SNCT superou as expectativas
Na última noite teve Roda de Capoeira e apresentação de Jongo encerrando o evento
A Semana Nacional de Ciência e Tecnologia foi o primeiro grande acontecimento do IFG câmpus Cidade de Goiás em sua nova e definitiva sede no setor Bauman. E, segundo o professor Flávio Gomes, um dos organizadores, “foi um grande sucesso com o câmpus muito movimentado recebendo a comunidade e mostrando que o IFG é do povo vilaboense e que todos devem usufruir desse espaço”. Para o professor José Nerivaldo, gerente de pesquisa e extensão, um evento como esse "traz a marca do que é ser Instituto Federal. É algo que ultrapassa o ensino da sala de aula”.
Com o tema “Da arte ao cotidiano, a matemática está em tudo” a SNCT atraiu diversos públicos da cidade e região. Foram três dias de oficinas, minicursos, apresentações de trabalho de pesquisa e extensão, feira de artesanato promovida pelos alunos de licenciatura em Artes e EJA em Artesanato. Aliás a participação dos alunos do câmpus foi intensa, tanto na organização e monitoria do evento como ministrando oficinas.
O dia de ontem foi de movimentação intensa no câmpus. Alunos de escolas locais e de outras cidades vieram conhecer o novo IFG e puderam participar de oficinas, ver a exposição fotográfica da professora Márcia Costa e de Máscaras do aluno Samuel de Sá, e ainda conhecer o planetário móvel da UFG dentro do I Encontro de Observação Astronômica da Cidade de Goiás que contou com observação de objetos astronômicos utilizando telescópios dos membros do Clube de Astronomia Cecilia Payne, da UFG campus Goiânia. Durante a manhã, o programa de rádio “Momento IFG na Comunidade” foi transmitido ao vivo da SNCT para a Rádio Vila Boa FM e participaram da transmissão, além de professores e alunos do IFG, duas alunas visitantes do Colégio Estadual Dom Abel de Heitoraí. “Eu não conhecia o IFG e foi um prazer muito grande ter vindo aqui visitar esse colégio que prepara as pessoas para várias profissões” destacou a jovem do nono ano Maria Vitória ao vivo durante o programa.
O professor José Rogério, um dos organizadores, destacou que só foi possível realizar a SNCT com o envolvimento de toda a comunidade do câmpus. “Só como monitores tivemos 70 alunos e foi muito bom ter os professores, técnicos e terceirizados presentes no evento. Tivemos também a presença de um grande número de pessoas da comunidade local. Podemos dizer então que atingimos todos os nossos objetivos”.
Mostra de Igualdade Étnico-Racial
Durante a SNCT ocorreu a Mostra de Igualdade Étnico-Racial que contou com oficinas e exposições relacionadas ao tema. O Espaço Cultural Vila Esperança, importante parceiro local do IFG na educação da igualdade étinico-racial, esteve presente com oficinas de Jogo Orí - Etnomatemática, abordagem histórico-cultural da matemática e oficina de tranças africanas e amarrações de Ojás e Torços na cabeça.
Pra encerrar a última noite da SNCT teve Roda de Capoeira com o Centro Ouro Verde da Vila Esperança e apresentação do Grupo de Jongo Malungos de Angola, também da Vila Esperança.
Comunicação Social/câmpus Cidade de Goiás
Redes Sociais