Egressos da primeira turma do Bacharelado em Agronomia falam sobre suas colocações profissionais
A primeira turma do Bacharelado em Agronomia concluiu no final de 2023, muitos estudantes já terminaram o curso atuando na área
No final do ano passado, 2023, foi formada a primeira turma de egressos do Bacharelado em Agronomia do IFG - câmpus Cidade de Goiás. A maioria deles, antes mesmo do término do curso, já estavam atuando na área. Três egressos deram seu depoimento sobre suas experiências profissionais e como a formação no IFG os ajudou. Marivânia Pereira Jardim ingressou no Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologia de Alimentos da Escola de Agronomia da Universidade Federal de Goiás (UFG); Juliano Avelar e Ana Paula trabalham com consultoria técnica agropecuária.
Para Juliano a possibilidade de fazer o curso de Agronomia na Cidade de Goiás foi uma oportunidade profissional única que por muito tempo era exclusividade de quem morava ou tinha condições de se mudar para as capitais. " O curso de Agronomia veio como ótima oportunidade para formação profissional aqui no vale do rio vermelho, que outrora, só seria possível na capital e em outras regiões mais distantes. Oportunidade que abraçamos com a devida responsabilidade. Nós tivemos jovens professores e professoras, dedicados na construção do curso e na formação da primeira turma. Todos com ótima formação, entregam o melhor conteúdo técnico, cabendo a nós alunos dedicação pessoal para o aprimoramento e conclusão do curso. O curso é ótimo! Cinco anos bem aproveitados! Estamos em um estado muito promissor para o agrônomo/a. Antes da colação de grau, 50% da turma já está empregada, e o melhor, com um horizonte profissional pela frente. Eu mesmo, estou qualificado como agrônomo no meu emprego".
Marivânia Pereira começou o desenvolvimento de sua pesquisa no IFG como monitora de uma disciplina do curso, depois com o trabalho de conclusão de curso (TCC). " A escolha do mestrado na área de Ciência e Tecnologia de Alimentos foi motivada por diversos fatores, sendo dois deles particularmente influentes: a experiência como monitora na disciplina de agroindústria, em colaboração com o professor Diogo, proporcionou um contato mais profundo com os desafios e as possibilidades dentro do campo da tecnologia de alimentos, despertando meu interesse em aprofundar os estudos nesse domínio; e o outro foi a elaboração do meu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) sobre sorvete e biscoito com frutos de tucum do cerrado (Astrocaryum huaimi), como um produto da sociobiodiversidade da agricultura familiar em Goiás - GO, o que evidenciou a riqueza e o potencial dos recursos naturais regionais, além de ressaltar a importância de práticas sustentáveis e da valorização da agricultura familiar. Essas experiências combinadas me impulsionaram a buscar o mestrado, com o objetivo de aprofundar meus conhecimentos e contribuir para o desenvolvimento de soluções inovadoras e sustentáveis na área de alimentos".
Ana Paula trabalha atualmente como consultora técnica agropecuária em projetos, estudos e licenciamentos ambientais, ela começou como estagiária e continuou como contratada na mesma empresa. "O curso de Agronomia do IFG, os cursos de extensão e as iniciações cientificas me possibilitou um preparo prévio para o mercado de trabalho e contribuindo também diretamente para o mercado de trabalho. Hoje trabalho numa empresa de planejamento técnico agropecuário. Com o PPC do curso me possibilitando fazer só o estagio e o TCC no 9 e 10 período eu consegui esse trabalho antes de formar e aqui mesmo consegui fazer junto a jornada de trabalho o meu estágio. Entrei como Auxiliar ambiental, onde faço serviços no escritório na filial de Goiânia com serviços em campo".
A colação de grau oficial dos egressos ocorrerá no próximo dia 26 de abril quando eles poderão celebrar com os amigos e familiares essa grande conquista.
Redes Sociais