Projeto Steam4Girls abre inscrições para bolsistas
Podem participar da seleção alunas dos cursos técnicos integrados em Eletrônica e Telecomunicações e discentes dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Elétrica e Mecânica
O projeto de extensão STEAM4Girls - aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas, do Câmpus Goiânia do Instituto Federal de Goiás, está com inscrições abertas para bolsistas. São ofertadas duas vagas para alunas que estejam cursando o técnico integrado em Eletrônica ou Telecomunicações e uma vaga para a discente que esteja matriculada em um dos cursos superiores a seguir: Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica. As inscrições vão até o dia 14 de dezembro e devem ser realizadas na página Editais de Bolsistas, no menu Extensão, disponível no site do Câmpus Goiânia.
As bolsas são nos valores de R$ 161 para estudantes dos cursos técnicos integrados e de R$ 400 para a candidata aprovada que esteja em um dos cursos superiores, de acordo com a chamada pública número 21/2021. Os valores serão pagos por 12 meses.
As candidatas de curso técnico integrado ao ensino médio vão atuar no projeto de extensão como monitoras, sendo facilitadoras do aprendizado, junto aos estudantes e às instrutoras nas atividades de iniciação tecnológica, que são aplicadas em escolas públicas da região metropolitana de Goiânia. Já a candidata do curso de nível superior selecionada vai atuar enquanto instrutora, com a responsabilidade de preparar e ministrar atividades relacionadas ao projeto de extensão STEAM4girls. As alunas deverão ter disponibilidade no turno vespertino para dedicação à ação de extensão.
O projeto
O STEAM4Girls - aprendizagem criativa para estímulo de meninas cientistas é uma ação de extensão do Câmpus Goiânia que visa estimular o interesse de meninas em temáticas relacionadas a STEAM (acrônimo em inglês para as áreas de Ciências, Tecnologia, Engenharia, Artes e Matemática) e oportunizar que se habituem ao serviço 4.0 a partir de oficinas criativas e customizadas, com o intuito de diminuir com a visão estereotipada das áreas de exatas, tendo como ferramentas tecnologias da Ecomonia 4.0. Ele é desenvolvido em escolas públicas estaduais e municipais em Goiás.
Os recursos para pagamento das bolsas vieram da seleção do projeto de extensão no Edital nº 03/2020 do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES) de apoio à iniciação tecnológica com foco na Economia 4.0. Os valores são do IFES e de sua responsabilidade. A ação de extensão é coordenada pelo professor do Câmpus Goiânia, Carlos Roberto da Silveira Junior.
Seleção
Para participar da chamada pública simplificada, as alunas devem preencher cumulativamente às seguintes condições:
- estarem matriculadas, no mínimo, no primeiro ano dos cursos técnicos integrados em Eletrônica ou Telecomunicações, e disponibilizarem de 12 horas semanais para desenvolver atividades do projeto, no caso das vagas para discentes de nível médio;
- estarem cursando, no mínimo, o segundo período dos cursos de Engenharia de Controle e Automação, Engenharia Elétrica ou Engenharia Mecânica, e disponibilizarem de 20 horas semanais para desenvolver atividades do projeto, no caso da vaga para aluna de nível superior;
- ter disponibilidade para atuar no turno vespertino;
- ter coeficiente de rendimento igual ou superior a 6,0.
As candidatas precisam se inscrever até dia 14 de dezembro, na página http://ifg.edu.br/goiania/campus/extensao/editais/bolsistas, anexando a ficha de inscrição e inserindo a seguinte documentação: cópia legível e atualizada do histórico escolar (emitido pela Coordenação de Recursos Acadêmicos e Escolares ou pela própria candidata na plataforma Q-Acadêmico);
A seleção consistirá em análise do coeficiente de rendimento acadêmico, 50 pontos; e a realização de entrevista, 50 pontos. Tanto para as candidatas de ensino médio quanto para as de ensino superior, apenas as seis primeiras classificadas na verificação de rendimento acadêmico serão convocadas para a entrevista, cujo objetivo é analisar o interesse e perfil das alunas acerca do projeto.
As entrevistas serão realizadas pelo professor coordenador do projeto STEAM4Girls por meio do Google Meet, nos dias 20 e 21 de dezembro. O resultado preliminar será divulgado no dia 22 e o resultado final no dia 27 de dezembro, na página de Editais de Bolsistas do Câmpus Goiânia.
Confira mais informações na Chamada Pública Simplificada 21/2021 do Câmpus Goiânia.
Inscreva-se até dia 14 de dezembro.
Saiba mais sobre o projeto de extensão STEAM4Girls do Câmpus Goiânia.
Coordenação de Comunicação Social do Câmpus Goiânia do IFG.
Redes Sociais