Começam as obras de pavimentação da rua de acesso ao IFG
O programa "Bloco na Rua" da Prefeitura de Goiás foi lançado hoje em frente ao IFG
A obra de pavimentação da rua que dá acesso do IFG pelo setor Rio vermelho foi iniciada hoje, 28/11, com o lançamento do Programa "Bloco na Rua" pela Prefeitura da cidade. Estiveram presentes no evento, que ocorreu embaixo de uma tenda montada pelo poder público na porta do IFG, vários integrantes da Câmara e do secretariado municipal, moradores do bairro, estudantes e servidores do IFG, com a presença da Reitora Oneida Irigon e do Diretor-Geral Sandro Ramos de Lima.
A vereadora Elenízia da Mata, representante da Prefeitura na Câmara Municipal, fez questão de convidar o estudante Joaquim karajá, líder do Grêmio Estudantil que em nome de todos os estudantes expressou a alegria pela conquista do início da pavimentação. "Estivemos no gabinete do prefeito no ano passado e desde então aguardávamos essa resposta, estamos muito felizes e lembramos que não basta bloquetear, precisamos de toda infraestrutura como a iluminação para os estudantes do noturno e o transporte para os bairros mais distantes".
O prefeito explicou à população que a realização da obra atende a um desejo antigo que só foi possível de se concretizar agora com a montagem da fábrica de bloquetes. "Apesar da reinvindicação nos ter chegado há muito tempo, só agora foi possível começar depois de nos prepararmos com a construção da fábrica e com o direcionamento dos poucos recursos que a prefeitura arrecada mas que fazemos de tudo para que cheguem à população. Para o nosso município é um privilégio ter uma Instituição como o IFG que ensina uma visão crítica do mundo, que estimula os estudantes a reivindicarem os seus direitos, estamos sempre abertos a recebê-los".
A Reitora Oneida disse que hoje é um dia de grande alegria e fez questão de estar presente para ver a realização desse sonho. "Como diz Galeano a utopia é aquilo que nos faz caminhar, ela sempre existe no horizonte à frente para o qual nos dirigimos, ver o início dessa obra é ter certeza de que a caminhada continua, estamos otimistas". Oneida também ressaltou que o IFG é uma Instituição pública que está a serviço da comunidade vilaboense. "Estamos aqui por e para vocês, para atender a essa comunidade oferecendo ensino, pesquisa e extensão, cidadania e uma formação crítica sobre o mundo com a formação de estudantes capazes de reivindicar um mundo melhor para se viver".
Servidores e estudantes do IFG marcaram presença no evento
Sandro de Lima lembrou as constantes solicitações ao poder público desde que o IFG chegou ao município, agradeceu a abertura e os esforços já empenhados e lembrou que ainda existem muitas demandas que precisam ser atendidas como a iluminação e a ampliação do transporte público. "Precisamos de melhorias nas condições de acessibilidade e segurança ao nosso câmpus para que as famílias da cidade tenham a confiança de trazerem seus filhos para a essa escola que é um equipamento público de altíssima qualidade reconhecido no país inteiro".
A obra encontra-se agora na fase de terraplanagem, e a previsão é que no início do ano letivo de 2024 os blocos já estejam instalados.
Veja mais fotos do evento em nossas redes sociais
Comunicação Social Câmpus Cidade de Goiás
Redes Sociais