Ir direto para menu de acessibilidade.

GTranslate - Tradução do site

ptenfrdeitesth

Opções de acessibilidade

Você está aqui: Página inicial > Últimas Notícias > Convenção Pop IFG leva ao Câmpus Formosa cerca de 400 participantes
Início do conteúdo da página
CULTURA GEEK

Convenção Pop IFG leva ao Câmpus Formosa cerca de 400 participantes

Publicado: Sexta, 17 de Novembro de 2023, 17h33 | Última atualização em Sábado, 18 de Novembro de 2023, 10h00

O evento contou com apresentação do grupo de dança The Senses e da cobertura da revista HiCoreia, ambos de Brasília

Teatro Guaiá foi palco para show de cosplayers
Teatro Guaiá foi palco para show de cosplayers

Quem foi ao Câmpus Formosa do Instituto Federal de Goiás, no último sábado, 11, se divertiu com a “visita” de personagens de histórias em quadrinhos, séries e games. Narutos, Homens-aranha, Stitchs, Harry Potters, Puppets, Sakuras, Luffys, Sukunas e outros passearam pelos espaços do Câmpus criando, no IFG, um universo paralelo, de muita fantasia e diversão. O “portal” para o outro mundo – a Convenção Pop IFG – abriu às 9 horas e só fechou após as 18 horas, recebendo participantes de Formosa e Brasília.

           

A manhã começou com as competições de League of Legends (LoL) e Free Fire. Quem não estava nos games, no Laboratório de Informática e sala S506, pôde acompanhar as disputas pelo aparelho celular ou pelo telão estrategicamente montado no saguão do Bloco Acadêmico, já que as competições foram transmitidas ao vivo pela Twitch TV.

          

Além disso, o dia foi animado com o karaokê, no Teatro Guaiá, em meio às disputas no Tekken 7, Quiz de Animes e Cosplay. Enquanto os participantes soltavam a voz no palco, os adoradores das histórias em quadrinhos (HQs) podiam ler as suas HQs preferidas, expostas na entrada do Teatro Guaiá. Mas se o visitante preferisse os curtas de anime, podia se dirigir ao Laboratório de Física, que foi transformado em cineminha para o Crunchyroll gratuito.

            

Foram diversas as premiações para os vencedores das disputas deste ano: uma máquina de costura para o melhor cosplay, um controle Arcade para console de PC destinado ao Tekken 7, um par de tênis Vans para a melhor dança individual e gift cards para o Free Fire e LoL. A turma participante do quiz também foi premiada com artigos de animes.

 

Pesquisa Acadêmica

Exposição de trabalhos acadêmicos sobre mundo dos HQs
Exposição de trabalhos acadêmicos sobre mundo das HQs

Reforçando o clima do evento, no espaço de transmissão dos jogos foram expostos, para apreciação, banners de trabalhos acadêmicos produzidos pelos estudantes das primeiras séries dos cursos técnicos integrados ao ensino médio em Biotecnologia e Saneamento para a disciplina de História, da professora Kenia Erica Gusmão Medeiros.

Aitana D'arc e colegas, durante o evento
Aitana D'arc e colegas, durante o evento

A aluna do IFG, Aitana D’arc Paschoal Lima – a “She-Ra”, do campeonato de Cosplay – participou da proposta da professora em sala de aula. Ela conta que cada grupo ficou responsável por um dos personagens dos quadrinhos propostos pela docente e fez uma pesquisa com viés histórico para apresentação no formato de banner. “A gente falou sobre a She-Ra, sobre a representatividade e sobre o capitalismo da marca”, relatou. Segundo ela, as pesquisas feitas pelo grupo apontaram que a existência da She-Ra da década de 80 estava vinculada intrinsecamente ao irmão, He-Man. A nova versão da She-Ra, de 2018, traz o empoderamento feminino. “Agora a espada é que escolhe ela”, aponta, Aitana.

 

“Unindo gerações”

Todo o IFG foi envolto em clima de aventura, estampado nas vestes de crianças, adolescentes e adultos, que capricharam no visual e interagiram. Para a professora Thaís Amaral e Sousa, as personagens de animes, amadas também pelos nascidos no século XX, tornaram-se uma linguagem universal, compreendida por todos. “O legal da Convenção Pop é que esses personagens acabam unindo as gerações. Então tem várias coisas que nós curtimos quando éramos crianças que agora os nossos filhos e os nossos alunos curtem. Acho que aproxima todo mundo”, analisou.

A docente do IFG acompanhou os dois filhos no evento, que, segundo ela, é aguardado ansiosamente por eles durante o ano. Nos anos anteriores, os garotos vinham para assistir, mas este ano pediram para participar do quiz e do concurso de cosplay. “Meus meninos adoraram. Eles são apaixonados no evento. Eles já veem o IFG como uma casa deles, mas estar nesse lado, em que eles são agentes, é um momento muito enriquecedor”, declara Thaís.

       

A CPIFG 2023 contou com a apresentação de dança do grupo brasiliense The Senses. Os cinco componentes apresentaram “The Bat”, do NCT U. As performances teatrais dos cosplayers também agitaram a plateia. Um a um, eles defenderam seus personagens, interagindo entre si no palco. Para fechar o dia, a Banda Jaguaras, do Câmpus Formosa do IFG, apresentou-se, encerrando o evento com a plateia tomando o palco, dançando e cantando junto.

Professora Regiane:
Professora Regiane: "Mais experiências; menos simulações"

A professora Regiane de Jesus Costa, que também compareceu na CPIFG com as duas filhas, tem um palpite para o sucesso do evento. “A Convenção Pop faz sucesso não apenas porque o ano letivo esteja chegando ao fim e Formosa seja muito carente de lazer, mas, sobretudo, creio que porque, numa era de tanta interação virtual, nos damos conta de que precisamos nos cercar de pessoas, de agir no mundo analógico, ter mais experiências do que simulações”, refletiu. “A minha expectativa é de que as próximas edições atraiam mais público e se torne um evento memorável para o município”, desejou, Regiane.

 

CPIFG

A Convenção Pop é uma ação de extensão local, proposta e coordenada pelo professor Gustavo Antônio Teixeira Chaves e contemplada pelo Edital nº 30/2023 do Câmpus Formosa, com recurso da ordem de R$ 8.466,66 reais. A ação tem o objetivo de disseminar, discutir e experimentar elementos diversos da cultura pop. “O evento foi sucesso absoluto, com uma energia incrível. Tinha muita gente empolgada, fantasiada, que abraçou o evento”, disse Gustavo Chaves.

Incluindo o coordenador, fizeram parte da Comissão Organizadora os estudantes Henrique Anthony Carneiro Silva, de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas; Keliany Cardoso Maciel da Silva, Lionezia Camila Guimarães Azevedo e Renata Eduarda Gonçalves Marques, de Licenciatura em Ciências Biológicas; Delyandro Rodrigues da Silva e Maicon Lopes do Nascimento, de Licenciatura em Ciências Sociais; e Alice Cristina Cavalcante da Cruz, de Bacharelado em Engenharia Civil.

 

Veja, em breve, fotos do evento no álbum da CPIFG 2023, na página do Instituto Federal de Goiás/Câmpus Formosa, no Facebook.

 

Coordenação de Comunicação Social/Câmpus Formosa

Fim do conteúdo da página