Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Egressos da primeira turma do Bacharelado em Agronomia falam sobre suas colocações profissionais
Início do conteúdo da página
Ensino

Egressos da primeira turma do Bacharelado em Agronomia falam sobre suas colocações profissionais

Publicado: Quinta, 29 de Fevereiro de 2024, 09h23 | Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 17h50

A primeira turma do Bacharelado em Agronomia concluiu no final de 2023, muitos estudantes já terminaram o curso atuando na área

Egressa Ana Paula em seu trabalho atual
Egressa Ana Paula em seu trabalho atual

No final do ano passado, 2023, foi formada a primeira turma de egressos do Bacharelado em Agronomia do IFG - câmpus Cidade de Goiás. A maioria deles, antes mesmo do término do curso, já estavam atuando na área. Três egressos deram seu depoimento sobre suas experiências profissionais e como a formação no IFG os ajudou. Marivânia Pereira Jardim ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG); Juliano Avelar e Ana Paula trabalham com consultoria técnica agropecuária. 

Para Juliano a possibilidade de fazer o curso de Agronomia na Cidade de Goiás foi uma oportunidade profissional única que por muito tempo era exclusividade de quem morava ou tinha condições de se mudar para as capitais. " O curso de Agronomia veio como ótima oportunidade para formação profissional aqui no vale do rio vermelho, que outrora, só seria possível na capital e em outras regiões mais distantes. Oportunidade que abraçamos com a devida responsabilidade. Nós tivemos jovens professores e professoras, dedicados na construção do curso e na formação da primeira turma. Todos com ótima formação, entregam o melhor conteúdo técnico, cabendo a nós alunos dedicação pessoal para o aprimoramento e conclusão do curso. O curso é ótimo! Cinco anos bem aproveitados! Estamos em um estado muito promissor para o agrônomo/a. Antes da colação de grau, 50% da turma já está empregada, e o melhor, com um horizonte profissional pela frente. Eu mesmo, estou qualificado como agrônomo no meu emprego".

Marivânia Pereira começou o desenvolvimento de sua pesquisa no IFG como monitora de uma disciplina do curso, depois com o trabalho de conclusão de curso (TCC). " A  escolha do mestrado na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi motivada por diversos fatores, sendo dois deles particularmente influentes: a experiência como monitora na disciplina de agroindústria, em colaboração com o professor Diogo, proporcionou um contato mais profundo com os desafios e as possibilidades dentro do campo da tecnologia de alimentos, despertando meu interesse em aprofundar os estudos nesse domínio;  e o outro foi a elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre sorvete e biscoito com frutos de tucum do cerrado (Astrocaryum huaimi), como um produto da sociobiodiversidade da agricultura familiar em Goiás - GO, o que evidenciou a riqueza e o potencial dos recursos naturais regionais, além de ressaltar a importância de práticas sustentáveis e da valorização da agricultura familiar. Essas experiências combinadas me impulsionaram a buscar o mestrado, com o objetivo de aprofundar meus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis na área de alimentos".

Ana Paula trabalha atualmente como consultora técnica agropecuária em projetos, estudos e licenciamentos ambientais, ela começou como estagiária e continuou como contratada na mesma empresa. "O curso de Agronomia do IFG, os cursos de extensão e as iniciações cientificas me possibilitou um preparo prévio para o mercado de trabalho e contribuindo também diretamente para o mercado de trabalho. Hoje trabalho numa empresa de planejamento técnico agropecuário. Com o PPC do curso me possibilitando fazer só o estagio e o TCC no 9 e 10 período eu consegui esse trabalho antes de formar e aqui mesmo consegui fazer junto a jornada de trabalho o meu estágio. Entrei como Auxiliar ambiental, onde faço serviços no escritório na filial de Goiânia com  serviços em campo".

A colação de grau oficial dos egressos ocorrerá no próximo dia 26 de abril quando eles poderão celebrar com os amigos e familiares essa grande conquista. 

Fim do conteúdo da página