Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Comunidade pode solicitar uso da impressora 3D
Início do conteúdo da página
Inovação

Comunidade pode solicitar uso da impressora 3D

Publicado: Quarta, 03 de Maio de 2023, 20h25 | Última atualização em Segunda, 29 de Maio de 2023, 14h45

Regras delimitam o uso do equipamento adquirido no mês de abril pelo Núcleo de Incubação do Câmpus Formosa

Uso pode ser solicitado por agendamento
Uso pode ser solicitado por agendamento

A comunidade acadêmica e externa ao Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás (IFG) poderá utilizar a impressora 3D, adquirida em abril, pelo Núcleo de Incubação. A decisão foi consolidada ontem, durante reunião da equipe do Núcleo, no Câmpus Formosa. O grupo estipulou regras para o uso e informou as diretrizes hoje à comunidade, por meio da divulgação do Memorando-Circular nº 2/2023.

Para a elaboração do documento de regramento do uso da impressora 3D, o Núcleo baseou-se na Portaria nº 2.101/2022/Reitoria/IFG, que estrutura o funcionamento da Rede Maker IFG nos câmpus. O solicitante deverá ser acompanhado por membro do Núcleo de Incubação, no dia e horário marcados, e *apresentar o arquivo em G-code para iniciar a impressão ou solicitar o suporte ao Núcleo de Incubação para converter o arquivo STL em G-Code.

Servidores do IFG, alunos e comunidade externa devem fazer a solicitação com, no mínimo, cinco dias de antecedência, por Formulário Google específico. No caso de aluno do Câmpus, o uso deve estar formalmente relacionado com o IFG e quem realiza o pedido é o professor ou orientador.

Segundo o Memorando-Circular, as áreas de ensino, pesquisa, extensão e a gestão poderão fazer uso dos filamentos de biopolímero ácido poliláctico (PLA) adquiridos pelo IFG, caso o material esteja disponível no Câmpus e mediante autorização do Núcleo.

Com a limitação do orçamento, o Câmpus Formosa apresenta recurso reduzido para a aquisição de materiais. Por este motivo, outros demandantes poderão utilizar a impressora apenas com filamento PLA próprio e ainda fazendo a doação ao Câmpus de material igual e na mesma quantidade, como forma de contrapartida.

Com a impressora, é possível materializar ideias, criando objetos personalizados, a exemplo de chaveiros, materiais de papelaria e de decoração, peças, próteses e soluções diversas.

 

Acesse aqui o Memorando-Circular nº 2/2023, sobre o Regramento de uso da impressora 3D.

Acesse aqui o Formulário de Solicitação de Uso da Impressora 3D para a alunos e comunidade externa.

 

Notícia relacionada:

Núcleo de Incubação reúne-se com Sebrae nesta terça-feira, 2

Inscrições abertas para participar de projetos de ensino multidisciplinares de estímulo à inovação

Impressora 3D chega ao Câmpus para concretizar ideias inovadoras

 

*Matéria atualizada com retificações em 12/5/23.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página