Roberto Lima. Ele também esclareceu como ocorre a geração de renda para programa, por meio do imposto denominado Condecine que incide sobre a distribuição de obras audiovisuais com finalidade comercial.
Os estudantes também tiveram acesso à informações a respeito do papel da ANCINE que atua, além do fomento, na fiscalização e regulação do mercado audiovisual brasileiro. “É importante que vocês conheçam o mercado para o qual vocês irão entrar, qual a sua lógica de operação e como foram constituídas as políticas públicas, o que são, e o que motivou a criação delas para que, enquanto cidadãos atuantes nesse setor, defendam a permanência ou mudança delas”.
Conheça mais as Ações e Programas da ANCINE
Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás
Redes Sociais