Conhecendo o IFG recebe estudantes e educadores de 13 escolas da região
Evento contou com mais de mil estudantes do Câmpus Formosa e demais instituições de ensino
Treze escolas participantes das redes públicas municipal, estadual e distrital; 850 estudantes visitantes acompanhados dos educadores; cerca de 170 monitores; 20 atividades/salas temáticas: esses são os números do Conhecendo o IFG 2022, realizado nos três turnos da última terça-feira, 22 de novembro, no Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás.
Quando os seis ônibus começaram a chegar pela manhã conduzindo as instituições de ensino visitantes, monitores e professores do Câmpus já estavam preparados para recebê-las, coordenados pelas professoras Milene Galvão Bueno e Karen Cristina Costa do Nascimento. As escolas foram recepcionadas com kits de boas-vindas e encaminhadas ao Teatro Guaiá, onde, juntas, assistiram ao vídeo institucional do IFG. Elas também apreciaram apresentações musicais da banda Os Jaguaras, do Câmpus, e do servidor técnico-administrativo, Amado Rodrigues.
Em grupos menores, as escolas foram divididas e convidadas a conhecer o espaço. As salas temáticas foram produzidas por professores e alunos, a exemplo da Sala das Linguagens, de organização das professoras Ana Paula Vieira e Regiane Costa; Residência Pedagógica e Iniciação à Docência, dos professores Patrícia de Castilhos e Leandro Goulart; e Conhecendo o Curso de Ciências Sociais, do professor Bruno Abner.
No pátio, a exposição das catapultas produzidas pelos cursistas do Câmpus Formosa para a Competição de Catapultas, realizada no último sábado, trouxeram animação e vontade de conhecer mais. Estudante autista, surdo, cadeirante e com deficiência visual foram também à Sala de Libras, da professora Milene.
Os laboratórios, que atiçam a curiosidade e se tornam tão desejados por crianças e adolescentes, deram um "gostinho" do que se faz no IFG: ciência. O estudante da primeira série do curso Técnico Integrado em Saneamento em Tempo Integral, Cairo Henrique Vaz Cotrim, foi o apresentador do Laboratório de Física, recebendo estudantes de diversas escolas nos turnos matutino e vespertino.
Cairo fez demonstrações com gerador eletrostático, ondas de água, penumbra, calor transmitido por irradiação de lâmpada, geração de imagens com lupa e refração da luz. Ele disse acreditar na força do projeto Conhecendo o IFG na comunidade. "A gente está aqui disseminando o conhecimento para toda a cidade. Estamos tendo um impacto municipal", analisou.
Alunos do 6º ano do Ensino Fundamental à 3ª série do Ensino Médio recebram informações sobre vacinas, doenças autoimunes e transplantes no minicurso Desbravando a Imunologia, que a professora Patrícia ofertou no Laboratório de Microscopia. Os visitantes puderam também "espiar" as lâminas dos microscópios preparadas especialmente para eles.
Dia de Conhecendo o IFG não é moleza para quem trabalha no evento. O estudante da primeira série do curso Técnico Integrado em Biotecnologia, Vitor Manoel Novaes Anjos, atuou como monitor de alunos do CEPI Americano do Brasil e do Centro de Ensino Fundamental Cerâmicas Reunidas Dom Bosco, da Rede Distrital de Educação, circulando por tantas atividades quanto o tempo permitiu."Gostei bastante do Conhecendo o IFG. Acho que é um dos melhores eventos que têm aqui no IF". Para ele, trabalhar no Conhecendo foi gratificante, porque "você vê que conseguiu orientar os alunos direitinho e que você fez com que eles gostassem aqui do IF".
A Comissão Organizadora ressalta que eventos como esse requerem apoio financeiro para serem realizados e ressaltou a importância do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) na execução do trabalho. "Cabe lembrar que foi muito importante o apoio do CNPq para o evento. Sem ele, isso não seria possível". O CNPq e o IFG, por meio de editais destinados a atividades de ciência e tecnologia, pelos quais o projeto submetido pelo professor Daniel Ordine foi contemplado, destinaram recursos financeiros para o evento, como um todo. "Esses editais conseguem fomentar a realização dos experimentos, que requerem aquisição de materiais para serem realizados", explicou Karen. "É bom lembrar que sem esses recursos não seria possível, por exemplo, propiciar o transporte dos estudantes de escolas da Zona Rural, nem contar com bolsistas do ensino médio e do superior", completou.
Para a realização do evento, a colaboração de toda a comunidade acadêmica não pode faltar. "É muito importante a participação dos alunos como monitores, dos professores com a criação das salas temáticas, na abertura dos laboratórios, dos alunos e servidores com as apresentaçãoes musicais. Todos são muito importantes", declarou Karen.
O evento foi encerrado à noite, com a visita das escolas da Educação para Jovens e Adultos (EJA): Escola Municipal Professor Joaquim Moreira, E. M. Maria Lícia Trindade e E. M. Professora Auta Vidal.
Veja álbum de fotos do Conhecendo o IFG na página do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa no Facebook.
Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa
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